logo-blog
Search
cuidador de idosos

Cuidador de Idosos: o que faz este profissional?

Índice

Com o envelhecimento da população, cada vez mais idosos necessitam de atenção especial no cuidado com a saúde. Para suprir esta demanda, a profissão de cuidador de idosos é a que mais cresceu nos últimos anos aqui no Brasil, com aumento de cerca de 500% no número de profissionais e a tendência é de continuidade neste crescimento.

Se você tem um familiar idoso que mora sozinho ou precisa de atenção especial, mas a família não consegue oferecer essa atenção, esse texto é para você! Mas se você é cuidador ou quer ser um cuidador, também precisa ler esse texto!

Contrate cuiadores qualificados perto de sua casa

O que é ser um cuidador de idosos?

cuidador de idosos

Ser um cuidador de idoso é estar comprometido com o cuidado e atenção à saúde dos idosos, participando de sua rotina para favorecer a independência do idoso.

O cuidador não deve ser a pessoa que faz tudo para o idoso, mas a pessoa que, ao longo do dia, oferece suporte e encoraja o idoso a realizar suas tarefas na busca da autonomia.

Além de cuidados com a saúde corporal do idoso (higiene, alimentação e medicação), o cuidador deve oferecer suporte e atenção à saúde mental do idoso para garantir o bem estar social e a qualidade de vida, através da escuta, da conversa, do carinho, da companhia e, acima de tudo, do profissionalismo.

Como é ser um cuidador de idosos?

Ser um cuidador de idosos é honroso e satisfatório! O trabalho de um cuidador é proporcionar o bem estar a alguém que necessita de atenção especial e isso é muito respeitável.

Embora a profissão seja muito gratificante, há momentos em que o estresse, o cansaço, a frustração, a irritação e o nervosismo podem surgir, mas isso acontece para todas as profissões que escolhemos.

Quando se escolhe ser um cuidador, é necessário formação e treinamento para impedir que os sentimentos negativos atrapalhem o trabalho e prejudiquem a saúde de quem estamos cuidando!

Contrate cuiadores qualificados perto de sua casa

O que é preciso para ser um cuidador de idosos?

Com o aumento da demanda por cuidadores, a demora na regulamentação da profissão e os altos índices de desemprego no país, muitas pessoas começaram a se intitular cuidadores e atuar no cuidado com a saúde das pessoas.

Precisamos entender que, assim como é para todas as demais profissões, é necessário um curso de capacitação e aperfeiçoamento das habilidades para se tornar um cuidador. Além disso, a profissão também exige que o profissional tenha conhecimentos sobre os aspectos do envelhecimento, das doenças, nutricionais, ética e postura, noções de enfermagem para higiene e medicação, espiritualidade, direitos humanos e os aspectos legais da profissão e dos cuidados.

Quando um idoso necessita de cuidados, ele não pode ter alguém que se auto intitula cuidador, pois cuidou da avó, da mãe, etc. A pessoa que tem experiência em cuidar de um familiar idoso não é cuidador profissional, é um cuidador familiar.

Quais habilidades necessárias para ser um bom cuidador de idosos?

Para ser um bom cuidador de idosos, ter seu trabalho reconhecido e ter uma boa remuneração é necessário que se tenha habilidades específicas para o trabalho exigido pela profissão. Dentre elas:

Contrate cuiadores qualificados perto de sua casa

Habilidades técnicas

As habilidades técnicas de um cuidador, referente aos cuidados a serem executados com idosos, são adquiridas em sua formação profissional realizando cursos em boas e renomadas instituições, com professores qualificados e estágio prático para obtenção de técnicas de cuidado. Você vai precisar de conhecimento, técnica e habilidade para auxiliar o idoso em suas rotinas de higiene, alimentação, medicação, entretenimento, lazer, exercícios, passeios, consultas médicas, exames e demais atividades da rotina.

É muito importante focar na busca por conhecimento e não apenas na certificação. Uma boa opção é o curso técnico de enfermagem que oferece conhecimentos mais técnicos e habilidades para cuidar do idoso em casa ou mesmo atuar dentro de uma instituição hospitalar ou de longa permanência.

Qualidades éticas e morais

Cuidar da saúde e da vida familiar de alguém requer uma postura ética impecável. Muitas diretrizes éticas e morais são abordadas nos bons cursos, mas muito desta postura também está ligada ao caráter de cada indivíduo. Portanto, para se tornar um cuidador de idosos é preciso ter muita discrição e saber respeitar as individualidades de cada paciente e família.

Além disso, o profissional precisa ser boa índole e ter bons antecedentes, pois a profissão de cuidador de idosos é uma das poucas em que é permitido exigir a certidão de bons antecedentes do profissional.

Qualidades emocionais

O cuidador precisa ter consciência de que, para garantir a qualidade na sua prestação de serviços, é necessário que as emoções estejam controladas e não interfiram no cuidado. Portanto, o cuidador precisa:

  • possuir equilíbrio emocional para lidar com as dificuldades do idoso e sua família, sem deixar problemas pessoais interferirem na relação de cuidado.;
  • ter muita paciência e saber respeitar as limitações de cada idoso e suas contradições;
  • ser muito tolerante com as situações que poderão surgir, pois é comum idosos se tornem agressivos em decorrência de doenças que surgem com o envelhecimento, como o Alzheimer, por exemplo;
  • ser gentil e saber utilizar palavras cordiais, bem como manter um tom de voz respeitoso e cordial;
  • ser muito observador para conseguir identificar dificuldades e limitações do idoso em seu processo de envelhecimento e perda de independência funcional, bem como saber reconhecer sinais de piora do quadro clínico;
  • ter compreensão para reconhecer momentos de dificuldade do idoso e ser capaz de oferecer auxílio;

 

Qualidades intelectuais

Ter conhecimento sobre o processo de envelhecimento, doenças comuns na velhice é fundamental. Além disso, é necessário inteligência e atenção para lidar com manejo de remédios complexos, interpretação de bulas e também ter capacidade de tomar decisões rápidas em situações de emergência.

Para adquirir estes conhecimentos e habilidades, faça um bom curso de cuidadores e busque novos conhecimentos constantemente. Há centenas de cursos de especialização disponíveis e, para complementar um curso presencial de cuidador, a modalidade EaD auxilia muito com a leitura de materiais ricos e vídeo aulas.

Qualidades físicas

Além das qualidades emocionais e intelectuais, o cuidador ainda precisa ter qualidades físicas que favoreçam seu trabalho e o cuidado com o idoso. Não é preciso ser necessariamente uma pessoa grande e forte. Na verdade, o cuidador deve ter muita disposição, agilidade e energia para lidar com o idoso que pode ter diferentes graus de dependência. Em muitos casos, quando o cuidador possui técnicas de cuidados eficazes, a utilização da força é minimizada.

Outra questão fundamental é o autocuidado! Para cuidar da saúde de alguém primeiramente é preciso saber cuidar da sua própria saúde. Portanto, seja cuidadoso com sua saúde física e emocional. Não se sobrecarregue e converse com os familiares do idoso quando isso acontecer. Procure manter sua apresentação pessoal impecável, pois a aparência diz muito sobre alguém. É importante lembrar que apresentação pessoal não tem nenhuma relação com beleza e sim com a forma na qual nos apresentamos. Confira nossas dicas para ter uma boa apresentação pessoal:

  • roupas brancas, limpas e passadas, transmitem a imagem de uma pessoa higiênica, enquanto roupas sujas e amarrotadas transmitem a imagem de desleixo;
  • unhas curtas e com cores neutras para não correr o risco de machucar a pele frágil do idoso durante as rotinas de cuidados;
  • cabelos devem estar sempre bem presos, pois acumulam bactérias e oferecem risco de contaminação;
  • evite o uso de colares, brincos, pulseiras, anéis e outros adereços, pois assim como as unhas e cabelos oferecem risco de lesão e contaminação;
  • cuidado com cheiros fortes, pois ao longo da rotina você terá momentos em que estará muito próximo do idoso e estes cheiros fortes incomodam e podem causar alergia. Evite perfumes e fique atento a odores corporais.

Contrate cuiadores qualificados perto de sua casa

 

Habilidades comunicativas

Saber se comunicar é imprescindível para qualquer trabalho ou relação humana. Para o cuidador de idosos, é necessário a habilidade de comunicação clara e objetiva, com tom de voz adequado a capacidade auditiva de cada paciente. Além disso, é muito importante sempre conversar com o idoso sobre todos os procedimentos a serem realizados, e não simplesmente executá-los. Comunique, explique e passe tranquilidade e segurança para favorecer e facilitar seu trabalho de cuidador.

Uma das principais tarefas do cuidador é oferecer apoio social e emocional para o paciente. Portanto, saiba conversar (ouvir e falar) sobre temas variados. Saiba também respeitar os momentos em que idoso não quer conversar e procure sempre compreender seu momento.

Habilidades criativas

O cuidador vai precisar de muita criatividade para propor atividades que estimulem a motricidade fina e ampla do idoso, bem como sua cognição e memória. Na falta de ideias, existem milhares de materiais sobre atividades terapêuticas e exercícios para idosos realizarem em casa.

Lembre-se sempre de propor atividades que contemplem as condições do idoso e tenham sentido para atrair seu interesse. Atividades fora do alcance desestimulam e podem criar bloqueios no idoso.

Sempre que necessário, consulte um profissional especializado (fisioterapeuta, educador físico, terapeuta ocupacional, entre outros) para garantir a qualidade e efetividade das ações.

Contrate cuiadores qualificados perto de sua casa

Quais as funções do cuidador de idosos?

As atribuições do profissional cuidador de idosos é um tema muito debatido e traz uma série de questionamentos em decorrência da falta de formalização da profissão. Como o cuidador de idosos ainda se enquadra na categoria de empregados domésticos, muitas pessoas que contratam cuidadores têm o entendimento de que estes profissionais devem cuidar, além do idoso, da casa também.

No entanto, é fundamental ter em mente que o cuidador de idosos é um profissional de saúde que atua no ambiente doméstico. Portanto, suas atribuições ficam restritas ao cuidado com a saúde e o bem estar social e emocional do idoso. Afinal, quando um cuidador está ocupando seu tempo com tarefas domésticas, é inviável que ofereça, simultaneamente, atenção ao idoso.

Por estes motivos, ao se tornar ou ao contratar um cuidador de idosos, você precisa entender as atribuições da função. São elas:

  • Cuidados com a higiene do idoso: estes cuidados não se limitam ao banho, mas contemplam também o cuidado com a higiene oral, hidratação da pele, cuidados com as unhas, cabelos e barba.
  • Cuidados com a medicação: além de garantir que o idoso faça o uso correto de suas medicações, o cuidador de idosos também precisa organizar estes medicamentos para que o idoso tenha fácil acesso; gerenciar a quantidade de medicações e informar a família sobre a necessidade de compra para que nunca falte medicações; organizar a medicação e descartar, de forma correta, medicamentos vencidos para que, em hipótese alguma, o idoso faça uso de medicamento fora da validade; tenha conhecimento sobre as medicações, suas formas de administração e os riscos da interação medicamentosa.
  • Cuidados com a alimentação: preparar as refeições não é atividade que diz respeito à saúde, portanto, não é uma atribuição do cuidador de idosos. No que diz respeito ao cuidado com a alimentação, o cuidador tem o papel de promover a alimentação saudável do idoso, através do estímulo ao consumo de alimentos saudáveis e a ingestão de água para hidratar o corpo. Lembre-se que é fundamental o acompanhamento de um nutricionista para elaborar um plano alimentar que atenda as necessidades de cada idoso.
  • Bem estar do idoso: o cuidador deve promover atividades que estimulem a cognição e a motricidade fina e ampla do idoso para favorecer a sua autonomia e independência. Estas atividades podem ser da rotina diária do idoso (dobrar roupas, estender a cama, regar a plantas, etc), jogos (cartas, tabuleiro, memória, etc), exercícios (alongamentos, ginástica, etc.) e terapêuticas (pinturas, recortes, colagens, etc.), sempre respeitando as limitações e os interesses do idoso. Lembre que exercícios físicos devem ter a orientação e supervisão de um profissional educador físico.
  • Acompanhamento: o profissional cuidador pode – e deve – acompanhar o idoso em atividades fora de casa também, como passeios, compras, consultas médicas e exames. Nestes casos, é recomendado que o cuidador esteja com vestimenta discreta para não constranger o idoso na rua.

Contrate cuiadores qualificados perto de sua casa

Quer contratar um cuidador de idosos?

Você quer contratar um cuidador de idosos e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

copeira

Copeira em Ambientes Corporativos

A presença de uma copeira em ambientes corporativos desempenha um papel fundamental na manutenção do bem-estar e na eficiência das operações diárias.  Mais do que