logo-blog
Search
criança estudando em biblioteca

Volta às aulas: 7 dicas para ajudar seu filho a começar bem!

Índice

volta às aulas
Anita Jankovic

Com um ano novo chega a volta às aulas. Quem tem filho preste a passar pela adaptação escolar, seja pela primeira vez ou com uma mudança de instituição, pode sentir um pouco de ansiedade.

Isso porquê, com o início de um novo ano letivo as criança deveram lidar com uma série de mudanças. Ela terá que conviver com pessoas novas e também novas regras.

A volta às aulas pode realmente envolver um misto de emoções, mas calma! Há muitas maneiras de tornar esse processo mais confortável, não somente para a criança como também para os pais.

A volta às aulas requer preparação e informação

É nesse  período de volta às aulas que mães e pais podem se fazer uma pergunta bastante pertinente: Como eu posso contribuir para que a volta às aulas seja um processo positivo para meu filho?

Sendo assim, com esse questionamento, fica claro que os pais também podem aproveitar o início do ano letivo para poder ajudar os filhos no desempenho escolar.

Pensando nisso, separamos 7 tópicos que vão ajudar vocês a ajudarem as crianças a terem um início escolar bem tranquilo, divertido e com muito aprendizado.

Dica 1 – O diálogo é importante para evitar frustrações com o fim das férias e a volta às aulas

O primeiro passo aqui se refere aos pais. É importante que eles tenham o entendimento que a volta às aulas não precisa ser um momento traumático para a criança.

É fundamental achar um tempinho para conversar com seu filho e deixar claro que as férias são momentâneas. Explique que isso é algo organizado por um calendário escolar e que, por isso, há começo, meio e fim.

Com isso em mente, uma boa sugestão para que o processo seja mais suave, pode ser considerar os preparativos para a volta às aulas ainda durante as férias.

Isso porque, quanto mais envolvida a criança estiver, tudo poderá ser mais fácil. Não somente para ela, mas para os pais também.

Dica 2 – Adapte a criança à cronogramas

As crianças precisam conviver com compromissos de maneira constante. E isso é algo que pode até ser sumariamente ignorado no período de férias.

O fato é que com a volta às aulas ela precisará ter que lidar com os horários das aulas e outros compromissos, de uma maneira ou de outra!

Para evitar que ela se sinta sobrecarrega ou desmotivada, é importante manter uma rotina que a ajude a criança a conviver melhor com as responsabilidades.

Nesse caso, para as crianças se adaptarem melhor aos horários e cronogramas, os pais podem considerar ao menos um horário fixo (que pode ser de mais ou menos 20 minutos por dia) para que ele desenvolva uma atividade motora e também intelectual.

Isso pode ser associado ao momento de desenhar, por exemplo. E você pode dispor desse tempinho para fazer tal atividade junto com a criança. Outra boa pedida pode ser fazer leituras de contos infantis.

Dica 3 – A valorização da organização do material escolar

volta às aulas material escolar
Angelina Litvin

Para algumas crianças manter uma organização de seus itens pode ser uma das atividades mais chatas do universo. Quem tem filhos entende como eles são capazes de fazer uma revolução dentro de casa.

Mas, é importante que os pais tentem encontrar caminhos que permitam contornar essa visão pessimista sobre organização, principalmente com relação aos materiais escolares.

Levando em conta que muitos pais trabalham fora, essa responsabilidade de manter o material escolar organizado precisará ser absorvida pelas crianças no período da volta às aulas.

O fato é que as crianças devem e precisam valorizar o ato de manter seus materiais arrumados.

Diante disso, o melhor caminho pode ser curtir esse momento de arrumação com ele. Uma simples atividade como apontar os lápis e manter o estojo organizado, pode ser algo que ele passe a adorar fazer com você.

Enquanto vocês fazem isso juntos, procure lembrá-lo que logo mais ele poderá encontrar  os amigos na escola – e que muitas novidades estão por vir.

Deixe claro que, mesmo com receio ou insegurança, ele terá em você um porto seguro e que tudo dará certo!

Dica 4 – diminua o uso de aparelhos eletrônicos e televisão

volta às aulas brinquedos eletrônicos
Hal Gatewood

Durante as férias, o ambiente da casa acaba se tornando mais flexível. A televisão, por exemplo, que tinha tempo contado na rotina, nesse período, passa a ser quase integral.

Mas, essa flexibilidade das férias exige cuidados, pois, com a volta às aulas poderá se transformar em um grande problema. Essa dica é até mesmo válida para os pais que estão de férias também.

Isso precisa ser levado ainda mais a sério na semana de transição, ou seja, televisão e aparelhos eletrônicos precisam voltar a ser usados com a moderação de sempre!

E podemos ir ainda mais além – é importante ficar atento aos horários que os pequenos fazem uso de dispositivos eletrônicos.

Isso porque, já se evidenciou que as telas de celulares e tablets podem afetar negativamente o sono.

E levando em conta que a volta às aulas significa acordar cedo, em muitos casos, isso é um ponto de alerta.

Dica 5 – manter uma alimentação saudável

Nas férias, é comum deixarmos as crianças comerem as mais variadas guloseimas, com mais liberdade para elas, é algo praticamente inevitável.

Mas, com a volta às aulas é preciso estimular as crianças a retomarem a uma rotina alimentar saudável.

Certamente, isso não é fácil, ainda mais considerando que a volta às aulas pode deixar os horários ainda mais corridos.

E a melhor maneira de manter uma rotina alimentar saudável para as crianças, é considerar que os pais também precisam mergulhar (de verdade) nesse hábito!

Além disso, uma boa alternativa é fazer as compras no mercado e elaborar o cardápio pensando sempre no cotidiano escolar.

Principalmente durante o primeiro mês da volta às aulas – afinal, esse é ainda um período de transição e todos da família precisarão se adequar à uma nova rotina intensa.

Outra dica bem valiosa é pensar nos horários. Lembre-se que o retorno ao ambiente escolar, no começo, depende de adequação. Por isso, tente estabelecer horários para que as refeições não sejam feitas de pé ou correndo.

As crianças também podem ajudar nessa empreitada. Se o horário escolar permitir que elas almocem em casa (e se o seu trabalho também permitir), peça, por exemplo, ajuda para que eles arrumem a mesa.

Mas, se vocês somente conseguem jantar juntos, tudo bem. A dica também é válida. Insira as crianças na nova rotina, e deixe claro o quanto a ajuda delas é importante.

Dica 6 – lidando com as saudades de casa e da família

Depois de dias em casa, convivendo com os pais, as férias se tornam uma espécie de mundo ideal para as crianças. Dessa forma, a volta às aulas, em alguns casos, pode acarretar sofrimentos.

A partir de agora as horas passam a ser mais corridas e cronometradas, os  pais retornam ao trabalho e as crianças precisam ficar horas em um ambiente diferente, com pessoas diferentes e outras crianças! Tudo muda, e nem sempre é como elas gostariam.

É comum que algumas crianças sofram mais com a saudade que sentem dos pais. Ficar perto da mãe ou simplesmente passear com o pai, para elas isso é o suficiente para uma vida feliz. – e divertida.

Assim, é ainda mais importante dar uma atenção especial para os pequenos nesse período.

E esse cuidado precisa ser redobrado em relação ao horário de buscar as crianças na escola. Lembre-se que nesse momento de transição, a criança pode se sentir mais ansiosa para encontrar a família no final do dia.

Ou seja, a última coisa que ela quer/precisa é que os pais não estejam lá pontualmente no horário combinado, concorda?

Uma outra sugestão que pode ser adotada pelos pais é deixar um bilhete carinho ou até mesmo um desenho (se a criança ainda não for alfabetizada) dentro da lancheira ou da mochila. Fazendo assim uma surpresa especial para eles.

Isso certamente será um ato extremamente carinhoso e fará o dia dela muito mais feliz!

Dica 7 – de volta aos trilhos!

Agora, vamos para um combo de dicas? Afinal, quanto mais informações e sugestões você tiver nesse momento da volta às aulas, melhor!

Dito isso, confira alguns outros pontos valiosos para tornar esse momento mais positivo para toda a família:

  • Tenha o cuidado de fazer o planejamento de algumas metas junto com a criança. Isso precisa ser feito antes das férias chegarem ao fim. O material escolar é uma ótima maneira de pensar nesse planejamento.
  • Cuidado para não exagerar! É importante não acabar comprometendo totalmente a agenda das crianças. Toda criança precisa de tempo livre para poder brincar ou até mesmo não fazer absolutamente nada!
  • Priorize mandar lanches saudáveis. Você pode incluir uma fruta, por exemplo, bem como um carboidrato e ao menos algum alimento rico em fibras!
  • Estabeleça sempre um diálogo aberto com a criança. Sempre a deixe avisada acerca dos horários e explique com antecedência (se possível) se houver algum imprevisto. Se você não puder buscá-la na escola por conta de um compromisso de trabalho, deixe claro quem assumirá esse papel.
  • Na volta às aulas, os calendários passam a ser um dos elementos mais marcantes na rotina familiar. Mas, ele não deve ser visto como um vilão ou algo que somente os adultos podem manusear. Permita que o calendário da criança também possa ser organiza por ela. Deixe que ela inclua, por exemplo, acontecimentos que acredite serem relevantes, como seu próprio aniversário ou um dia que ela teve um bom resultado na escola.

Volta às aulas: Conclusão

Como ficou evidente, a volta às aulas não é algo que somente muda a rotina da criança! Os pais também precisam estar cientes que eles fazem parte desse processo de transição.

Nossa atual vida moderna de fato exige muito esforço para que tudo saia como o planejado. Mas, nem sempre tudo dará certo, infelizmente!

Por isso, é importante que os pais saibam que não é preciso se punir ou até mesmo se sentirem culpados quando algo sair fora da curva! É um caminho árduo, diário e que depende de muito amor e trabalho em equipe!

Diante de tudo isso, leve em conta cada uma das dicas e informações indicadas nesse conteúdo! Acredite: isso certamente poderá lhe ajudar durante o ano todo e não somente no período da volta às aulas.

Pronto para começar o ano letivo? Conte para gente como está sendo o início das aulas para as crianças.

Gostou do blog? Veja mais assuntos do universo infantil que preparamos para vocês.

Veja mais:

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

diarista

Critérios para Escolher uma Diarista Confiável

Ao selecionar uma diarista confiável, é essencial considerar vários critérios para garantir que suas necessidades domésticas sejam atendidas de forma satisfatória e consistente.  Desde a