Como manter a saúde durante a quarentena?

Índice

Ter uma rotina equilibrada pode ser um verdadeiro desafio em tempos de quarentena. Nesse momento, as rotinas de trabalho em home office disputam espaço com as tarefas domésticas, a atenção com os habitantes da casa dentre tantas outras demandas estranhas ao ambiente tradicional de trabalho e a uma rotina comum.

Para além disso, ficar isolado pode começar a ser particularmente difícil e custoso a longo prazo, afinal todos começamos a sentir falta dos passeios, do contato com familiares e amigos próximos, das interações sociais dentre outras coisas das quais temos de nos privar nesse momento.

Nesse sentido é muito importante desenvolver estratégias para superar esse período mantendo não só a sua saúde física mas também psicológica e por isso gostaríamos de dividir algumas dessas estratégias com você.

Busque organizar uma rotina

Com a flexibilização do tempo, devido ao home-office ou mesmo pela suspensão integral da rotina de trabalho é comum que o dia todo perca seus limites que antes eram muito claros. Agora não existe mais necessidade de ter um tempo claro para trabalhar, para cuidar de si mesmo, da família e é comum que tudo isso se entrelace e o dia “perca as bordas”

Embora isso possa até mesmo ser agradável no começo, pode se tornar uma confusão e gerar stress a longo prazo. Logo surgirá a sensação de que você está trabalhando enquanto deveria estar descansando e cansado enquanto deveria estar trabalhando.

Por isso é muito importante que mesmo que possa ter uma rotina mais fluída você busque manter alguma organização dos seus horários mantendo a compartimentalização e permitindo dedicação completa as atividades que está realizando. Isso garante maior valorização do seu tempo e diminui consideravelmente o stress a longo prazo.

Realize exercícios mesmo em casa

Já é um fato bem estabelecido que o exercício é fundamental para a saúde. O corpo precisa de movimento para poder se manter saudável. Movimentar-se faz circular o sistema linfático, fundamental para uma boa imunidade e algo fundamental para garantir a segurança contra doenças comuns e o próprio coronavírus.

Além disso manter-se ativo pode ajudar a regular o metabolismo ajudando a evitar insonia e alterações indesejadas do peso.

Não deixe de tomar sol

O sol também tem papel importante na manutenção do organismo e é importante se expor a luz solar pelo menos durante alguns minutos (idealmente 30 minutos) pelo dia no início da manhã (Antes das 9 horas) ou no fim da tarde (após as 16 horas).

A luz solar é importante para a produção da vitamina D que ajuda a manter o organismo equilibrado. Além disso a luz do sol é importante para ajudar no controle da sonolência e a melhorar a disposição durante o dia.

Cuide da sua saúde mental tanto quanto do seu corpo

É importante manter a saúde mental em dia. O cenário pessimista e monótono pode causar danos significativos aos estados psicológicos levando ao surgimento de quadros de desânimo ou até mesmo de  stress.

É nesse momento que temos que redobrar os autocuidados com nosso corpo e mente. Se você já possui um psicólogo e tem condições de continuar pagando pelos serviços desse profissional não o dispense nesse momento.

Se sentir necessidade de contratar um psicólogo para ajudar nesse momento saiba que também é possível. As consultas podem ocorrer a distância através de video chamadas.

Existe ainda a possibilidade de encontrar ajuda online de forma gratuita. Vários canais, sites e blogs têm disponibilizado conteúdos muito úteis como rotinas de exercícios, dicas de como lidar com sentimentos difíceis, dicas de yoga, meditações dentre tantas outras coisas.

Você pode conhecer algumas dessas iniciativas logo abaixo:

O canal da Patrícia (Pazu) está preparando uma série muito interessante para lidar com a quarentena. Os vídeos abordam temas que vão desde dicas de auto-conhecimento até vídeo aulas de yoga. Você pode conferir o conteúdo clicando aqui.

Outro canal que tem se dedicado a nos ajudar no enfrentamento desse período é o canal da monja Coen. Nele, a monja nos dá alguns conselhos sobre a nossa vida e nos convida a refletir o nosso tempo e a nossa realidade, podendo ser um ótimo canal para trazer paz em momentos mais difícies. Vale a pena conferir clicando aqui.

Além disso, em uma perspectiva um pouco mais prática, temo a Pri Leite que disponibiliza várias rotinas de yoga em seus vídeos de forma gratuíta. A vantagem dessa técnica é que ao mesmo tempo concilia práticas meditativas e de auto-conhecimento com o exercício físico propriamente dito, o que pode ser uma boa pedida para aqueles de dispõe de pouco tempo. Clique aqui para conhecer o canal da Pri Leite 

Para manter-se bem, acima de tudo, respeite seus limites

Mais importante que tudo, é saber respeitar o seu corpo e o seu tempo. É muito comum nesse momento que todos sintam necessidade de ser tão ou mais produtivos do que antes. Esse aumento de produtividade pode ser real para algumas pessoas, no entanto não é verdade para todos, ou seja, tudo bem que em alguns dias as coisas não estejam fluindo tão bem quanto o esperado.

A melhor escolha é a de respeitar seu corpo, seus ritmos e fazer as coisas com constância e em seu devido tempo. Isso, é muito diferente de aceitar entregar-se a improdutividade ou ao ócio. É muito mais uma nova adaptação do seu corpo a essa nova rotina o que é muito importante para o sucesso desse período.

Assim sendo, siga nossas dicas, mantenha uma rotina de exercícios e cuidados que seja disciplinada o suficiente para que possa te orientar, mas flexível o suficiente para que ter permita ser gentil consigo mesmo e com os seus ritmos.

Desejamos todo o sucesso nessa fase e esperamos contribuir um pouco com a sua rotina e saúde.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Crianças dando a mão

Categorias

Posts Recentes

Compartilhe em suas Mídias Sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Tags

Posts Relacionados

empresa limpeza

Empresa de limpeza

Se você está buscando informações de como contratar uma empresa de limpeza, esse texto pode te ajudar. Reunimos tudo que você precisa saber sobre a