logo-blog
Search
Baba

Guia completo para entrevistar uma Babá

Índice

 

Profissional responsável pelo desenvolvimento e cuidado de seus filhos, a babá deve ser escolhida criteriosamente. Aprenda. 

Atualmente, após muitos anos sendo uma profissão informal, o serviço de babá ou cuidadora de crianças é regulamentado. Aliás, com a grande demanda, até mesmo cursos de babá passaram a ser oferecidos no mercado.

Embora seja uma profissão muito antiga, existente desde os primórdios e conhecida por diversos nomes, como ama, nana ou aia, ainda assim demorou muito tempo para que o respeito por ela fosse desenvolvido.

Ser babá não é mais apenas cuidar de crianças, passou a ser muito mais!

Apesar de ainda existirem babás que, além de cuidar das crianças, dão conta dos afazeres da casa, o cenário mudou.

Hoje em dia, aquela responsável por cuidar das crianças, deve apenas fazer isso. E, caso receba funções fora de sua especialidade, seu salário deve refletir essas atribuições.

Bom, talvez você já saiba de tudo isso, mas sempre é bom relembrar. Agora, que tal entender como entrevistar uma babá corretamente para que você faça a contratação correta? Continue a leitura e descubra!

 

Como entrevistar a babá

Há pequenos detalhes que ajudam na hora de conduzir a entrevista para a seleção da babá para as suas crianças. Que tal saber quais são? Confira a seguir!

Saiba o perfil profissional desejado

Antes de mais nada, tenha em mente o perfil profissional desejado. De nada adianta você começar a seleção a procura de uma babá para o seu filho se nem sabe ao certo o que você deseja.

É importante lembrar que há um perfil profissional ideal para cada empregador. Assim sendo, aquele funcionário que você considera como inadequado, pode ser adequado para outra família.

Além disso, ao saber o perfil profissional necessário, a sua tarefa se torna muito mais fácil. Assim, ao invés de você se preocupar em procurar um perfil que lhe interesse, o seu foco será na proposta e nas qualificações de quem está sendo entrevistado.

Referências profissionais

As referências profissionais são muito importantes, especialmente para saber em quais lugares o profissional trabalhou antes de estar ali, na seleção para ser babá do seu filho.

Também, ao saber as referências, é possível pesquisar melhor sobre o histórico profissional de seu candidato antes de contratá-lo. Todo cuidado é pouco quando se trata do profissional que cuidará do seu filho.

Formação profissional de sua babá

Apesar de não ser muito pensado, principalmente para a função de babá, a formação profissional também deve ser considerada. Atualmente há muitos cursos profissionalizantes para pessoas que querem entrar para a área de cuidados com crianças.

Outro ponto são os cursos complementares. Há profissionais que tem até mesmo cursos de primeiros socorros – o que é um super diferencial quando se fala em cuidados.

Ela é um bom exemplo?

Você deve estar ciente de que, ao contratar uma babá, o seu filho conviverá com ela a ponto de seguir alguns exemplos e, até mesmo, espelhar algumas atitudes.

Por esta razão, o ideal é que sejam avaliadas questões como comunicação e modo de agir.

Perguntas Essenciais na Entrevista

Até aqui já deu para entender um pouco sobre o processo para selecionar uma babá, não é? Agora, sua dúvida deve ser: que perguntas devo fazer?

Não se preocupe, iremos ajudar você com isso também!

Além das perguntas básicas, sobre a pessoa, sua educação, desejos para o futuro, disponibilidade de horários, possibilidade de acompanhar em viagem e outras, há 5 perguntas chave para a entrevista com a babá. Vejamos quais são.

precisa contratar babá?

Há quanto tempo você cuida de crianças?

Essa deve ser a sua primeira pergunta! Ela é de suma importância. Afinal, é com a sua resposta que é possível vislumbrar diretamente qual é a experiência da pessoa que está sendo entrevistada.

Assim, a partir da resposta, também é possível conduzir todo o resto da entrevista!

Saiba que pessoas experientes saberão considerar quais são os seus principais diferenciais.

Agora, caso a sua entrevistada não tenha tanta experiência prática ao cuidar de crianças, dê a ela uma chance de divulgar quais são suas principais características.

É preciso manter a mente aberta, certo? Mesmo que a candidata não tenha experiência formal, pode ter anos de prática com seus próprios filhos ou familiares. Isso também conta, não é verdade?

Você possui cursos voltados ao cuidado e desenvolvimento de crianças?

Como já dissemos aqui, a qualificação de sua futura babá também é muito importante!

A profissão babá não é mais considerada um bico para um extra no final do mês. Muito pelo contrário: É uma profissão séria, com muitos cursos de especialização disponíveis.

Com isso, cursos de especialização em cuidados de crianças, bem como os de primeiros socorros, são um grande extra em qualquer currículo.

Atualmente, é possível encontrar profissionais altamente qualificados no mercado. Por isso, não deixe de perguntar a sua entrevistada se ela possui algum tipo de qualificação na área.

E, caso ainda não tenha, questione a vontade dela de fazer algo nessa área. Não se esqueça que, em muitos casos, a vontade de se qualificar existe, o que faltam são as oportunidades!

Inclusive, vale a pena considerar metas de formação combinadas com um aumento sobre o salário da babá. Estímulo profissional sempre é bem-vindo!

Quais as tarefas que se sente confortável para desempenhar?

Você já sabe o que espera da babá, certo? Então, que tal ver se ela, por si só, tem ideias parecidas às suas?

Um exemplo é a questão alimentar. Normalmente, as babás agregam a função de cuidar da alimentação das crianças.

Entretanto, cabe a você perguntar como ela pretende organizar a rotina alimentar do seu pequeno.

Lembre-se que algumas babás sente-se mais confortáveis preparando as refeições. Já outras preferem seguir à risca as orientações deixadas, ou sequer sabem muito de cozinha.

Por isso, vale perguntar a sua entrevistada qual tipo de refeição ela costuma preparar para as crianças. Como um pequeno teste, peça que ela crie um cardápio rápido e simples.

Aliás, caso seu filho tenha algum tipo de restrição alimentar, seja pela saúde ou de acordo com as suas crenças, não deixe de conversar com a babá sobre isso durante a entrevista.

Especialmente para crianças alérgicas, é imprescindível que a babá tenha conhecimento amplo sobre o assunto, entendendo perfeitamente a questão e, indo além, sabendo até o que fazer em caso de emergência.

Você já precisou lidar com alguma emergência médica? Como foi?

A experiência é muito importante, especialmente quando se fala em imprevistos! Cuidar de uma criança, ou várias, não é nada fácil.

Afinal, mesmo com todos os cuidados, acidentes podem acontecer.

É importante que a sua babá esteja preparada para lidar com qualquer tipo de acidente. Ter calma para lidar com a situação, bem como ligar para as pessoas necessárias com agilidade é essencial para que os problemas sejam contornados.

Por este motivo, fazer esse tipo de pergunta a uma babá é essencial!

É com a resposta que você terá a dimensão da capacidade da candidata em lidar com situações desgastantes.

Aliás, vale até criar uma situação hipotética e apresentar à candidata na entrevista, perguntando o que ela faria. 

Como você lida com questões de disciplina?

Essa pergunta é pensada para que você conheça mais sobre a babá-educadora, a que ficará responsável por administrar não apenas o bom comportamento dos seus filhos, mas também suas birras.

É importante entender como a babá acredita que a disciplina deve ser aplicada, e também descobrir até que ponto de autonomia você pretende lhe dar.

Pode até parecer pouco importante, mas não é: Uma família que não aplica castigos, como retirar brinquedos ou eletrônicos, pode se sentir desconfortável com uma babá que utilize esses artifícios.

Outra vez, vale criar uma (ou mais!) situação hipotética e pedir a opinião da entrevistada. Assim, você pode descobrir como ela lidaria com uma birra pública, crianças que não querem comer ou estudar e outras tantas. 

Quais são as funções de uma babá?

Sem dúvida, antes de contratar uma babá para cuidar dos seus pequenos, é importante que você saiba quais são as funções dessa profissão. Assim, você estará ciente do que cobrar ou não durante o dia a dia de trabalho.

 

São responsabilidades da babá:

  • Cuidar da criança;
  • Cuidar da alimentação, bem como preparar as refeições e alimentar o pequeno quando for o horário;
  • Estar atenta à higiene da criança, tendo cuidados gerais como o de trocar fraldas e dar banhos;
  • Administrar medicações quando necessário;
  • Realizar atividades interativas com a criança;
  • Zelar pelo bem-estar e saúde do menor;
  • Cuidar da rotina do pequeno.

Perceba que há alguns detalhes que não estão inclusos em nossa lista. Isso porque, ao contratar a sua babá, vocês devem chegar a um consenso do que deve ou não ser feito.

No entanto, é importante que você e sua contratada conversem e estejam de acordo com as funções a serem exercidas.

Não vale inventar funções após a contratação sem nem ao menos entrar em um acordo com sua babá. Isso não é nada legal e pode trazer complicações trabalhistas futuras!

Além disso, ao designar novas funções a sua babá, não esqueça de ponderar: será ela não está sobrecarregada com o trabalho?

Lembre-se também que a carga de cuidar de uma criança é mais pesada do que outros trabalhos rotineiros.

Também não se esqueça de recompensá-la financeiramente. Afinal, o acréscimo não deve ser apenas no trabalho!

O pequeno deve estar presente na entrevista!

Outro detalhe muito importante é: faça com que a criança a ser cuidada pela babá esteja presente nas entrevistas. Assim, será possível perceber como será a primeira interação entre os dois.

O ideal é apresentar os dois e analisar a forma como a entrevistada se portará diante do pequeno. Veja como acontece esse contato inicial e atente-se a como a babá lidará com o desconforto inicial – normal entre crianças.

Esse pode ser o ponto essencial para selecionar a sua babá. Afinal, é necessário escolher alguém que leve jeito com crianças e que faça com que seu filho se sinta à vontade.

Outras dicas muito importantes

Além das dicas anteriores, ainda há muitas outras questões e falas que devem estar no roteiro a ser seguido na entrevista com os seus candidatos. Veja quais:

Faça perguntas sobre os benefícios oferecidos

Tenha em mente que, além de gastos com o salário, você também precisará pagar o deslocamento de sua babá. Desta forma, é importante que você pergunte aos seus candidatos sobre a necessidade de passagens e o número a ser usado por dia.

Querendo ou não, esse tipo de dado pode influenciar na escolha da babá a ser contratada. Afinal, é preciso que seu orçamento esteja de acordo com o que será gasto para contratar os serviços de terceiros.

O mesmo vale sobre as refeições e quaisquer outros benefícios que você pretenda oferecer.

Deixe clara a jornada de trabalho

É muito importante que você deixe claro de que hora a que hora a babá a ser contratada irá trabalhar. Ou então, deixe claro a quantidade de horas a serem trabalhadas por dia. Não esquecendo, é claro, das leis trabalhistas!

Somente assim você poderá avaliar se a pessoa está disposta ou não a enfrentar determinada jornada de trabalho. Ou, até mesmo, se está de acordo com os afazeres pessoais do entrevistado.

Ah! E mais uma coisa: Se precisar que a babá acompanhe a família em viagens  com frequência, é preciso estabelecer os parâmetros antes da contratação, certo? E atentar para a legislação!

Faça um contrato

Já ouviu dizer que o combinado não é caro nem barato? Pois bem: Em uma contratação, isso é mais válido que nunca!

Faça um contrato de trabalho onde constem as funções da babá, a jornada, seus benefícios…tudo aquilo que foi conversado entre vocês.

Como diziam as avós, seguro morreu de velho!

Como selecionar as babás?

Além de ter um perfil profissional em mente, é importante que você não tenha vergonha de tirar todas as suas dúvidas na hora de entrevistar a sua babá. Afinal, é somente questionando e esclarecendo pontos que haverá a segurança para a contratação.

E não é só na seleção para a contratação, viu? Depois, na rotina do dia a dia, é muito importante que haja um diálogo.

Não se esqueça que a babá é a pessoa que passará mais tempo com o seu filho do que você, na maioria dos casos.

É através dos olhos dela que você acompanhará o desenvolvimento do seu pequeno. Por isso, o diálogo é essencial!

Diante de tanta informação, agora você deve estar se perguntando: onde encontrar as candidatas capacitadas para ser babá do seu filho?

Bom, saiba que a internet é uma ótima aliada para encontrar candidatos qualificados para esta função. Porém, não se trata de sair procurando nas redes sociais.A possibilidade de ter problemas é imensa!

Hoje existem diversas opções, dentre elas o Famyle. Lá, é possível conhecer diversos perfis para, então, marcar uma entrevista individual.

Não se esqueça que você está selecionando alguém para cuidar do seu filho em sua casa. Ou seja, todo o cuidado é pouco!

 

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

infantil

Cuidado infantil: Como se preparar para emergências

Preparar-se para emergências durante o cuidado infantil é uma responsabilidade crucial para pais, cuidadores e profissionais da área da saúde.  Diante da imprevisibilidade dos incidentes