logo-blog
Search
cozinheira

04 Dicas para contratar um Cozinheiro Profissional em 2022

Índice

Na hora de contratar um cozinheiro (a), muitas vezes surge a dúvida se é melhor escolher alguém com pouca experiência ou um chef profissional. 

Se você tem esse dilema, sabe que o profissional da cozinha contribui muito para o funcionamento da sua empresa. Além da habilidade de preparar e montar diversos tipos de pratos, o chef profissional conhece todos os utensílios de uma cozinha e está qualificado para organizar o serviço. Empresa de Energia Solar em Varginha MG

Precisa contratar um cozinheiro profissional, para sua casa ou empresa, mas tem dúvidas sobre como escolher a pessoa certa? Preparamos 4 dicas que vão te ajudar a fazer a escolha certa. Leia e compartilhe com os amigos

1. Defina bem, que é a pessoa ideal para você ao contratar um cozinheiro


A primeira dica na hora de contratar um chef profissional é definir quais habilidades você deseja que o funcionário tenha. O profissional contratado deve atender às expectativas da empresa. Por isso, é necessário elencar as competências mais importantes para o cargo e só então avaliar o currículo do candidato. 

Você deve contratar alguém que tenha pelo menos o conhecimento necessário para desempenhar a função com maestria. Um bom cozinheiro deve ter conhecimento dos utensílios utilizados, bem como dos cuidados e armazenamento dos ingredientes e, claro, da combinação de sabores e preparo dos alimentos. Saber o essencial é o que se espera de um profissional qualificado.

Após definido o perfil do cozinheiro profissional ideal, é hora de selecionar aqueles que combinam mais com o perfil que você definiu.

2. Considere as experiências anteriores

Com a análise do currículo profissional, você já pode selecionar e rejeitar candidatos à vaga. Portanto, avaliar as informações de treinamento e experiência é essencial na hora de contratar um funcionário. 

Avalie as experiências dos candidatos ao cargo de cozinheiro (a) e se elas contribuem para o trabalho que é realizado em seu restaurante. Se o candidato já trabalhou em outras instituições com a mesma proposta que a sua, considere isso um diferencial.

A educação culinária profissional deve ser analisada com cautela. Quanto mais você estuda, mais conhecimento você tem. Um candidato com cursos no currículo pode fazer muita diferença. 

Para selecionar um profissional com base no currículo, verifique as referências dos chefs profissionais antes de uma entrevista. Se possível, pergunte aos empregadores anteriores sobre a experiência do candidato como empregado. Uma boa indicação pode te ajudar a tomar uma decisão.

3. Fique atento às expectativas do candidato

Na hora da entrevista, pergunte ao candidato o que ele espera a longo e médio prazo. Saber os objetivos do profissional é essencial para avaliar sua adequação com a empresa. O ideal é contratar um profissional que tenha um objetivo a longo prazo no seu restaurante.

Também é preciso falar o que espera do candidato. As expectativas precisam ser expostas de ambos os lados, de maneira transparente.

É interessante também ter uma conversa sincera sobre expectativas — fale sobre salário, apresente o espaço de trabalho, compartilhe o volume de demandas e mostre um pouco da equipe. Esse é o momento certo para verificar se os ideais do candidato e do restaurante são os mesmos.

4. Leve em consideração as habilidade essenciais ao contratar um cozinheiro

Ao contratar um cozinheiro profissional, é importante considerar as habilidades para a função. Mesmo que o candidato à vaga tenha um currículo impressionante, vale ressaltar se ele sabe, por exemplo, trabalhar em equipe para evitar futuras dores de cabeça. 

Pensando nisso, reunimos competências essenciais para analisar neste momento.

Assuma a responsabilidade pessoal 

Como chef profissional, você deve assumir a responsabilidade. Espera-se que ela conheça seu papel no restaurante e lide bem com os desafios e imprevistos que possam surgir. 

Um funcionário responsável é alguém que entende suas responsabilidades e reconhece seus erros. Essa habilidade é essencial na hora de resolver problemas e conviver no ambiente de trabalho.

Veja como o candidato lida com o trabalho em equipe 

Trabalhar bem em equipe é essencial para lidar com os outros colegas. Isso torna o fluxo de trabalho mais colaborativo e fácil de usar. Portanto, faça perguntas ao candidato sobre situações em que ele teve que trabalhar em equipe e como foi a experiência. 

Observe também se o cozinheiro profissional é receptivo ao feedback. Considere contratar alguém que esteja disposto a ouvir e aproveitar as informações de clientes e funcionários. 

Considere se o candidato pode trabalhar sob pressão 

O fluxo de trabalho na cozinha passa por dias de alta demanda e muita pressão. Os pedidos não param de chegar e a comida deve ser saborosa, na temperatura certa e entregue ao cliente no prazo. Entenda se o candidato está realmente preparado para momentos de pressão.

Faça um teste e veja como ele lida com imprevistos, com erros e como monitora o tempo e as etapas do preparo dos pratos. Estar no controle da cozinha é uma habilidade necessária para um bom chef profissional. 

Observe a capacidade de concentração do cozinheiro profissional 

Ao lidar com a pressão na cozinha, a concentração é uma habilidade essencial. Ao cozinhar, o profissional deve estar atento à atividade para que nada dê errado. Mesmo na hora de anotar pedidos e falar com a equipe, o chef profissional não deve se descuidar do seu trabalho. 

Treine e capacite a equipe

Lembre-se que dificilmente você encontrará um profissional totalmente preparado para as especificidades do seu cardápio. O ideal é que você aprimore e treine o funcionário com seus conhecimentos para que a pessoa selecionada para a vaga esteja cada vez mais alinhada com as necessidades do restaurante.

Não existem profissionais perfeitos, mas qualquer candidato disposto a aprender é uma ótima opção. 

Contratar um funcionário é sempre um desafio para a contratação de restaurantes. Um cozinheiro profissional competente tem influência direta nos resultados da empresa. 

Além de uma boa aquisição para a equipa, faz todo o sentido continuar a investir na qualificação profissional após a contratação do cozinheiro.

Quer contratar um cozinheiro profissional?

Você quer contratar um cozinheiro e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

infantil

Cuidado infantil: Como se preparar para emergências

Preparar-se para emergências durante o cuidado infantil é uma responsabilidade crucial para pais, cuidadores e profissionais da área da saúde.  Diante da imprevisibilidade dos incidentes