Maneiras de ajudar a superar a Pandemia do COVID-19

Índice

O que posso fazer para ajudar nesse período de quarentena?

Em tempos de pandemia, temos sido obrigados a repensar nossos hábitos, nossa rotina e até mesmo nosso modo de vida. A situação de isolamento tem nos obrigado a vivenciar novas realidades e nos propõe uma reflexão sobre como enfrentar tantos novos desafios. Não é incomum também que dentre essas reflexões surja a preocupação com o próximo e o desejo de ajudar de alguma forma.

Contudo, encontrar formas viáveis de ajudar o próximo pode não ser algo tão simples, já que estamos limitados ao espaço da nossa própria casa. Para que possamos todos passar por esse momento dando o melhor de nós, o famyle preparou algumas dicas para você e juntos vamos descobrir o que fazer para ajudar nesse período de quarentena.

Antes de tudo, mantenha o isolamento social

Manter o isolamento é a melhor forma de ajudar a todos. Seguir à risca a recomendação da Organização Mundial de Saúde garante que você não seja responsável por infectar outras pessoas e que não seja infectado. Essa é, sem dúvida, a melhor forma de ajudar na proteção coletiva e garantir que tudo volte logo à normalidade.

Mantenha-se saudável para além do vírus

Cuidar do outro é sempre importante, mas para isso precisamos manter nosso autocuidado e garantir que estejamos em condições de lidar com a quarentena da melhor forma. Nesse sentido é importante tentar manter uma rotina, praticar exercícios e não descuidar da alimentação e da saúde mental. Existem iniciativas muito legais nesse sentido e nós estamos preparando uma matéria especial sobre isso. Fique de olho para ver as novidades

Se tiver possibilidade, ajude a manter as pessoas que te prestam serviços

Esse é um momento de dificuldades para todos, mas especialmente para alguns profissionais que passaram a ter seus serviços ameaçados, seja pelo baixo fluxo de clientes ou por terem suas atividades suspensas nesse período, como é o caso de muitas profissionais domésticas.

Pode ser que você precise de uma profissional doméstica, mesmo nesse período. Apesar de não ser o ideal, não é impossível manter os serviços da sua profissional doméstica. Nesse caso, o ideal é que você siga uma série de cuidados e recomendações. Você pode ver quais esses cuidado nessa outra matéria do blog famyle.

Nesse momento, é importante que você considere manter o pagamento desses serviços, se tiver condições, mesmo que não os esteja usando. Por mais estranho que isso possa parecer, pode significar muito para alguns profissionais e esse valor pago pode ser negociado no futuro e convertido em prestação de serviços, ou mesmo criando uma espécie de “banco” de serviços.

Compre de pequenos comerciantes e de pessoas que estão oferecendo serviços online

Durante essa pandemia, muitas pessoas estão buscando alternativas para continuar se mantendo em meio à crise. Você pode ajudar buscando comprar os produtos dessas pessoas sempre que possível.

Os produtos que podem ser encontrados são os mais variados e vão desde doces para a páscoa até mascaras de pano para proteção individual. Você consegue encontrar essas pessoas vendendo seus serviços em uma busca rápida no facebook.

Também vale priorizar as compras em mercados pequenos próximos a sua casa. Esses lugares provavelmente serão mais sensíveis à crise do que grandes redes de supermercado e, além disso, por seu caráter local e pela menor circulação de pessoas, são muito provavelmente ambientes mais seguros para as suas compras.

Busque o contato de pequenos agricultores locais

Outra ótima alternativa para esse momento é buscar comprar de produtores locais.

Além de ajudar negócios familiares, os alimentos produzidos nesse tipo de cultivo tendem a ser mais frescos e saudáveis por utilizarem menos agrotóxicos, ou até mesmo nenhum agrotóxico, por exemplo, proporcionando uma dieta ainda mais saudável.

Outra vantagem é que muitos desses agricultores estão trabalhando com sistemas de entrega ou então retirada com hora marcada, o que minimiza a sua exposição e ajuda a manter as medidas restritivas em épocas de quarentena.

Vale a pena buscar o contato dessas pessoas!

Faça doações diretas

Sabemos que infelizmente nem todos têm a possibilidade de se proteger do vírus e que algumas populações estão mais sujeitas do que outras ao avanço do COVID-19.

Nesse sentido, algumas organizações têm se articulado para ajudar a proteger essas populações e para isso estão fazendo campanhas de arrecadação e vaquinhas online.

Uma dessas organizações é a arcah , que está ajudando a cuidar das populações de rua da cidade de São Paulo e estão fazendo uma vaquinha online para financiar a compra de produtos de higiene pessoal para essas populações. Você pode fazer uma doação para ajudar a causa e encontrar mais informações no site da organização e até mesmo encontrar várias outras iniciativas.

E muitas outras coisas…

Se algo de positivo pode ser tirado desse momento de crise, certamente é a percepção de como nossas ações cotidianas podem fazer a diferença e de como em tempos de dificuldades surgem muitas iniciativas inspiradoras para nos ajudar a superar tudo isso.

Claramente não daríamos conta de cobrir todas as possibilidades de ajuda e todas as iniciativas que merecem destaque em uma única postagem, mas temos esperança de que isso sirva para inspirar novas ideia e incentivar novas buscas. Sem dúvida existe muito a ser feito mesmo sem sair de casa, e todos nós podemos e devemor ajudar como nos for possível nesse momento.

E você? Tem alguma ideia de como ajudar ou gostaria de compartilhar algo que está fazendo para ajudar nessa crise? Escreva nos comentário e compartilhe com a comunidade famyle.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Crianças dando a mão

Categorias

Posts Recentes

Compartilhe em suas Mídias Sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Tags

Posts Relacionados

empresa limpeza

Empresa de limpeza

Se você está buscando informações de como contratar uma empresa de limpeza, esse texto pode te ajudar. Reunimos tudo que você precisa saber sobre a