logo-blog
Search
Babá

Escola ou babá: o que mais vale a pena em 2022?

Índice

Escola ou babá? Para quem tem essa possibilidade de optar o valor das despesas pode confundir à primeira vista.

Sugerimos pensar em considerar a decisão, como praticidade, distância, possibilidade de o profissional cuidar de outros filhos etc.

Nesse artigo você vai ler de forma clara como você pode decidir e formar sua decisão na parte financeira.

Verificou o salário e mensalidade? Agora comece de novo

No primeiro momento, para saber o que sai mais vale a pena, é comparar o salário da babá à mensalidade da escola. Mas as coisas não são bem assim. Existem vários outros custos adicionais, que você precisa levar em consideração..

Para decidir qual é a opção mais econômica, você terá que pensar e fazer uma lista de gastos para cada uma delas, mesmo que com valores aproximados. O melhor é fazer o cálculo de custo por ano, e não mês a mês, para incluir despesas extras de certas épocas.

Quais serão os gastos com a babá

Salário líquido

O mais comum é combinar com a funcionária exatamente aquilo que ela vai ganhar, sem os descontos.

Contribuições e impostos

O empregador paga, através do sistema do Simples Doméstico, uma quantia equivalente a 28% a 31% do salário bruto da babá, dividida em: 8% para o FGTS; 8% da contribuição patronal para o INSS; 8% a 11% da contribuição da funcionária para o INSS (que pode ser descontada do salário), 0,8% de seguro contra acidentes de trabalho e 3,2% como fundo para indenização por dispensa sem justa causa. A contribuição é feita todo mês pelo sistema eSocial, e também incidem sobre o 13o salário e bonificação de férias.

Lembre-se de que é importante registrar a funcionária corretamente, assinando a Carteira de Trabalho, e recolher as contribuições sobre o salário real, sob pena de processo na Justiça Trabalhista.

Transporte

Por lei, empregados domésticos como a babá têm direito a vale-transporte. Você compra o vale-transporte suficiente para o mês, desconta 6% do salário da funcionária e banca o resto. Na prática, porém, muitos patrões não descontam os 6%. Pagar a condução em dinheiro significa que a quantia se incorpora ao salário, para fins legais.

Para babás que dormem no local de trabalho, o gasto com condução é menor. É preciso avaliar também a distância e o meio de transporte mais eficaz (ônibus entre municípios, por exemplo, costumam ser mais caros).

Férias

Assim como os outros empregados, as babás e empregadas domésticas têm direito a 30 dias de férias a cada 12 meses trabalhados, com bônus mínimo de 1/3 do salário (33,3 por cento). Elas podem vender 10 dos 30 dias e recebê-los em dinheiro. Para este cálculo, imagine que sua babá vai vender os dez dias.

13o salário: como todo empregado, a babá tem direito a décimo-terceiro salário. Incorpore também a parcela de aproximadamente 30 por cento relativa aos impostos.

Horas extras

A legislação determina que a funcionária só pode trabalhar 44 horas por semana. Qualquer coisa mais do que isso tem de ser pago como hora extra. Para saber o preço da hora extra, divida o salário por 220. 

Pense no seu estilo de vida para saber se vai precisar de horas extras e quantas. O máximo de horas extras por dia é de duas, para funcionários que trabalham oito horas por dia. Também há extras para trabalho noturno e acompanhamento em viagens.

Alimentação e moradia

Calcule que a conta do supermercado vai aumentar, pois o costume é fornecer a alimentação da funcionária. O mesmo vale para gastos de água e luz, no caso de a babá dormir.

Gastos opcionais ou eventuais

Substituição de férias ou folguista: é possível que você tenha de contratar alguém para substituir a babá quando ela estiver gozando as férias. Calcule uma verba também para contratar uma substituta para casos de imprevisto, como doença da funcionária. Isso é especialmente importante se você não tem parentes que morem perto e possam “quebrar o galho”. 

No caso de licença-maternidade da babá ou afastamento médico por mais de 15 dias, você não vai precisar pagar o salário, que fica por conta do INSS, mas tem de qualquer forma que contratar uma substituta.

Uniforme 

Se você quiser que a babá use algum tipo de uniforme, precisará fornecê-lo.

Quais serão os gastos com uma escola em 2022?

Agora é a hora de fazer a conta com os gastos considerando o preço de uma escolinha particular. Não se esqueça de calcular um ano inteiro, em vez de um mês. Depois que tiver escolhido a escola ideal (sem se basear só no preço!), some:

Mensalidade 

Pergunte na escola quantas serão. Normalmente há um preço de anuidade dividido em 12 mensalidades. Isso quer dizer que, mesmo que não haja aulas um mês inteiro, nas férias, você vai pagar do mesmo jeito.

Taxa de matrícula ou reserva de vaga 

Muitas escolas cobram um valor anual que corresponde, em média, a uma mensalidade, como matrícula. Esse gasto acontece todo ano, em algum momento do segundo semestre (quando você menos espera!).

Material escolar

Algumas escolas cobram uma taxa de material por ano ou por semestre. Outras pedem que você providencie os itens de uma lista. De qualquer jeito você vai ter alguma despesa considerável nessa área. Você pode calcular, com fins de simulação, como uma mensalidade extra.

Uniforme

Se for obrigatório, é um gasto grande. Crianças pequenas perdem a roupa rápido e, conforme vão crescendo, as roupas não duram muito (mancham, rasgam etc.). Além disso, dependendo da região, você precisa ter peças para todas as estações do ano. Informe-se dos preços.

Alimentação

Algumas escolinhas tipo creche ou berçário oferecem a alimentação inclusa na mensalidade. Outras não. Informe-se. 

Há escolas que têm um “pacote-alimentação” opcional. Se você for mandar lanche de casa, calcule mais ou menos quanto gastaria por dia. A conta do supermercado certamente vai aumentar.

Transporte 

Pense em como a criança vai chegar à escola todos os dias. Se for a pé, ótimo! Se não, calcule o gasto com transporte público, ou combustível e estacionamento (e pense no tempo que vai levar). Caso vá usar transporte escolar, verifique o quanto custa. Você pode se surpreender.

Horário 

Considere se você vai conseguir chegar no horário certo todos os dias para buscar seu filho. Há escolas que cobram taxa extra se a criança permanecer no estabelecimento depois do horário combinado. Se morar numa cidade com muito trânsito e achar que vai correr esse risco, calcule cerca de três atrasos por mês.

Substituição para férias, emendas de feriado e períodos que a escola não cobre

Informe-se para saber se a escola fecha nas férias e emendas de feriado ou naqueles dias em que você tem de trabalhar e não tem com quem deixar seu filho. Você vai precisar de um “plano B” para esses momentos, que podem ser bem frequentes.

Da mesma maneira, a não ser que a escola seja em horário integral, você precisa levar em consideração o gasto que terá se precisar de outra pessoa para cobrir o período em que a criança não está em aula. Algumas escolas cobram taxa extra para estender o horário. Avalie o preço total.

Curso de férias 

Algumas escolas não fecham nas férias, mas cobram um extra, além da mensalidade, para receber as crianças nesse período. Pergunte com antecedência e inclua esse gasto nas despesas.

Taxa para excursões e festas

Pergunte na escola se são cobradas taxas à parte para eventos e passeios, com que frequência eles acontecem e quanto custam, mais ou menos. Há escolas que cobram taxas a cada Dia das Mães, Dia dos Pais, festa junina, Páscoa, Carnaval etc. 

O gasto não é obrigatório, mas é provável que você decida fazê-lo, e com toda a boa vontade.

Além do custo, o que mais considerar para decidir entre escola e babá?

A decisão de colocar ou não seu filho numa escolinha ou contratar uma babá é muito pessoal, e o que funciona para uma família pode não funcionar para outra (às vezes funciona para um filho da mesma família e não para outro. 

E também tem a ver com encontrar a pessoa certa, ou a escola certa.

Lembre-se de que não é uma decisão sem volta. Às vezes é preciso experimentar, voltar atrás, tentar uma segunda babá ou segunda escola para que a criança se adapte. E às vezes é só uma questão de esperar a criança crescer mais um pouco, ficar mais forte e madura.

Inclua na sua análise outros fatores que nem sempre são quantificáveis. Por exemplo, se você tem mais de um filho, uma babá pode ajudar também com o filho mais velho. Ou talvez a profissional possa cuidar, de comum acordo, de alguma tarefa doméstica que lhe permita economizar com a faxineira, ou ganhar tempo no dia a dia.

Já a escola pode oferecer descontos se você tiver mais de um filho. E, com mais de uma criança na mesma escola, você pode economizar um pouco com uniforme e material escolar.

Quer contratar uma Babá?

Você quer contratar uma Babá e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

diarista

Critérios para Escolher uma Diarista Confiável

Ao selecionar uma diarista confiável, é essencial considerar vários critérios para garantir que suas necessidades domésticas sejam atendidas de forma satisfatória e consistente.  Desde a