logo-blog
Search
empregada doméstica

Como contratar uma cozinheira profissional em 2022?

Índice

Se você procura contratar uma cozinheira profissional em 2022, esse artigo é ideal para você.

Reunimos tudo que você precisa saber para contratar uma cozinheira profissional nos dias de hoje.

O que é uma cozinheira profissional?

Um cozinheiro é o profissional que prepara os mais diversos tipos de pratos culinários – refeição, lanche, sobremesa, entrada, salada, acompanhamento e outros. 

Está sob a responsabilidade do cozinheiro manipular e temperar alimentos, verificar o estado de conservação dos ingredientes, gerenciar estoque de produtos, manipular utensílios de cozinha, manter a organização e limpeza do ambiente de trabalho. 

O cozinheiro deve estar atento às exigências do pedido e ao padrão de qualidade, além do sabor e da aparência do prato que é servido. 

Ele também poderá ser o responsável por coordenar as atividades de preparação das refeições, planejar o cardápio, acompanhar a produção, preparar os ingredientes (separando, limpando, cortando, pesando), escolher os temperos, montar os pratos.

O cozinheiro tem uma atuação que exige habilidade com as panelas, nas combinações dos temperos e no corte certo das carnes.

 O profissional prepara todos os alimentos da cozinha e trabalha em conjunto com o chefe de cozinha. 

No mercado de trabalho, tem ganhado seu espaço, mas também enfrenta mais competição pelo aumento de interesse pela profissão e a necessidade de atualização constante com novas tendências.

Qual a diferença entre cozinheira e Chef de cozinha?

“Chef” e “cozinheiro”, os dois termos são muito conhecidos não só por quem trabalha na área de gastronomia. As duas definições acabam sendo popularmente usadas no dia a dia. Contudo, fica o questionamento: existe alguma diferença entre os significados destas palavras? Se sim, será que usamos de forma correta?

Na verdade, o chefe de cozinha tem uma função semelhante a um gerente geral. Só que no funcionamento de uma cozinha. Todo chefe de cozinha precisa ser cozinheiro, mas nem todo cozinheiro é um chefe”, explica.

Ao contrário do chef, o cozinheiro trabalha apenas com a produção dos alimentos. Enquanto isso, o chef precisa lidar com a administração da cozinha, com a organização da sua equipe, controlar o estoque, elaborar um cardápio, entre outras funções.

Segundo os professores das melhores escolas Brasileiras, ao contrário do que se pensa normalmente, o curso de gastronomia não lhe torna um chef, mas sim um gastrônomo. 

É preciso estudar, no mínimo, de 12 à 15 anos para poder se intitular como chefe de cozinha. Fora do Brasil já existem formações específicas para isso, mas aqui não. No nosso país, o título de chef vem com o conhecimento atrelado à experiência”, afirmou.

Desta forma, o cozinheiro é aquele que tem uma formação prática e que atua direto dentro da cozinha, preparando e finalizando comida para o consumo.

Como contratar um cozinheiro profissional?

Na hora de contratar o cozinheiro ideal é preciso se atentar a algumas características primordiais. Além do amor pela culinária, que esse profissional deve ter. Sendo elas:

Concentração

Cozinhar é um trabalho complexo, que exige seguir rigorosamente etapas e procedimentos. Tudo para que o preparo dos alimentos não prejudique o trabalho final. O cozinheiro prepara diversos pratos diferentes ao mesmo tempo.

 E, para isso, deve ser capaz de se concentrar em várias coisas simultaneamente. É necessário executar tarefas distintas, sem perder a qualidade em seu trabalho.

Higiene e organização

A higiene e organização são qualidades necessárias a qualquer profissional. Mas, no caso em questão, estamos falando de um nível de limpeza superior a qualquer outro. Seu ambiente de trabalho, suas roupas e seus métodos precisam ser os mais higienizados possíveis. O uso de aventais e toucas é indispensável. Na cozinha, organização e limpeza são inseparáveis. Pois o simples fato de guardar ingredientes juntos pode comprometer a qualidade da comida, mesmo que estejam bons e limpos!

Sensibilidade e flexibilidade

Cozinhar é um processo muito delicado e é preciso sensibilidade para entender as sutilezas que formam uma boa comida. Um bom cozinheiro entende a diferença que uma pequena pitada de sal ou um grão a mais de pimenta pode fazer. E sabe trabalhar os ingredientes para formar diferentes sabores. 

Ao mesmo tempo, é importante que essa sensibilidade também ande junto com a flexibilidade. Isso para alterar pratos e encontrar esses sabores quando os clientes ou o gerente do restaurante desejarem. Mesmo que eles não sejam os preferidos pelo seu paladar! Cozinhar bem é saber cozinhar para todos e não apenas para si.

Respeito aos métodos de segurança

A cozinha é um ambiente perigoso e, se não forem seguidos procedimentos de segurança adequados, as chances de acidentes são grandes. 

A forma correta de colocar as panelas no fogo, manusear objetos quentes e armazenar facas e objetos cortantes são exemplos de métodos que devem ser aprendidos e seguidos, não só pelo cozinheiro, mas por todos que frequentam o ambiente. 

É de sua responsabilidade não apenas conhecê-los e praticá-los, mas também garantir que toda a sua equipe o faça!

Onde encontrar Cozinheira Profissional em 2022

Você quer contratar uma cozinheira e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

copeira

Copeira em Ambientes Corporativos

A presença de uma copeira em ambientes corporativos desempenha um papel fundamental na manutenção do bem-estar e na eficiência das operações diárias.  Mais do que