logo-blog
Search
licença maternidade da empregada doméstica

Licença maternidade da empregada doméstica

Índice

O que é licença maternidade?

Licenca maternidade é o direito de afastamento em caso de nascimento, adoção, aborto natural ou natimorto, garantido às empregadas doméstica pela Constituição Federal de 1988, e regulamentado pela PEC das Domésticas.

Este benefício foi garantido com a promulgação da Lei Complementar 15 de 2015, mais conhecida como PEC das domésticas, que além deste, também regulou e garantiu vários outros benefícios como carga horária de 8 horas, adicional noturno, horas extras e outros. 

Quanto tempo dura a licença maternidade da empregada doméstica?

A licença maternidade tem a duração de 120 dias corridos, e em caso de aborto natural, isso mesmo, o aborto deve ser comprovadamente natural, caso seja provocado, nao existirá auxílio, são 14 dias que a mãe tem de direito de afastamento.

As férias não podem ser computadas durante a licença. E é possível emendar a licença com férias, caso a empregada tenha direito. 

A partir de quando começa a contar a licença maternidade?

A licença maternidade pode ser solicitada em até 28 dias antecedentes ao parto, ou a partir do nascimento do bebê, e deve ser solicitada pela própria empregada. 

É importante lembrar da Lei nº 14.151/2021, afirma que durante o período da pandemia decorrente da Covid-19, a empregada gestante deverá ficar afastada de suas atividades presenciais sem prejuízo de seu salário integral. A justiça, em decisões recentes, tem dado ao INSS o dever de arcar com seu salário durante a pandemia. 

Qual o valor e quem paga o salário-maternidade da empregada doméstica?

O INSS é responsável por pagar o salário-maternidade da empregada doméstica no período da licença, justamente por ser um benefício previdenciário.

Quanto ao décimo terceiro, o INSS também é responsável por pagar em caso de licença maternidade.

Quais as obrigações do empregador durante a licença?

Durante a licença maternidade, o empregador precisa continuar recolhendo as guias do eSocial da empregada doméstica que contemplam o FGTS, INSS patronal, antecipação da multa FGTS e seguro contra acidente de trabalho. 

Além disso, a empregada doméstica tem estabilidade no emprego desde a confirmação da gravidez até cinco meses do nascimento do bebê

Como dar entrada a licença maternidade?

Para dar entrada ao benefício basta que a empregada se cadastre no site da Previdencia e requeira o benefício.

E necessário que tenham em mãos o documento de identidade, carteira de trabalho, registro de nascimento do bebe ou documento que comprove a adocao, e em caso de solicitacao em ate 28 dias antecedentes ao parto ou aborto espontâneo, o atestado médico. Empresa de energia solar em Pouso Alegre

Demissão da empregada no período da licença

Pode acontecer de problemas surgirem durante o período de gestação da empregada doméstica ou da licença maternidade que motivem o empregador a demitir a empregada no período da estabilidade dela, neste caso pode ocorrer uma indenização referente ao tempo de estabilidade assegurado em lei, incluindo verbas salariais, aviso prévio, décimo terceiro e férias. 

Importa dizer que a licença maternidade é diferente da estabilidade da empregada. A partir do nascimento do bebê, a estabilidade garante que ela não possa ser demitida em 5 meses. Ou seja, caso ela tire a licença maternidade a partir do parto, ela voltará ao trabalho e ainda terá um mês de estabilidade. 

Após a licença e após o período de estabilidade, a empregada pode ser mandada embora sem justa causa sem a necessidade de indenização da mesma. 

Quer contratar uma empregada doméstica, ou uma substituta?

Sua empregada está de licença maternidade e você precisa de ajuda na realização dos seus serviços domésticos? Sabia que é possível contratar temporariamente uma empregada durante o período de licença da sua empregada doméstica?

Você quer contratar uma empregada doméstica temporária ou efetiva e não sabe por onde começar? Não se preocupe, o Famyle está aqui para te ajudar em tudo que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades!

Crie uma vaga e deixe que o Famyle cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

diarista

Critérios para Escolher uma Diarista Confiável

Ao escolher uma diarista confiável para cuidar da limpeza de sua casa, é essencial considerar vários critérios importantes.  Desde a confiabilidade até a qualidade do

enfermeira pediatrica

Enfermeira Pediátrica como Apoio aos Pais

Quando se trata da saúde e bem-estar dos filhos, os pais muitas vezes se encontram navegando em águas desconhecidas, especialmente quando enfrentam desafios médicos.  Nesses