logo-blog
Search
empregada doméstica

Como contratar uma empregada doméstica em 6 passos?

Índice

Nesse artigo reunimos de forma simples, como fazer para contratar uma empregada doméstica em São Paulo em 2022.

Via de regra, o recrutamento é uma arte complexa. Fatores humanos, difíceis de avaliar, entram em jogo no processo – assim como a qualificação e a busca pelo perfil desejado.

Em vista disso, o melhor é ser cauteloso do início ao fim do processo. Para ajudá-lo listamos 6 passos que vão simplificar a sua seleção e esclarecer melhor as formalidades que envolvem a contratação.

1. Pedir indicações de Familiares

Antes de colocar um funcionário doméstico dentro da sua casa, ter referências é muito importante. Assim, conversar com amigos em busca de indicações pode ser de grande ajuda.

Ao conversar com seus amigos em busca de empregadas domésticas, questione a qualidade do serviço prestado, a conduta e os demais fatores relacionados. Desse modo, você evita que possíveis problemas de convivência ou falta de desempenho aconteçam no futuro.

Todavia, caso você não consiga a indicação de nenhum amigo, continue prestando muita atenção nas referências de empregos passados. Desse modo, sempre que for contratar uma empregada doméstica, procure referência de seus antigos empregos.

Caso você tenha em mente contratar uma agência de seleção e recrutamento, consulte o nosso site aqui.

2. Fazer entrevistas pelo Meet ou presencial com a Empregada doméstica

A entrevista é um processo fundamental antes de contratar uma empregada doméstica. Assim, você conhece melhor a profissional, tendo um melhor embasamento na decisão final de qual pessoa contratar.

A partir das qualidades que você procura, monte um roteiro de entrevista para fazer com a candidata. Sendo assim, trata assuntos como salário, tarefas a serem feitas, tamanho da casa, jornada de trabalho, etc.

Além disso, faça perguntas sobre a empregada. Nessas perguntas, busque saber de coisas como motivo de demissão do último emprego, transporte até o trabalho, dormir no trabalho, hora extra etc.

Nessa etapa, é importante tentar entrar num consenso sobre cada decisão. Deste modo, negocie todos os pontos com a candidata até que fique favorável para as duas partes. Assim, ninguém sai prejudicado.

Dessa forma, todos os detalhes ficam definidos para as duas partes. Assim, se evitam dores de cabeça no futuro.

3. Realize um período de teste com a Empregada doméstica

Após passar pela entrevista, faça alguns testes remunerados com ela antes de estabelecer o contrato de trabalho. Todavia, você deve explicar os motivos para a doméstica. Assim, se evitam mal entendidos.

Esses testes servem para analisar o desempenho e o comportamento da empregada durante um breve período. Assim, você consegue observar se ela atende todos os requisitos necessários para trabalhar no seu lar. Mas, não esqueça que devem ser realizados, no máximo, duas vezes por semana. Desse modo, não se caracteriza vínculo empregatício.

Para isso, converse com a funcionária e estabeleça um tempo breve de uma semana ou menos para a testar no trabalho. Após, caso esteja tudo de acordo, finalmente estabeleça o contrato, partindo também para o registro da doméstica na carteira de trabalho. 

Vale esclarecer aqui que o exame admissional não é obrigatório no emprego doméstico, mas nada impede que o empregador tome a iniciativa de realizar esse procedimento durante as etapas de contratação.

4. Siga a Lei e faça um contrato de trabalho

Após assegurar que a candidata atende às necessidades do seu lar, é hora de assinar o contrato de trabalho. Assim, você oficializa a prestação de serviço da empregada doméstica, especificando todos os devidos detalhes em um documento escrito.

No contrato de trabalho da doméstica, você deve discorrer detalhes como salário, carga horária, a serem feitas, etc. Desse modo, todos os deveres das duas partes ficarão previstos no documento, evitando que qualquer problema relacionado a isso surja posteriormente.

Ao discorrer sobre as funções da empregada doméstica, tenha atenção para não ocasionar o acúmulo de funções. Esse problema ocorre quando a funcionária fica encarregada de exercer funções que estavam previstas no contrato e que não são de sua obrigação.

O acúmulo de funções é um problema passível de punições ao empregador, assim como deixar de registrar a empregada na carteira de trabalho. Portanto, não fuja do processo de regularização da documentação trabalhista da sua empregada, pois só assim você fica livre do risco de processos trabalhistas e garante todos os direitos à doméstica.

5. Faça o Registro no Ministério do Trabalho da Empregda doméstica

Para a última etapa de como contratar uma empregada doméstica temos uma das mais importantes: assinar a carteira de trabalho.

Após a implementação da LC nº150, os empregadores que mantiverem suas empregadas sem registro na carteira estão sujeitos a multas e indenizações. Portanto, regularizar a documentação trabalhista da sua empregada é uma etapa crucial no processo.

Contudo, você evita problemas referentes às leis trabalhistas, garante todos os direitos da sua empregada e ainda evita o pagamento de benefícios. Assim, diversos benefícios garantidos por lei à empregada doméstica são pagos pela própria previdência social.

Todavia, caso você já tenha uma empregada doméstica trabalhando sem estar regularizada, basta fazer o registro retroativo da doméstica. Assim, você registra ela na carteira de trabalho mesmo que depois de um longo período.

6. Cadastro no eSocial Doméstico

Ao contratar uma empregada doméstica ou qualquer outro trabalhador da categoria, o empregador precisa fazer o seu cadastro e o da empregada doméstica no eSocial Doméstico para cumprir com as suas obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. 

Será por meio desta plataforma ou sistema eletrônico que você vai administrar os eventos trabalhistas, ou melhor, a vida profissional da sua contratada. Todas as informações desde a admissão e até mesmo a rescisão devem ser informadas ao eSocial, além de férias, afastamentos, etc.

7. Manter uma boa relação com a empregada

A empregada doméstica se mantém diariamente dentro da sua casa, lidando com você e sua família. Sendo assim, após a contratação, é importante que você tente manter uma boa relação com ela, explicando tudo o que tem que ser feito e garantindo que nada fuja do controle.

Por conta dessa proximidade com a sua vida pessoal, mantenha sempre uma boa comunicação com a doméstica, de forma amigável. Assim, é possível garantir uma convivência amistosa e a qualidade do serviço.

Dicas para uma boa contratação e uma relação saudável com a sua funcionária: 

Defina antecipadamente o seu orçamento mensal para o salário da empregada doméstica. 

Estabeleça as atividades com base nos motivos de contratação.

Verifique o nível da candidata em termos de trabalho doméstico, seus métodos, sua família e sua situação social. 

Confira suas experiências anteriores. Você pode pedir números de referência, de seus antigos empregadores.

Verifique suas habilidades pessoais de comunicação e resolução de conflitos. Oferecendo alguns cenários, você pode tirar conclusões com base em suas respostas e reações. 

Treine sua funcionária. Estabeleça suas regras. Defina seu horário de trabalho e delegue suas tarefas. 

Explique-lhe o seu dia-a-dia, dê instruções sobre as suas preferências na cozinha, em termos de arrumação (como usar o equipamento de limpeza, o que limpar, etc.)

Estabeleça com ela o dia de folga semanal e de horas de descanso durante o dia. Sua empregada também deve estar confortável e feliz com seu trabalho.

Por fim, sempre mostre para a empregada como você gosta que as tarefas sejam feitas. Quando o trabalho é bem feito por ela, elogie! Assim, você estabelece uma relação saudável com a empregada, sem causar atritos ou demissões precipitadas.

A rescisão do contrato de trabalho da doméstica é definitivamente um dos processos mais burocráticos. 

Sendo assim, tente ao máximo evitar demitir suas funcionárias, passando por etapas de conversa, aconselhamento e, apenas se realmente for necessário, recorra à demissão.

Quer contratar uma empregada doméstica?

Você quer contratar uma empregada doméstica e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

copeira

Copeira em Ambientes Corporativos

A presença de uma copeira em ambientes corporativos desempenha um papel fundamental na manutenção do bem-estar e na eficiência das operações diárias.  Mais do que