logo-blog
Search
faxineira

Como contratar diarista legalmente

Índice

Contratar uma diarista é uma decisão repleta de variáveis. Tudo precisa de cuidado, desde a escolha da pessoa que você colocará na sua casa até os trâmites legais e burocráticos da relação.

Para contratar uma empregada doméstica em 2022 é necessário, primeiramente, assinar a carteira e elaborar um contrato de trabalho. 

Após isso, o empregador deve manter os direitos da trabalhadora em dia como férias, 13° salário, DSR, INSS e FGTS.

Quando contratar uma diarista?

A verdade é que as pessoas têm tido uma rotina cada vez mais agitada, e por isso optam por contratar uma empregada doméstica, que pode auxiliar na arrumação e limpeza da casa, ou até dar uma olhada nos filhos, por exemplo, facilitando o dia a dia da família.

O processo de contratar uma empregada doméstica é cheio de detalhes que poderão refletir diretamente na sua relação com a trabalhadora.

Seja na definição do salário, das funções ou até se algo não é considerado e vira motivo para ação trabalhista lá na frente. Por isso, nada melhor do que um compilado com todas as informações necessárias para que você, empregador, esteja munido de conhecimento para passar por tudo isso tranquilamente.

Então, se você está prestes a contratar uma empregada doméstica e quer garantir que não terá problemas e que fará um bom negócio, a FAMYLE com certeza pode te ajudar.

Afinal, a pessoa que vai passar várias horas do dia na sua casa, cuidando de suas crianças, de idosos, dos seus bichinhos de estimação, e estar no seio familiar.

Você deve procurar, acima de tudo, uma pessoa de caráter.

O que pode ou não pode?

É necessário estabelecer limites. E você, que está contratando , deve se posicionar de forma que evidencie a relação profissional, em que ambas as partes contam com direitos e deveres.

Deixe claro que é um serviço profissional, exponha limites para que a doméstica não acabe se achando livre para realizar as tarefas como bem entender.

Dê exemplo, registrando a doméstica na Carteira de Trabalho e cumprindo seus deveres, para que tenha o direito de cobrar seus direitos também.

Organização

Quando se trata de emprego doméstico, organização é tudo.

Por isso, é preciso que a doméstica tenha carinho, cuidado e zelo para com as suas coisas (para você não ter de chegar em casa e arrumar tudo de novo).

Essa virtude também é essencial para que a doméstica cumpra as tarefas diárias com mais rapidez e eficiência.

Eficiência 

Antes de mais nada, a doméstica precisa ter vontade de trabalhar, para que enxergue e resolva problemas, antes mesmo que você fique sabendo.

Precisa também ser comunicativa, para que o ambiente de trabalho seja agradável.

Experiência e indicação

É bom que a empregada já saiba como funciona a relação de trabalho, 

Se você contratar uma empregada doméstica que tenha recomendações, melhor ainda! 

Isso quer dizer que ela já faz um bom trabalho, o que aumenta as chances de fazer um bom trabalho para você também.

É claro que as funcionárias experientes podem custar um pouco mais, mas pode valer muito a pena fazer esse investimento.

Exigências

Agora, se você não tem tantas exigências, pode pensar em contratar uma empregada doméstica sem experiência, até porque a maioria dos empregadores geralmente não precisa que a doméstica realize tarefas muito complexas.

Contratar uma empregada doméstica sem experiência prévia e com vontade de aprender e fazer bem feito pode ser um ótimo custo benefício se você tiver paciência para explicar suas preferências sobre a arrumação da casa e os cuidados com outras tarefas domésticas.

Quer contratar uma diarista?

Você quer contratar uma diarista e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

pet sitter

Tecnologias que Facilitam o Trabalho dos Pet Sitters

As tecnologias modernas têm transformado significativamente o trabalho dos pet sitters, tornando-o mais eficiente e seguro.  Ferramentas como aplicativos de agendamento, câmeras de monitoramento e