img-famyle-logo-cor-horizontal
babá

5 razões pelas quais os pais precisam de uma babá

Índice

Ter uma babá em casa é uma solução que muitos pais já conhecem e sabem o quanto é importante para que possam cuidar bem do bebê e conseguirem cumprir seus horários de trabalho com mais tranquilidade.

Afinal, todos os pais ou mães possuem essas dúvidas quando chega a hora de sair do resguardo e voltar ao trabalho, ou seja, ao fim do atestado de saúde ocupacional retorno ao trabalho, começa um dilema que aflige os pais: contratar ou não uma babá?

Porque, na verdade, a maioria dos pais gostariam de ter a oportunidade de acompanhar bem de pertinho o crescimento dos filhos, em cada nova etapa, em cada nova descoberta!

Mas infelizmente nem todos podem se dar a esse luxo, e nem todo mundo pode contar com algum familiar, como os avós ou tios para cuidarem do bebê enquanto trabalham.

Dito isto, é importante começar a planejar o processo de contratação de babá, ver as possibilidades e principalmente as regras e normas para se contar uma babá no Brasil.

Ou seja, é importante saber que contratar uma babá exige um processo de confiança e uma boa escolha antes de fechar o contrato com alguma profissional. Afinal, é ela que cuidará do bem mais precioso que alguém pode ter na vida: o seu filho.

Além disso, é preciso se atentar, pois serviço de babá é igual a qualquer outro serviço que necessita de diretrizes de contrato e pagamento de acordo com as normas estabelecidas pelo exercício dessa profissão.

Mas não somente isso, muitos pais têm dúvidas se é bom mesmo contratar uma babá, ou temem por não conhecerem os benefícios reais que uma babá pode proporcionar a uma família para que criem bem seus filhos.

Foi pensando nisso que fizemos este artigo com as 5 principais razões pelas quais os pais precisam contratar uma babá e garantir um cuidado especial de seus filhos. Confira a seguir!

  1. Atenção exclusiva

Uma criança que recebe os cuidados de babá não compartilhará a atenção que recebe. Ou seja, a criança terá um cuidado exclusivo, com todo tempo dedicado apenas a ela.

Muitas vezes até é construído um forte vínculo entre a babá e o bebê, devido ao carinho e às interações que acontecem no dia a dia.

E isso é algo bastante positivo, afinal, obviamente não substitui o amor de uma mãe e de um pai, mas garante que o bebê esteja recebendo carinho especial enquanto os pais estão cumprindo seus trabalhos.

Ou seja, pais que trabalham em uma empresa de alimentação, por exemplo, podem ficar mais tranquilos, pois o bebê estará recebendo atenção exclusiva de uma profissional dedicada a cuidar de bebês.

Portanto, pense que pode ser um fator muito positivo para contratar uma babá, e obviamente, seu filho agradecerá por isso um dia, afinal contratar uma babá também é sinônimo de cuidado com os filhos.

Isso significa que eles não estarão sozinhos ou sem cuidados enquanto os pais trabalham fora, e garantir esse cuidado torna tudo menos dramático na vida dos pais e dos filhos como um todo.

  1. Comodidade

De fato é bastante confortável e cômodo tanto para os pais como para os bebês ter alguém em sua casa que cuida exclusivamente do seu filho ou filhos.

Isso pode economizar seu tempo e evitar as despesas de deslocamento para a escola para buscá-los caso você tenha um dia de trabalho bem ocupado, principalmente em uma distribuidora de biscoito de polvilho, pode ser que algumas demandas extras apareçam.

Portanto, é de fato imprescindível garantir que seu filho esteja seguro e que esteja sendo bem cuidado por alguém que entende de cuidados com crianças. Além de ser cômodo, garante que você fique tranquilo em seu trabalho.

Por isso, a comodidade é uma das razões pelas quais todos os pais devem pensar em contratar uma babá.

Obviamente os pais que querem ter comodidade somente por questões de negligência ou preguiça não é algo positivo, mas se for por razões nobres, como construir um futuro melhor para os filhos, essa comodidade deve ser pensada de forma amável.

  1. Maior segurança do bebê enquanto trabalham

Assim como é importante garantir a segurança alimentar do seu filho, fornecendo os melhores alimentos comprados de empresa de alimentos saudáveis, além de frutas e legumes, é essencial garantir também a segurança física do seu filho.

Ou seja, se você deixar seu filho com algum familiar, obviamente ele irá cuidar bem, mas é importante saber que nem todo mundo sabe como segurar um bebê de forma segura.

Ou às vezes o familiar pode não saber quais alimentos não podem ser oferecidos para a criança de certa idade, ou não verificam a fábrica de lacres de segurança dos alimentos antes de dar ao bebê, o que pode ser um risco.

Obviamente não o fazem por mal, e sim por falta de treinamento e de conhecimento, mas uma boa babá é treinada para cuidar de bebês e crianças de forma adequada, além de estarem por dentro das diretrizes de primeiros socorros e emergências.

Portanto, se você quer garantir um cuidado e segurança especial para seu filho, esse é outro motivo pelo qual você deve contratar uma babá para cuidar do seu bebê enquanto trabalha.

Ou seja, é uma questão muito importante que não deve ser ignorada, principalmente porque muitas vezes os avós podem já ser mais velhos, e algumas coisas podem passar despercebidas.

E mesmo que você contrate equipamentos de segurança em uma empresa de instalação de cameras e alarmes, é essencial garantir também que uma pessoa antenada esteja ao lado do seu bebê, garantindo maior proteção.

  1. Podem se adaptar a rotina da casa e do bebê

Recorrer à avó da criança ou a outro parente próximo sem dúvida é também uma ótima opção a ser considerada, afinal eles são os mais próximos depois dos pais e nutrem um amor natural e espontâneo pelo bebê.

No entanto, uma babá será contratada para seguir suas orientações e cuidar da criança como achar melhor. Ela dará atenção, cuidado, seguirá um horário regular, seguirá suas regras, manterá alimentação e higiene, etc.

  1. Menor risco de adoecer

O contato frequente com várias pessoas pode tornar os bebês com sistemas imunológicos ainda vulneráveis ​​mais suscetíveis a doenças infecciosas. Dessa forma, uma criança cuidada em casa por uma babá corre menos risco de adoecer nos primeiros anos de vida.

Ou seja, essa é uma razão bastante plausível para os pais contratarem uma babá, afinal, mesmo que o bebê esteja em introdução a alimentos sólidos, comendo outras coisas como frutas, verduras, macarrão artesanal, é essencial tomar medidas para proteger seu sistema imune.

Dicas para contratar uma boa babá

Agora que você sabe as principais razões para contratar uma babá, é importante saber como contratar uma babá de forma segura e garantir que seu bebê esteja em boas mãos. Confira:

  • Defina o perfil profissional necessário para uma babá;
  • Faça várias entrevistas;
  • Verifique as referências profissionais da babá;
  • Priorize babás com treinamentos adequados;
  • Verifique se ela fez cursos na área;
  • Verifique se ela pratica padrões de higiene/preparação de alimentos.

Todas essas dicas são essenciais para averiguar antes de contratar uma babá, assim como é importante as empresas tomarem medidas de segurança, como equipamentos de proteção a serem usados com a camisa brim uniforme preço, etc.

Ou seja, além de fatores como idade da criança, cuidados especiais que devem ser seguidos e outras tarefas incluídas na função, questões como carga de trabalho e necessidade de dormir em casa precisam ser avaliadas.

Por exemplo, se a babá precisa ser responsável pelas refeições da criança, é importante que ela saiba cozinhar.

Outro exemplo é se uma criança tem uma condição médica que requer cuidados especiais, também é importante que ela saiba como cuidar da criança quanto a esses aspectos específicos de cuidado com a saúde.

Avalie todas essas questões das dicas com calma para obter o perfil de contratação desejado para que você possa apresentar a vaga com mais clareza aos candidatos.

Lembre-se que todas as funções devem ser especificadas no contrato e a remuneração deve ser compatível com as atividades que serão realizadas.

Afinal, é um processo de contratação profissional, e tudo deve estar de acordo com as normas e diretrizes de contratação de babás.

Além de evitar possíveis problemas judiciais futuros, é essencial para que a babá contratada trabalhe com alegria e satisfação, entendendo que a família reconhece seu trabalho e suas qualificações para exercer sua profissão.

No mais, esteja ciente que esse relacionamento entre os pais e as babás podem ser muito harmoniosos e benéficos para o bebê.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Categorias

Posts Recentes

Compartilhe em suas Mídias Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on reddit
Share on whatsapp

Tags

Posts Relacionados

empregada doméstica

Motivos para contratar uma Empregada Doméstica

Contratar uma empregada doméstica pode trazer muitos benefícios que o empregador nem imagina. Porém, muitas vezes, por ser menos burocrático, a contratação de uma diarista

pet sitter

Fatos surpreendentes sobre pet sitter

Dentro do nosso cotidiano é comum sermos apresentados de forma frequente a fatos surpreendentes, isto é, informações que podem parecer estranhas à primeira vista, mas