logo-blog
Search
empregada domestica

Quais problemas a regularização de empregada doméstica pode evitar em 2022?

Índice

Regular a empregada doméstica muitas vezes pode parecer cansativo e difícil. Mas guardar para depois traz dores de cabeça e riscos desnecessários. Continue lendo para entender quais problemas a regularização da doméstica você pode evitar. 

Regularização é essencial

Ao contratar um empregado, o empregador adquire obrigações a serem cumpridas, como a regularização. Dessa forma, processos trabalhistas e multas podem ser evitados e as obrigações decorrentes do vínculo empregatício podem ser mantidas em dia. 

A legislação trabalhista brasileira prevê inúmeros direitos que devem ser garantidos pelo empregador. Confira os principais:

• Remuneração, com base no salário mínimo ou piso da categoria se na região houver Convenção Coletiva de Trabalho;

• Décimo terceiro salário, com base na remuneração integral;

• Irredutibilidade salarial, exceto quando acordado e homologado pelo sindicato da classe;

• Descanso semanal remunerado (DSR);

• Vale-transporte;

• Férias anuais remuneradas, acrescidas de um terço;

• Licença maternidade, com duração de 120 dias;

• Aviso prévio de 30 dias;

• Horas extras, quando a carga horária de trabalho for excedida;

• Adicional noturno para jornada entre às 22h00 e às 5h00;

• Salário-família para funcionárias dentro da faixa salarial da tabela e com filhos menores de 14 anos ou deficientes de qualquer idade;

• Jornada de trabalho definida em, no máximo, 44 horas semanais;

• Recolhimento do FGTS;

• Seguro Desemprego em caso de demissão sem justa causa e com, no mínimo, 15 contribuições ao INSS no período de 24 meses.

Portanto, o empregador deve se manter atento ao cumprimento da Lei Complementar 150/15, a PEC das Domésticas, já que ela é a legislação específica sobre trabalho doméstico. Clique aqui para entender quais são os direitos do empregador doméstico. 

Contrate empregada doméstica qualificada perto de sua casa

Quais problemas a regularização da empregada doméstica pode evitar em 2022?

As consequências que envolvem o não pagamento dos direitos previstos em lei são muitas. E, vale lembrar que, quanto mais tempo a empregada doméstica fica na informalidade, mais altos vão ser os encargos a serem pagos no futuro em uma possível ação trabalhista. Além de multas e juros, honorários advocatícios também devem ser pagos neste caso. 

Contrate empregada doméstica qualificada perto de sua casa

Quais são as principais sanções aplicadas?

A lei 13.467/2017, conhecida como Reforma Trabalhista, estipula a punição para os empregadores que não registrarem o funcionário:

Art. 47. O empregador que mantiver empregado não registrado nos termos do art. 41 desta Consolidação ficará sujeito a multa no valor de R $3.000,00 (três mil reais) por empregado não registrado, acrescido de igual valor em cada reincidência.

Além disso, a falta de informação na carteira como qualificação civil ou profissional de cada trabalhador e dados relativos à sua admissão no emprego, duração e efetividade do trabalho, férias e acidentes acarreta em pagamento de multa de R $600,00 por empregado prejudicado.

Por fim, o não recolhimento da guia DAE no prazo acarreta a cobrança de multas e juros. A taxa por atraso referente aos impostos previdenciários é de 0,33%, podendo chegar a 20% sobre o valor, além de 1% de juros ao mês. Os encargos em relação ao FGTS são 10% referente a multa e mais 0,5% de juros por mês.

Prejuízos da não regularização para o funcionário

O empregador também deve ter em mente que a situação pode trazer os seguintes danos para ao empregado doméstico:

• Perda de tempo para aposentadoria;

• Perda de valor de aposentadoria ou pensão;

• Perda de proteção de assistência médica e assistência social, em caso de necessidade de percepção de auxílio-doença, acidentes ou auxílio-maternidade.

Logo, a não regularização da empregada doméstica pode gerar custos como multas e juros ao empregador e também desprotege o funcionário de direitos básicos. 

Contrate empregada doméstica qualificada perto de sua casa

Quer contratar uma Empregada Doméstica?

Você quer contratar uma Empregada Doméstica e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

diarista

Critérios para Escolher uma Diarista Confiável

Ao selecionar uma diarista confiável, é essencial considerar vários critérios para garantir que suas necessidades domésticas sejam atendidas de forma satisfatória e consistente.  Desde a