A pandemia causada pelo novo coronavírus colocou boa parte do mundo em quarentena. O isolamento social, além de prejudicar diretamente a economia, também é muito prejudicial à saúde mental de todas as pessoas.
Uma doença causada por um vírus invisível e que, até o momento, ainda não foi controlado, tem o poder de mexer com os nossos níveis de ansiedade, stress e depressão.
Afinal, o isolamento pode gerar aflição por diversos motivos, seja o medo de contrair a doença, a empresária que não quer demitir os funcionários, mas não sabe como pagará as contas no final do mês, a autônoma que, se não trabalha, não recebe, ou até mesmo a senhorinha que perdeu as suas visitas e agora tem que passar a maior parte do tempo sozinha.
Antes mesmo de o mundo ser atingido pelo coronavírus, o Brasil já era considerado o país com o maior número de pessoas ansiosas. Com o isolamento social, esse cenário pode se agravar ainda mais.
O momento que estamos vivendo demanda ainda mais cuidados, não só com o nosso corpo, mas também com a nossa mente. Pois, a ansiedade e o estresse fragilizam o nosso sistema imunológico e debilitam a nossa saúde mental.
Por isso, escrevemos esse artigo, com algumas dicas simples que podem ajudar muito a manter a saúde mental em tempos de isolamento.
Como manter a saúde mental em tempos de isolamento
Toda esta situação de pandemia e isolamento faz com que nos sintamos inseguros, angustiados e impacientes. O que está ao nosso alcance neste momento é buscar amenizar todos estes sintomas e manter uma vida o mais saudável possível.
Isso pode ser um verdadeiro desafio para a maioria das pessoas. No entanto, algumas medidas simples podem fazer toda a diferença na sua vida e na de sua família.
Em primeiro lugar, ter consciência de que esta é uma situação temporária e evitar se sobrecarregar com informações é um excelente começo. Você também precisa aprender a respeitar o seu novo ritmo e não se cobrar em demasia neste momento.
Para que você consiga lidar melhor com toda essa mudança em sua vida, selecionamos algumas dicas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e de especialistas para preservar a sua saúde mental em tempos de isolamento.
Mantenha o contato social
O convívio social é fundamental na vida dos seres humanos e impacta diretamente em como nos sentimos. Por isso, manter o contato com os familiares, amigos e colegas de trabalho agora é tão importante.
Como a regra mais importante é evitar o contato físico com as demais pessoas, use e abuse das tecnologias digitais. Use as redes sociais para manter contato com familiares e amigos distantes.
As ligações, áudios e videochamadas ajudam a amenizar o impacto do isolamento social. Permita que as crianças conversem com os coleguinhas de escola e mantenham o contato com os familiares que não podem estar próximos.
A tecnologia também pode ser usada para encontrar filmes, livros, cursos e jogos gratuitos, tanto para você quanto para os pequenos.
Mantenha uma alimentação equilibrada e faça exercícios físicos
O isolamento é um ótimo momento para você cozinhar mais e manter uma alimentação equilibrada. Além disso, ingerir alimentos que aumentem a nossa imunidade é fundamental.
Se você mantiver uma alimentação rica em açúcares e gorduras, terá menos disposição e concentração, facilitando crises de ansiedade e estresse. Use seu tempo livre para testar novas receitas saudáveis e peça ajuda das crianças.
Vocês ocuparão o tempo se divertindo e cuidando da saúde. As atividades físicas também não devem ser deixadas de lado. Além de ajudarem na prevenção de diversas doenças e fortalecimento do nosso sistema imunológico, os exercícios físicos dão uma enorme sensação de bem-estar à nossa mente, controlando a ansiedade e o estresse.
Planeje uma rotina de exercícios que possam ser feitos dentro de casa mesmo. Correr com as crianças no pátio de casa também está valendo!
Incentive os seus filhos a se expressarem
Você pode achar que os seus filhos pequenos ainda não entendem bem a situação que estamos vivenciando e que estão adorando ficar afastados das aulas e da escola. Mas elas podem estar apenas não sabendo como expressar o seu medo e a sua tristeza.
Por isso, é muito importante ficar atenta às suas reações e comportamentos. Converse com eles e explique a situação atual de forma clara e apropriada para as suas idades.
Atividades criativas como desenho também podem facilitar a sua compreensão de como eles estão se sentindo, pois as crianças se sentem mais tranquilas em se comunicarem em um ambiente acolhedor e seguro.
Mantenha atenção especial com os idosos da família
Os idosos são uma das partes da população que mais sofrem com o isolamento social. Muitos deles moram sozinhos e com a quarentena estão impedidos de receberem visitas.
Além disso, não podem dar as suas voltas e nem visitar os familiares e amigos. Toda essa situação pode deixá-los mais ansiosos e agitados. Por isso, se você tem idosos em casa ou na família, ofereça apoio emocional.
Se não mora com você, faça ligações e chamadas de vídeo para saber como estão e compartilhar momentos simples do dia a dia. Deixe que as crianças conversem com eles.
Se você tem algum parente idoso morando com você, peça ajuda na cozinha, no jardim, olhe fotos antigas e jogue jogos de tabuleiro ou outros que eles gostem. Ensine-os a fazer videochamadas para conversar com os seus amigos.
Evite ler ou ouvir notícias o tempo todo
Durante a pandemia é fundamental manter-se informado para saber as melhores formas de proteger a si mesma e a sua família. O excesso de informações, no entanto, pode gerar ansiedade e preocupação excessiva.
Além disso, fake news e informações pouco confiáveis estão distribuídas na internet aos montes. Por isso, evite ler ou ouvir notícias o tempo todo. Escolha períodos do dia e fontes confiáveis para ter informações sobre a situação atual e utilize o resto do dia com atividades prazerosas que vão te fazer bem.
Assim, evitará a sensação de angústia e medo causadas por ficar ouvindo o tempo todo informações sobre o coronavírus.
Use o tempo livre para praticar atividades prazerosas
A pandemia do coronavírus e sua quarentena são uma situação bastante estressante. Por isso, use o período em que estiver em isolamento para fazer atividades que você gosta.
Veja filmes e séries, leia seus livros favoritos, faça brincadeiras divertidas com as crianças, ouça músicas relaxantes, aprenda a meditar. Para as crianças, estimule as atividades lúdicas, como brincadeiras educativas e jogos de videogame.
Na internet há muito conteúdo gratuito de qualidade e esse é um bom momento para aprender algo novo!
Essas e outras atividades auxiliam no relaxamento. É muito importante tirar algumas horinhas no dia para fazer atividades prazerosas e se desligar um pouco.
Sabemos que é muito difícil conseguir relaxar em um momento como o que estamos vivendo. Mas essas pequenas medidas podem ajudar bastante você e sua família.
Se mesmo assim você se sentir ansiosa, não hesite em buscar ajuda! Ligue para um amigo, ou busque ajuda profissional! A saúde mental é fundamental para enfrentar esse período.
Também recomendamos a leitura do post de nosso blog “Como manter a saúde durante a quarentena?”