logo-blog
Search
cuidadora entregando bebida quente para idosa

COVID-19: A importância do cuidador de idosos

Índice

cuidadora entregando bebida quente para idosa

 

A profissão de cuidador de idosos é uma das que têm apresentado maior crescimento na última década no Brasil, tamanha a sua importância e necessidade. Durante o período de isolamento da quarentena, em função da pandemia do novo coronavírus, o cuidador de idosos é um profissional fundamental. Esse profissional pode oferecer qualidade de vida e bem-estar, além dos cuidados que são necessários para a prevenção da contaminação.

São eles os responsáveis por cuidar daquelas que são as maiores vítimas da doença e por esse motivo tiveram que aperfeiçoar os seus procedimentos . Além disso, velhos cuidados tiveram que ser reforçados e novos cuidados foram adicionados às suas rotinas.

Um cuidador especializado é capaz, inclusive, de proporcionar a continuidade eficaz do cuidado hospitalar e tratamentos de saúde em casa, evitando assim que o idoso seja exposto à contaminação externa. No entanto, muitas famílias acabam não percebendo o papel fundamental que esse profissional exerce e optam por limitar ou suspender totalmente os seus serviços.

O resultado são pacientes doentes por mudança nos seus cuidados com a alimentação e higiene, familiares sobrecarregados e idosos deprimidos por sentirem-se abandonados.

Devido ao papel fundamental desse profissional durante a quarentena, decidimos escrever este artigo mostrando a importância de mantê-lo e os cuidados extras indispensáveis neste período.

Por que o cuidador é fundamental no período da quarentena?

Entre os cuidados essenciais para evitar a contaminação pelo coronavírus estão a higiene e o isolamento. No entanto, alguns idosos moram sozinhos ou passam grande parte dos seus dias sozinhos e dependem do cuidador em suas rotinas diárias de higiene, uso correto de medicações, alimentação adequada e até mesmo na prevenção de acidentes domésticos, visto que alguns possuem dificuldades para se locomover.

Além disso, o cuidador também garante o bem-estar físico e mental do idoso através de sua companhia, de atividades de lazer, do estímulo e do carinho dedicado ao paciente.

Algumas famílias, por cautela, reduziram ou suspenderam atividades com outros profissionais como psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e treinadores físicos. Esses cuidados adicionais passaram em grande parte para os cuidadores.

Dessa forma, o cuidador é indispensável na vida de seus pacientes, visto que alguns desses pacientes como os portadores de Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson e outras síndromes demenciais, têm dificuldades ou incapacidade de seguir até as orientações mais simples.

Os idosos devem manter as suas vidas dentro da maior normalidade possível, com seus banhos de sol diários, sua rotina de alimentação e exercícios físicos e atividades de lazer e entretenimento. Para que isso seja possível, a grande maioria precisa contar com a ajuda de seu cuidador.

Por isso, os familiares precisam pensar muito bem antes de abrir mão desse profissional por medo da contaminação, caso contrário essa medida que serviria para preservar o idoso pode ser responsável por trazer ainda mais problemas para este momento.

Existem alguns cuidados extras que devem ser adotados de maneira a garantir a higienização correta antes do contato com o idoso. A seguir, apresentaremos as principais delas.

Quais cuidados extras o cuidador deve ter neste momento?

O coronavírus tem alto potencial de contágio e como os idosos tendem a ter a imunidade mais baixa que a média da população. É essencial que quem trabalha com eles tome precauções adicionais. O cuidador do idoso deve redobrar os cuidados com sua própria higiene pessoal e com a da pessoa assistida.

Além de todos os cuidados que já tomava com o manuseio do paciente e sua rotina, os cuidados extras a seguir precisam ser adotados neste momento:

Ao chegar da rua para a residência do idoso

  • antes de qualquer coisa, o cuidador precisa higienizar as mãos corretamente;
  • se ele fez uso de transporte público ou veio de lugar com aglomerações de pessoas, é recomendado não se aproximar do idoso e nem entrar em seu cômodo antes de tomar um banho, trocar de roupa ou vestir luvas e um jaleco;
  • caso tenha feitos compras, elas devem ter as suas embalagens higienizadas antes do contato com o idoso;
  • se o cuidador estiver resfriado ou com qualquer sintoma de gripe, não deve trabalhar nem interagir com o idoso até que seja liberado por um profissional da saúde

Cuidados com o ambiente e ao manusear objetos

  • durante a quarentena, a limpeza dos ambientes onde o cuidador e o idoso circulam deve ser feita com mais frequência;
  • o ar condicionado deve ser usado somente quando tiver muita necessidade e deve-se optar por manter a ventilação natural do ambientes;
  • os objetos que são manuseados frequentemente pelo idoso e são compartilhados com outras pessoas devem ser higienizados com uma frequência maior;
  • equipamentos como termômetro, aparelho para medir a pressão arterial e estetoscópio devem ser de uso exclusivo do idoso. Caso não seja possível, precisam ser higienizados com álcool 70%;
  • utensílios pessoais como pente, escova de dente, toalhas, pratos e talheres devem ser de uso exclusivo do idoso;
  • frascos de álcool em gel devem ser espalhados pela casa de maneira a facilitar a higienização frequente das mãos, utensílios e superfícies;
  • qualquer pessoa que tenha retornado de áreas de transmissão local do COVID-19 não deve ter contato com o idoso por pelo menos 14 dias a contar da data do retorno;

Utilizar máscara de proteção facial e higienizar maçanetas e superfícies com álcool 70% finalizam os cuidados extras com o idoso neste período de quarentena.

 

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades