logo-blog
Search
vacinas

Vacinas: o que são e como funcionam?

Índice

O que são vacinas?

As vacinas foram criadas para proteger nosso corpo contra alguns tipos de vírus e bactérias. Elas estimulam a criação de anticorpos no nosso organismo contra determinadas doenças, através do próprio microrganismo enfraquecido, morto ou algumas partes de seus derivados. 

 

Como as vacinas são produzidas?

Primeiramente, para se fazer uma vacina é necessário saber qual será a composição dos microrganismos que vão integrar a vacina e decidir de qual tipo ela será.

Existem alguns tipos de vacinas:

 

  • Inativada: o microrganismo é inativado, como se fosse morto;
  • Atenuada: utiliza o micro organismo vivo, mas enfraquecido;
  • Com subunidade: possuem fragmentos dos microrganismos;
  • Com toxóides: toxinas do micro organismo causador da doença;
  • mRNA: fragmentos do material genético do microrganismo;

 

As vacinas passam por três fases. A primeira fase se dá por ela ser testada em algumas pessoas para se fazer a verificação da segurança, e determinar a dosagem correta. Essa fase costuma durar dois anos. 

Na segunda fase, ela é testada em um número maior de pessoas e se verifica os efeitos colaterais além de testar várias doses e suas reações. 

Na terceira fase, a vacina é dada a milhares de pessoas e se verifica a eficácia da mesma. 

Após essas três fases, ela deve ser regulamentada e distribuída para a população. 

 

Quais os efeitos das vacinas no corpo humano?

Quando o microrganismo presente nas vacinas entra em contato com o nosso organismo, ele estimula a produção de anticorpos da doença que ele causa, mesmo sem a pessoa ficar doente. Nesse processo, a vacina estimula a criação de imunidade em nosso corpo, contra a doença a que ela é destinada. 

 

As vacinas possui efeitos adversos?

Se você pegar a bula de um remédio qualquer em sua casa verá a quantidade de efeitos colaterais do uso deste medicamento. Não é diferente com as vacinas. 

As vacinas só podem ser aprovadas quando reações adversas fortes representarem menos de 1% dos vacinados e os efeitos leves forem curtos. Exemplos de efeitos colaterais são febre, dor e vermelhidão na região da vacina, mal-estar, dor de cabeça.

 

Qual a importância da vacinação?

Bom, partindo da premissa que as vacinas foram criadas para trazer imunidade ao nosso corpo e desenvolver anticorpos contra doenças altamente contagiosas, então sua importância principal é evitar a circulação dessas doenças e consequentemente a morte de milhões de pessoas. 

Um exemplo bom de se lembrar é o da varíola, que foi a doença que mais matou no mundo, aproximadamente 500 milhões de mortes e durou cerca de 3 mil anos. Com a descoberta da vacina e sua disseminação, a varíola foi erradicada do planeta. 


Quais as principais vacinas?

O governo disponibiliza 15 vacinas gratuitas para toda população através do SUS e todas elas são recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde). São elas: 

 

  • BCG
  • Penta (vacina adsorvida difteria, tétano, Hepatite B-recombinante, Haemophilus influenzae b – conjugada e pertussis)
  • Pneumocócica, contra pneumonia
  • Meningocócica C, contra meningite
  • HPV (vírus do papiloma humano)
  • Febre Amarela
  • VIP/VOP (vacina inativada e vacina oral poliomielite)
  • Hepatite B
  • Rotavírus
  • Influenza na sazonalidade
  • Hepatite A
  • Tetra viral (varicela-catapora, sarampo, caxumba e rubéola)
  • Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
  • Dupla adulto (difteria e tétano)
  • dTpa (difteria, tétano e coqueluche)

 

Aqui você encontra uma cartilha muito legal feita pelo Ministério da Saúde explicando as idades e as características das vacinas. 

 

Vacina e o Covid-19

Existem muitos questionamentos sobre a vacina contra o Covid-19, mas vou pontuar alguns esclarecimentos básicos acerca dessa vacina.

 

Segundo a especialista do Butantan Viviane Maimoni Gonçalves, o estudo da vacina contra a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) começou em 2003 no primeiro surto global do coronavírus e continuou no segundo surto em 2012. Porém, em ambos os casos, a pandemia acabou antes da conclusão dos estudos. Os cientistas finalizaram apenas as etapas 1 e 2 da vacina. Veja aqui o artigo completo.

Com o aprimoramento da tecnologia, e no surgimento de uma nova pandemia do coronavírus, bastou apenas uma adaptação da vacina já existente do antigo coronavírus para o novo. Além disso, houve um investimento maciço dos países no desenvolvimento da vacina, contribuindo também para a agilidade em sua entrega.

 

Quer contratar uma empregada doméstica?

Você quer contratar uma empregada doméstica e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

 

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

diarista

Critérios para Escolher uma Diarista Confiável

Ao selecionar uma diarista confiável, é essencial considerar vários critérios para garantir que suas necessidades domésticas sejam atendidas de forma satisfatória e consistente.  Desde a