logo-blog
Search
cozinheira

É possível contratar cozinheira diarista?

Índice

Cozinhar nem sempre é uma tarefa muito fácil, ainda mais nos dias de hoje com o trabalho e diversos afazeres, por isso uma boa solução para esse problema pode ser a contratação de uma cozinheira diarista.

Ela cuidará de todo o preparo da comida e você não irá precisar se preocupar com nada, a não ser chegar em casa e desfrutar de uma boa comida caseira, que convenhamos é muito melhor que acabar comendo algo rápido e não tão nutritivo durante os dias.

A cozinheira diarista também é uma ótima opção para aquelas pessoas que trabalham o dia inteiro em uma fábrica de churrasqueira a gás, por exemplo, e tem uma família pela qual não tem tempo e nem disposição para cozinhar quando chega do trabalho.

Seja para qualquer situação saiba que a cozinheira diarista pode ser uma mão na roda para te ajudar a se alimentar melhor durante os dias, para entender um pouco mais sobre esse assunto e te auxiliar na contratação desse profissional, continue lendo esse artigo.

Contrate cozinheira qualificada perto de sua casa

Entenda um pouco mais sobre a cozinheira diarista

Antes de tudo é preciso que saibamos qual o conceito de uma cozinheira diarista, a cozinheira é responsável pela preparação das refeições e menus diários de uma casa.

Essa profissional também é responsável por fazer os pedidos de comida da casa, como comprar embalagem para sushi, arroz, café, enfim tudo que está relacionado ao preparo das refeições.

Fora isso a cozinheira diarista, também fica responsável pela manutenção da cozinha, ou seja, ela irá limpar todos os utensílios usados e a cozinha como um todo, você não precisará se preocupar com um copo sujo ou se será preciso fazer a afiação de facas.

Mas além disso, caso você queira contratar essa pessoa apenas um dia para um evento em especial também é possível. Empresa de Energia Solar em São Lourenço MG

Por exemplo, você chamou uns convidados para uma noite de massas e até possui uma máquina de fazer massa, mas não sabe usar, pode contratar essa profissional que irá preparar toda a comida, te dando mais tempo de aproveitar a noite com os seus amigos.

A cozinheira diarista irá reportar sobre tudo que precisa com a própria dona da casa, ou caso tenha uma governanta ou algum outro responsável.

Contrate cozinheira qualificada perto de sua casa

O que faz uma cozinheira em uma residência?

Bom, agora que você já sabe o conceito por trás de uma cozinheira diarista, vamos entender quais são as funções desse profissional.

Como já dito, o cozinheiro fica encarregado de exercer todas as funções relacionadas ao preparo dos alimentos, com isso esse profissional exercerá as seguintes funções:

  • Cozinhar;
  • Fazer os pedidos dos alimentos;
  • Lavar a louça de foi usada na preparação;
  • Manter a cozinha limpa e organizada;
  • Cuidar do menu das refeições;
  • Jogar o lixo e resíduos no saco de papel.

É importante que fique claro que a cozinheira diarista por dia é responsável apenas pelas diretrizes da cozinha e da preparação dos alimentos, sendo assim ela não irá fazer outras funções como, lavar roupa, limpar a casa, isso fica a critério de uma doméstica.

Sendo assim, ao contratar uma cozinheira, saiba que ela não será uma faz tudo para a sua casa, sua função é apenas cozinhar e manter a cozinha organizada e limpa.

Além disso, é importante que você saiba que a jornada máxima de trabalho de uma cozinheira diarista por dia é de 44 horas semanais e 8 horas diárias, sem contar o intervalo para alimentação e descanso.

Caso você precise que ela fique mais tempo, por exemplo, para ajudar a jogar fora e organizar os descartáveis para festa, ela poderá trabalhar por 10 horas, sendo que as duas horas extras, deverão ser pagas como forma adicional ao dia de trabalho.

Contrate cozinheira qualificada perto de sua casa

Vantagens ao se contratar uma cozinheira diarista

Vamos agora as vantagens em contratar uma cozinheira diarista por dia, em primeiro lugar você não irá se preocupar em preparar as suas refeições, terá uma pessoa cuidado de tudo e com isso você pode focar esse tempo em outra coisa.

Outra grande vantagem é que você terá uma alimentação saudável e balanceada, pois terá sempre uma comida caseira e com isso não será preciso ficar comendo besteiras na rua, pense que uma boa alimentação faz muito bem para a sua saúde.

Outra grande vantagem é a economia que você terá, já parou para fazer as contas de quanto dinheiro você gasta comendo fora de casa? 

Pense que ao ter uma cozinheira todos os seus gastos serão apenas com comida, e no máximo você pode ir atrás de uma fábrica de panelas ou utensílios para equipar a sua rotina.

Claro que você terá que pagar a cozinheira, mas todo esse investimento será bem menor do que gastar dinheiro com comida fora de casa, além disso tudo você viverá uma vida bem mais saudável.

Contrate cozinheira qualificada perto de sua casa

Quais são os direitos de uma cozinheira?

Antes de contratar uma cozinheira diarista é importante que você conheça quais são os direitos dessa profissional, isso constrói uma boa relação entre você e essa funcionária, algo que é essencial em qualquer empresa, mas principalmente em casa.

Entenda que uma cozinheira, por mais que seja diarista, possui direitos trabalhistas, como qualquer profissional que trabalha, seja em uma empresa de alarme de incêndio endereçável ou numa escola.

Afinal os direitos são para todos os profissionais, independente da sua área, sendo assim se a sua cozinheira diarista for registrada ela têm os mesmos direitos de todos os profissionais que possuem CLT, veja a seguir quais são eles.

A funcionária receberá o pagamento do 13° salário, ele deve ser pago normalmente a primeira parcela deve ser feita até 30 de novembro, a segunda precisa ser paga até o dia 20 de dezembro.

Todas as horas extras devem ter o acréscimo de no mínimo 50% em dias úteis e 100% aos domingos e feriados.

A cozinheira também tem direito ao abono das faltas nas seguintes situações, como consulta médica, doação de sangue, casamento, morte de algum familiar, etc.

Se ela precisar ficar até a noite, ou ser contratada para o período noturno, ela precisa receber adicional noturno que é pelo menos 20% da hora diurna.

Caso essa profissional fique grávida ela receberá licença maternidade de 120 dias, e no caso dos pais a licença-paternidade de 5 dias. Além disso, ela precisa ter o repouso semanal remunerado, o dia pode ser acordado entre a profissional e a contratante.

Ela tem o direito de realizar exames médicos de admissão e demissão, além disso essa profissional precisa receber vale-transporte com desconto máximo de 6% do salário, férias de 30 dias com acréscimo de um terço do salário.

Assinatura da carteira de trabalho desde o primeiro dia de trabalho, pagamento do salário todos os meses o dia também deve ser acordado entre o funcionário e o contratante, e caso for necessário o pagamento de insalubridade.

Além disso, esses profissionais têm direito a estabilidade após acidente de trabalho, aviso prévio de 30 dias, caso esse funcionário peça demissão e claro o contratante precisa depositar o FGTS.

Contrate cozinheira qualificada perto de sua casa

Quanto ganha uma cozinheira?

Bom, agora que você já sabe quais são os direitos trabalhistas de uma cozinheira é importante que você saiba qual o valor pago para essas profissionais.

O piso salarial do cozinheiro do serviço doméstico, fica entre R$ 1.336,16 até R$ 2.378,25, esses valores dependem do tipo de trabalho e lugar que esse profissional irá trabalhar.

É importante que fique claro que todos esses direitos trabalhistas e valores estipulados pela CLT não são válidos para todas as cozinheiras, pois uma diarista presta serviços no máximo 2 dias na semana e não possui vínculo trabalhista.

Sendo assim, para um cozinheiro ser considerado um funcionário CLT, ele precisa trabalhar por 3 ou mais dias na semana, ai sim esse profissional terá vínculo trabalhista e terá todos os direitos citados acima garantidos por Lei.

Com isso, você precisa entender qual a necessidade da sua casa e se você precisa de uma profissional todos os dias para garantir sua alimentação, ou apenas alguns dias para que ela consiga providenciar a comida necessária para a semana.

Para a contratação desses diaristas, vocês estabelecem um acordo com todas as informações importantes como os dias a serem trabalhados, o horário e o valor a ser pago, geralmente esses profissionais já tem o valor estabelecido.

Caso a contratação seja para apenas um evento como o mencionado, é importante que todas as informações sejam acordadas antes, para que não ocorra nenhum erro de comunicação.

Caso você opte pela contratação desse profissional por mais de 3 dias, é necessário seguir todas as diretrizes estabelecidas pela Lei, como os direitos e o salário mínimo desse profissional.

Contrate cozinheira qualificada perto de sua casa

Quer contratar uma Cozinheira?

Você quer contratar uma Cozinheira e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

personal organizer

5 Sinais de Que Você Precisa de um Personal Organizer

Um personal organizer pode ser a solução perfeita para quem deseja transformar espaços desorganizados em ambientes funcionais e agradáveis.  Se você constantemente se sente sobrecarregado