img-famyle-logo-cor-horizontal
cuidador de idosos

Cuidador de Idosos para pessoas com Doença de Alzheimer

Índice

No Brasil, estima-se que mais de 1,2 milhões de pessoas convivam hoje com a Doença de Alzheimer, que é uma disfunção neurodegenerativa progressiva e irreversível. Cuidar de uma pessoa já de terceira idade, que tem esse tipo de distúrbio é uma tarefa desafiadora, e por isso muitas famílias optam pela contratação de um Cuidador de Idosos.

O cuidador de idosos é um auxiliar e facilitador das atividades cotidianas da pessoa idosa, que pode ter limitações que impossibilitem a execução de suas tarefas. Ele tem como princípio proporcionar o bem-estar do paciente e ajudá-lo em tarefas como higienização, alimentação e locomoção, entre outras.

A demência por Alzheimer é uma doença que normalmente apresenta piora com o passar do tempo, mesmo com acompanhamento, e quanto mais avançada, maior o impacto à saúde física e mental do portador. 

Portanto, é ideal que as pessoas que possuem essa condição tenham um cuidador profissional para dividir os cuidados com a família, que está passando por esse momento difícil. Esse profissional também deve estar preparado para entender os estágios da doença e garantir que o paciente esteja bem amparado.

De acordo com a ABRAZ, as famílias que possuem recursos financeiros, devem sim contar com a ajuda de um cuidador de idosos capacitado. Isso é muito importante para o acompanhamento do paciente e observação dos estágios da doença. Dessa forma, a família e os médicos desse paciente podem ter informações mais precisas sobre o estado e condições físicas e mentais do idoso, a partir do acompanhamento do cuidador.

O papel do cuidador nestes casos é extremamente importante e requer muita paciência. Atitudes agressivas por parte dos pacientes podem ser comuns, porque eles se sentem confusos com suas próprias limitações. Nesse sentido, o cuidador de um paciente com Alzheimer pode, inclusive, ajudar a manter as relações afetivas entre os familiares.

Contrate cuidador qualificado perto de sua casa

Quando contratar o cuidador de idosos para pessoas portadores de Alzheimer?

A doença de Alzheimer pode afetar uma pessoa por décadas. A adaptação do paciente com a presença de um cuidador nestes casos deve ser realizada com muita paciência, gradativamente.

O ideal é que o acompanhamento por um cuidador seja feito desde o início do diagnóstico, mas muitas vezes identificar essa doença em um paciente leva tempo, pois os sintomas se apresentam de maneira muito sutil e gradual.

Normalmente a família demora a identificar os sintomas do Alzheimer. Percebe-se a possibilidade quando os problemas de memória e dificuldades de realizar atividades cotidianas aparecem. Nesses casos, a doença já apresenta um estágio avançado em que realmente a melhor alternativa para cuidar e garantir o bem-estar e segurança para esse idoso é contratar um cuidador.

Quanto mais cedo a família contratar o cuidador de idosos, mais fácil torna-se a adaptação do paciente com a presença do profissional e da família. Afinal é uma doença muito delicada, que altera funções cognitivas do paciente, e torna a adaptação um processo mais lento e delicado.

Contrate cuidador qualificado perto de sua casa

O que faz um cuidador de idosos para pacientes com Alzheimer?

Inicialmente, o cuidador ajuda com atividades de apoio, como preparação de refeições e tarefas domésticas. Nos estágios mais avançados, porém, assume tarefas cruciais como higiene pessoal, troca de roupas, alimentação e administração correta de medicamentos.

Um idoso portador da doença de Alzheimer demanda uma rotina de cuidados intensa, e conforme a progressão da doença esses cuidados vão se tornando cada vez maiores e consumindo mais tempo e atenção.

Por isso, ter um planejamento é crucial para conseguir realizar todos os cuidados com atenção e de maneira saudável. Um planejamento para essas rotinas devem incluir horários para medicação, alimentação, higiene, tempo livre, atividade física, e assim por diante.

Para garantir o bem-estar, bom humor e mais tranquilidade ao paciente, o ideal é que a rotina de cuidados inclua não somente o necessário como higiene, alimentação e medicamentos, mas também incluir atividades prazerosas como natação, dança, caminhadas ou idas a parques e ambientes arborizados. Isso proporciona não somente o bem-estar do idoso, mas fortalece uma relação saudável e amigável entre o cuidador e o paciente.

O ideal é que as atividades e os cuidados sejam pensados e desenvolvidos de acordo com as condições do paciente. Para isso, um cuidador especializado e capacitado saberá desenvolver com maestria as melhores atividades que podem ajudar o paciente, fazendo com que o idosos possa se manter ativo mesmo que tenha limitações, o que proporciona melhor qualidade de vida para ele.

Contrate cuidador qualificado perto de sua casa

Como contratar um cuidador de idosos para pessoas com Alzheimer?

Diante das inúmeras dificuldades que o paciente e seus entes queridos enfrentam com a doença, é importante dividir a carga familiar com alguém especializado no cuidado e supervisão para que o paciente seja realmente bem amparado. Procurar ajuda profissional não pode ser visto como fraqueza ou negligência. Pelo contrário, essa atitude melhora a qualidade de vida dos pacientes com a doença.

Sabemos das dificuldades enfrentadas pelas famílias que cuidam do paciente bem como, o quanto a presença de um profissional minimiza o sofrimento do paciente, podendo mantê-lo em casa ao invés de optar pela institucionalização.

Não é uma tarefa simples escolher um profissional para estes casos, afinal é importante saber avaliar as capacitações e responsabilidade do cuidador. Um cuidador para um pessoa portadora de Alzheimer precisa saber observar as mudanças no paciente, além de ser muito paciente e atento para que não ocorra nenhum acidente doméstico ou casos de estresse do paciente que podem resultar em agressões físicas devido às confusões mentais que podem acontecer.

Por isso é importante avaliar a experiência do profissional, buscar indicações, saber sobre suas capacitações e disponibilidade de tempo, sobre sua maneira de agir diante as situações de tensão e dificuldades, e saber a sua capacidade de resiliência.

Para isso, é possível contratar de forma particular, pesquisando de maneira autônoma, buscando informações e indicações, mas este é um caminho que demanda tempo e muita paciência. Outra alternativa é buscar agências ou empresas que disponibilizam profissionais para contratação, mas neste caso também é preciso pesquisar sobre a empresa, checar referências e famílias que já foram atendidas.

Hoje com o avanço da tecnologia e comunicação digital, você também pode consultar plataformas digitais como a Famyle, que é agenciadora destes profissionais e você pode contratar de forma totalmente online, com a garantia de contratar um bom profissional, pois a plataforma pesquisa e avalia o perfil completo do cuidador de idosos, além de checar suas referências anteriores, documentos, antecedentes criminais e quais são suas qualificações. Assim, disponibilizando profissionais capacitados, para que você e sua família encontre o cuidador com perfil ideal para cuidar de seu ente querido.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Categorias

Posts Recentes

Compartilhe em suas Mídias Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on reddit
Share on whatsapp

Tags

Posts Relacionados

empregada doméstica

Motivos para contratar uma Empregada Doméstica

Contratar uma empregada doméstica pode trazer muitos benefícios que o empregador nem imagina. Porém, muitas vezes, por ser menos burocrático, a contratação de uma diarista

pet sitter

Fatos surpreendentes sobre pet sitter

Dentro do nosso cotidiano é comum sermos apresentados de forma frequente a fatos surpreendentes, isto é, informações que podem parecer estranhas à primeira vista, mas