img-famyle-logo-cor-horizontal
cozinheira

Como se preparar para contratar uma cozinheira

Índice

Contratar uma cozinheira pode facilitar muito a rotina de uma casa, e contratar uma profissional para ajudar nos eventos ou comemorações, otimiza muito o tempo de planejamento, mas para isso é preciso se preparar.

Ao contratar uma cozinheira, é preciso que a família saiba como se preparar para recebê-la, afinal é preciso planejar e organizar o ambiente de trabalho, listar as preferências alimentares da família, entre outras coisas que trouxemos neste artigo para que você tenha uma ótima experiência com a sua cozinheira, continue a leitura e confira.

Contrate cozinheira qualificada perto de sua casa

O contrato de trabalho da cozinheira doméstica

O contrato de trabalho da cozinheira doméstica não é uma obrigatoriedade, mas é muito importante para esclarecer e registrar o acordo de todas as funções e obrigações de cada parte no período de trabalho e durante o tempo de serviço prestado. 

As condições acordadas e escritas no contrato devem sempre estar de acordo com os direitos trabalhistas que são determinados por lei e na Classificação Brasileira de Obrigações (CBO). Ele também deve registrar dados como:

  • Funções principais do empregado;
  • Período de contratação: fixo ou temporário;
  • Qual o regime de contratação;
  • O cargo a ser exercido pelo contratado;
  • Data de início do contrato;
  • Valor de Remuneração;
  • Assinaturas do empregado e do empregador.

Você pode alterar este contrato de trabalho se houver necessidade, mas sempre que for alterado deve ser celebrado e assinado novamente, além de destinar uma vida para o empregado e outra para o empregador. 

Se o empregador tiver dois funcionários para a função e um deles se demitir, o empregador pode exigir que os serviços sejam executados pela cozinheira que permaneceu contratada, mas todas as alterações de função devem ser acordadas entre ambas as partes e registradas no contrato novamente com as alterações estabelecidas.

Caso a cozinheira exerça outras atividades além das estabelecidas no contrato, poderá ser caracterizada como acumulação de funções. 

Já se a funcionária concordar em exercer as funções, por meio de uma emenda ao contrato as alterações devem ser registradas e o contrato deve ser assinado novamente. 

Nesta situação, o(a) cozinheiro(a) doméstico(a) tem direito a uma remuneração extra pelas tarefas adicionais que irá desempenhar, portanto a família que o contratar deve estar ciente que deverá pagar um salário maior para aquele funcionário que irá cumprir mais funções. Saiba mais aqui

Contrate cozinheira qualificada perto de sua casa

Quais são as funções da cozinheira doméstica?

Vamos entender quais são as funções da cozinheira doméstica, em casos de contratação eventuais como eventos ou comemorações a principal função da cozinheira será preparar os alimentos, servir e deixar o ambiente de trabalho organizado conforme foi preparado para sua chegada. 

Já em casos de contratação fixa, em que a cozinheira trabalha com frequência em casa, ela pode ter outras responsabilidades específicas para atender quando não houver outros membros da equipe desempenhando outras funções na casa, como a limpeza de despensas e cozinha.

Em casos de contratação fixa, também é importante estabelecer previamente quais tarefas a cozinheira irá realizar na sua rotina diária, semanal e mensal, pois não é necessário que todas as atividades sejam realizadas todos os dias. 

Em geral, as tarefas principais da cozinheira doméstica são:

  • Lavar e armazenar corretamente os alimentos;
  • Checar a data de validade dos alimentos;
  • Lavar a louça e demais pertences da cozinha;
  • Preparar as refeições;
  • Planejar com a família o cardápio semanal;
  • Limpar e organizar a despensa;
  • Cuidar para não acumular lixo na cozinha;
  • Organizar os armários;
  • Manter a geladeira limpa e organizada;
  • Retirar lixo e separar orgânicos e recicláveis de forma certa;
  • Organizar o estoque de alimentos;
  • Organizar objetos, panos e ambientes da cozinha;
  • Limpar fogão, forno, pias e manter organizado;
  • Fazer listas de compras de alimentos

Como dito anteriormente, as tarefas da cozinheira podem variar de acordo com o tipo de contratação.

Nos casos de contratação temporária a cozinheira irá realizar o preparo dos alimentos, servir e depois organizar e limpar o ambiente de preparo para entregá-lo da forma que estava quando ela é recebida.

Tarefas como a limpeza de fogão, geladeiras, fazer lista de compras, organizar despensa, estoque de alimentos, planejar o cardápio semanal, entre outras, já não são obrigatórias para as cozinheiras domésticas temporárias ou esporádicas. Se ela concordar em assumir algumas dessas funções, ela deve ser compensada de acordo.

Como organizar a cozinha para receber a cozinheira doméstica?

Para entender como organizar a cozinha e os ambientes para receber a cozinheira doméstica é preciso antes de tudo entender qual o período e por quanto tempo ela irá trabalhar na casa, em casos de contratação fixa, e para o preparo de todas as refeições é preciso que você organize antes os seguintes itens:

  • Passar para a cozinheira as preferências e restrições alimentares da família;
  • Combinar o cardápio com antecedência;
  • Solicitar uma lista de alimentos que ela julga necessário para o preparo das receitas escolhidas;
  • Comprar com antecedência os alimentos necessários;
  • Garantir que a cozinha esteja equipada corretamente com utensílios, gás, geladeira, etc;
  • Separar guardanapos, produtos de limpeza e demais itens que sejam necessários para a limpeza da cozinha e organização;
  • Planejar as orientações e as rotinas diárias da cozinheira para instruí-la;

Organizar essas questões antes do início dos trabalhos da cozinheira doméstica irá otimizar o tempo de ocupação e fornecer orientações corretas para que o trabalho seja agradável para a família. 

Com as orientações e o planejamento correto não terá risco da cozinheira preparar alguma alimentação que a família não goste, ou tenha restrição alimentar, e ainda garante que as receitas preparadas sejam de agrado para todos.

Contrate cozinheira qualificada perto de sua casa

Como contratar uma cozinheira doméstica

Para contratar uma cozinheira doméstico é preciso definir primeiro qual a frequência, às necessidades da família e o tempo de contratação, se será uma contratação fixa, para todos os dias da semana, ou ainda se será só alguns dias por semana ou somente ocasiões esporádicas como comemorações, aniversários, eventos e afins.

Após definir esses quesitos, é hora de avaliar qual o nível de culinária será preciso. Se serão preparados receitas caseiras, mais simples, ou se serão comidas mais requintadas com receitas mais elaboradas ou até mesmo se será uma culinária específica como o preparo de receitas vegetarianas, veganas, lowcarb, entre outras.

A melhor forma de contratar uma cozinheira é buscando informações sobre as experiências e as formações de cada profissional da área. Você pode encontrar a cozinheira ideal através de indicação, agências ou contratação online.

Para acessar bons perfis de profissionais, a busca online pode oferecer informações mais precisas, contato com profissionais especializados e pode proporcionar maior segurança tanto para o empregador quanto para a empregada, já que é possível acessar e pesquisar as informações sobre o candidato em plataformas seguras.

Para contratar uma cozinheira doméstica é preciso escolher o profissional que possa atender às suas necessidades e é importante passar as informações do que será preciso desempenhar na casa antes de firmar a contratação. 

Com a Famyle você pode pesquisar entre os nossos candidatos o melhor profissional que pode atender a sua família e ter acesso às informações de experiência, avaliação e assim que o acordo e o contrato for firmado entre a família e a  cozinheira doméstica, o trabalho será harmonioso e vai garantir segurança para ambos os lados.

Contrate cozinheira qualificada perto de sua casa

Quer contratar uma Cozinheira?

Você quer contratar uma Cozinheira e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Categorias

Posts Recentes

Compartilhe em suas Mídias Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on reddit
Share on whatsapp

Tags

Posts Relacionados

organização

5 passos para um espaço rapidamente organizado

A palavra-chave para uma faxina de qualidade pode estar na organização que a pessoa responsável por tal tarefa adotar para a realização deste trabalho. Algo

babysitting

8 Erros a evitar durante o babysitting em 2022

Você sabe o quanto você pode aprender como trabalhar com babysitting?  Em primeiro lugar, você pode ajudar a construir habilidades parentais que podem ser usadas