logo-blog
Search
limpeza

Qual é a diferença entre a limpeza padrão e a limpeza profunda?

Índice

Cuidar da casa é algo que envolve um cuidado constante com a sua limpeza, sendo importante ter atenção tanto ao tipo de limpeza a ser praticada, até mesmo aos produtos que serão usados, além de tudo mais o que for necessário para uma limpeza profunda.

Pois para cada perfil de faxina é necessário a utilização de materiais distintos de limpeza, levando em conta a complexidade do espaço a ser limpo, o ritmo necessário de se realizar essa higienização, além da quantidade de pessoas que irão frequentar tal local futuramente.

Inclusive, o fluxo de pessoas em um espaço faz parte das características que definem tanto o nível como a frequência de faxina a ser realizada em um local, já que a casa de uma pessoa solteira, em teoria, resulta em menos lixo do que a residência de uma família.

O número de cômodos deste imóvel é outro ponto que define o tipo de faxina a ser realizada, já que uma casa com jardim pode precisar dos serviços de execução e manutenção de jardins, de forma a manter esse espaço sempre bem cuidado.

Em tal caso, uma simples limpeza rápida pode não se mostrar suficiente, já que de tempos em tempos é preciso varrer as folhas do jardim, trocar plantas do lugar, garantir a irrigação frequente da grama, além de muitas outras atividades que podem exigir um certo esforço.

O nível de exigência de limpeza também pode definir o número de faxinas a serem realizadas, levando em conta o tempo que a pessoa passa em casa, a sua preocupação com a arrumação da sua residência ou até mesmo a presença de poeira para os alérgicos.

Junto a tudo isso, ainda existe aquela limpeza que precisa ser feita após eventos particulares, tal como uma cerimônia festiva realizada em casa ou após a realização de qualquer tipo de serviços de reformas e construções executados dentro desse espaço.

Não à toa é comum as construtoras oferecerem também um serviço aplicado de limpeza, de forma a garantir a quem comprou um imóvel ainda no terreno possa receber sua casa já a ponto de morar, sem a presença de poeira ou resíduos de tinta e cimento entre as paredes.

De uma forma geral é possível citar que, quanto maior for o tamanho de um imóvel, maiores se tornam as responsabilidades em mantê-los limpos, sendo algo que é visto como uma exigência para quem se hospeda em um hotel ou participa de um evento.

Tudo isso a destacar não apenas a importância da faxina, mas também a pluralidade de tarefas que podem fazer parte de um tipo específico de limpeza que é necessário para cuidar de tal local.

O que compõe uma faxina?

Toda vez que nos referimos à realização de uma faxina, é comum pensarmos em um exercício pesado de limpeza, quando na verdade existem formas de faxina, levando em conta o nível de arrumação e higienização que se espera de um lugar em particular.

Tal como um hospital, que deve ser higienizado várias vezes ao dia para garantir até mesmo a saúde dos pacientes, dos médicos e de todos aqueles que visitam esse local diariamente, impedindo assim a circulação de certas doenças no ambiente hospitalar.

Seguindo um ritmo similar de limpeza, mesmo que com um exercício de higienização ocorrendo em uma frequência menor, o mesmo tipo de faxina pode ser citada na organização de hotéis, que precisam estar limpos para receber seus hóspedes.

E o mesmo é válido para qualquer tipo de estabelecimento comercial, principalmente para aqueles que lidam com o preparo de alimentos para garantir com que um cliente não desista de retornar a uma lanchonete ou um restaurante por causa de uma falta de higiene.

No caso dos shopping centers, é comum também o uso de equipamentos específicos, como uma lavadora elétrica de piso, deixando o chão limpo e encerado, facilitando assim com que os clientes possam caminhar por entre as lojas de forma fácil e menos cansativa.

A partir de todos os exemplos citados, com suas exigências específicas em termos de limpeza, é possível afirmar então que uma faxina pode ser muito mais complexa do que se pensa, envolvendo um número amplo de práticas de higienização e arrumação, entre elas:

  • Passar um pano molhado no piso;
  • Varrer o chão;
  • Lavar o banheiro;
  • Limpar superfícies gordurosas;
  • Tirar poeira dos móveis.

Atividades essas que são necessárias para cuidar tanto da limpeza de uma simples casa, como também para manter arrumado um hotel com suas dezenas de quartos e hóspedes. O que de fato muda nos exemplos citados é a intensidade da arrumação a ser feita no local.

Ao mesmo tempo em que existem materiais que precisam de um método de limpeza especializado, como uma casa com seu piso de carpete, um escritório com o seu chão à base de madeira ou até mesmo um carro que acaba de aplicar um tapete de vinil em rolo.

E diante da necessidade de manter um local bem arrumado dentro de uma frequência específica, se mostra necessária a contratação de um profissional de limpeza, ação que não se destina somente a hotéis, hospitais e lojas, mas também para o ramo residencial.

Por que contratar um serviço de limpeza para casa?

A resposta para essa questão pode ser simples, afinal, a contratação desse serviço se destina a alguém que está em busca de manter a sua casa limpa de maneira constante. Contudo, é um erro achar que é uma opção para quem tem preguiça de arrumar a casa.

Por mais que tal afirmação possa ter um fundo de verdade, sendo uma justificativa válida, existem outros motivos pelos quais pode ser benéfico para alguém investir na terceirização da limpeza de sua residência, de forma a ter um controle melhor do seu tempo disponível.

Fazendo assim com que alguém em busca de se profissionalizar possa usar o seu tempo livre após o trabalho para realizar cursos ou até mesmo uma nova faculdade, sobrando muito pouco tempo para cuidar da limpeza e higienização do seu imóvel.

Principalmente quando sua casa possui itens ou móveis específicos que precisam de um cuidado especial, como móveis de fibra sintética área externa, no entanto não existe tempo disponível por parte desse morador para dar a atenção necessária para tal faxina.

Contratar um serviço profissional de limpeza é também uma forma de garantir uma limpeza mais complexa, contando com o auxílio de um funcionário especializado nesse setor, conhecendo as melhores práticas e produtos de limpeza a serem aplicados na casa.

No entanto, mesmo após alguém decidir por recorrer a esse tipo de profissional de limpeza, tal indivíduo pode se ver de frente a uma pluralidade de opções, tendo a opção de contratar uma diarista, um funcionário fixo ou alguém que o visite aos finais de semana.

E para ajudar durante essa escolha é indicado conhecer qual é o tipo de faxina que é necessária em sua casa, com cada perfil de profissional podendo ser especializado é um tipo específico de limpeza, sendo necessário alinhar tudo para o bem dos envolvidos.

Diferentes tipos de limpeza

Da mesma forma em que existem diferentes necessidades quando se fala sobre um serviço de limpeza, de tirar a poeira dos móveis até garantir uma lavagem de cortinas em lona, existem também formas variadas de se realizar uma faxina.

Cenário esse que acaba destacando três diferentes tipos de limpeza que podem ser recorridas para arrumar uma casa ou até mesmo um espaço coletivo, como uma loja ou escritório. Para cada local pode ser necessária um tipo de limpeza diferente, sendo elas:

Limpeza geral

Esse tipo de atividade envolve aquela limpeza padrão que se exige no cotidiano de uma casa, envolvendo então atividades comuns, usando de instrumentos como uma vassoura ou esfregão para assim garantir uma arrumação completa, mas ao mesmo tempo simples.

Serviço esse que acaba sendo mais prática com a contratação de uma diarista ou de um profissional que visite o local de forma esporádica, mantendo uma arrumação mínima ao local, como arrumando a capa coladinha para sofá usada em sua sala de estar.

Limpeza pesada

O modelo mais pesado de limpeza está associado ao processo de esterilização de um cômodo, tirando não só a poeira, mas garantindo também a retirada de bactérias do local, sendo necessária uma faxina pesada, usando produtos de função bactericida e anti-germes.

Um tipo de faxina que se mostra necessário de tempos em tempos, já que uma vassoura não é capaz de tirar todo tipo de elemento que passa a acumular nos cantos da casa.

Limpeza leve

Por fim chegamos à limpeza leve, um formato que aproxima do estilo geral, no entanto se trata de uma arrumação a ser feita de maneira constante em locais que exigem uma higienização constante.

Tipo de limpeza que é comum de ser vista em shopping centers, com sua ação focada na higienização constante de banheiros e das praças de alimentação, levando em conta a utilização constante desses espaços por pessoas distintas.

Modelos distintos de limpeza que podem passar pela retirada constante de lixo em uma lixeira coleta seletiva aço inox, pela troca de um edredom e de um conjunto de cama, além de muitas outras atividades que podem resultar na limpeza total da casa.

Sendo importante conhecer cada tipo de limpeza para compreender qual o modelo que melhor te satisfaz no momento, facilitando até mesmo a contratação de um profissional da área.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

copeira

Copeira em Ambientes Corporativos

A presença de uma copeira em ambientes corporativos desempenha um papel fundamental na manutenção do bem-estar e na eficiência das operações diárias.  Mais do que

personal organizer

Personal Organizer: Como se Tornar uma?

Se tornar um personal organizer pode ser uma jornada emocionante e gratificante para quem tem paixão por organização e deseja ajudar os outros a melhorar