Veja como impacta a sua vida a contração de uma empregada doméstica

Índice

O funcionamento adequado de uma empresa depende da qualidade e do empenho dos profissionais que ali atuam. O mesmo tipo de conceito pode ser expandido para outras áreas, como a manutenção do seu lar, com o auxílio de uma empregada doméstica.

Principalmente quando se trata de um casa grande, com muitos cômodos para se cuidar diariamente, garantindo que ele seja organizado da melhor maneira possível para que todos possam conviver nesse espaço, desde o dono até os próprios empregados.

No entanto, apesar do valor desses profissionais na sustentação de um lugar como algo adequado a se viver, a classe doméstica demorou para ser reconhecida socialmente, tratando-se de uma área ocupacional de grande importância para a sociedade em geral.

Principalmente no cenário nacional, no qual a figura da empregada doméstica sempre ocupou um espaço de destaque nas diversas casas espalhadas pelo país, tratando-se de uma profissional que merece o seu devido reconhecimento, tamanha a sua amplitude.

Seja em uma contratação formal, na qual esse perfil de profissionais atuem exclusivamente em uma única casa, ou por meio modelo mais flexível, onde um número de diaristas é contratado para limpar uma churrasqueira de inox gourmet após um evento realizado.

E se hoje é possível contar com o apoio de uma empregada doméstica por meio de diversos canais, seja de forma direta ou através de uma agência de serviços, é por causa da valorização que foi sendo obtida por essa profissão diante da sua importância.

Junto a isso temos também um novo período na sociedade, no qual tanto o homem como a mulher se dedicam hoje às atividades profissionais, sendo preciso ter um foco total em suas atividades para assim garantir um maior sucesso em suas respectivas carreiras.

Existe pouco tempo para se preocupar com algumas atividades de cunho doméstico, como arrumar uma capa coladinha para sofá para se certificar de que esse móvel conte um visual receptivos para todos que entram em casa.

E assim como um chefe repassa certas responsabilidades para a sua equipe de forma a obter um maior sucesso em suas atividades, o mesmo pode ser dito sobre a organização do seu lar, o que não deixa de ser outro projeto a ser bem gerenciado no seu dia a dia.

É preciso recorrer também a um profissional doméstico de perfil alinhado às suas expectativas.

A variedade disponível nos serviços domésticos

A profissão da empregada doméstica está entre as mais populares no Brasil, alcançando um índice de cerca de 6,4 milhões de profissionais que atuam com esse serviço de acordo com os dados levantados pelo último censo nacional do IBGE.

Números que seguem crescendo, abordando tanto os profissionais assalariados como aqueles que atuam no modelo informal, por mais que exista um conjunto de regras que abrangem os serviços executados nessa profissão, garantindo assim seus direitos.

Mesmo diante do conhecimento amplo sobre essa profissão, sendo comum ter na família algum contato com essas empresas, sejam com parentes que atuam com o serviço ou que contratam esse serviço, ainda parece existir um certo desconhecimento sobre a área.

Até porque a gestão correta de uma casa lida com os serviços a serem executados por um número amplo de profissionais, entre eles:

  • Jardineiro;
  • Eletricista;
  • Encanador;
  • Porteiro.

Cada um a exercer um ofício distinto, mas de importância no que se resume o processo de cuidar da manutenção do seu imóvel, da mesma forma em que um serviço de construção de condomínio residencial precisa de arquitetos, engenheiros e mestres de obras.

E se para cada área existe um profissional distinto, por que no processo de cuidar de uma casa, onde encontram-se diversas tarefas a serem executadas, existiria apenas um perfil profissional?

Na verdade, é importante conhecer de fato o que você procura ao contratar alguém para trabalhar como empregada em sua casa, diante dos diferentes setores aos quais esse tipo de profissional pode se especializar, como:

Arrumadeira

O perfil que mais se associa aos serviços de um profissional doméstico, a função de uma arrumadeira é garantir que um imóvel continue a ter condições adequadas, sempre limpo e sem a presença de poeira, insetos ou teias de aranha.

Faxineira

A função de um faxineiro é um pouco mais complexa, pois se trata de um profissional que atua também com atividades de perfil mais pesado, como na limpeza de vidros grandes, lavagem do banheiro, além de recolher resíduos de uma lixeira coleta seletiva aço inox.

Babá

É comum a presença nas casas de alguém que atue não só com a limpeza, mas cuidando também dos filhos dos seus patrões, tratam-se de atividades distintas que devem receber também remuneração condizente com cada ação.

Sendo inclusive mais recomendado contratar profissionais distintos para garantir que uma babá possa se dedicar exclusivamente a cuidar das crianças da casa.

Cozinheira

Além de funções distintas que podem estar associadas ao perfil de uma empregada doméstica, existem também espaços que precisam de uma atenção especial, como é o caso da cozinha.

Uma diversidade de atividades que deve ser vista com atenção, afinal não mostra producente pedir para alguém responsável por paisagismo de jardim para cozinhar o seu jantar, ou então um chefe de cozinha para molhar suas flores no quintal.

E por mais que seja possível encontrar por profissionais que atuem com mais de uma área, é importante deixar claro durante o processo de contratação todas as suas expectativas, observando as referências do indivíduo, seu tempo de trabalho, além de outros itens.

Todo o tipo de questão a ser analisada quando alguém concorre a uma vaga formal, dentro de uma empresa que atua com o fornecimento de corrimão de alumínio para escada caracol para diferentes meios de construção.

Até porque de fato trata-se de um profissional formal, cuja função pode não ser permitir que uma companhia atinja certos resultados no mercado, mas trata-se algo essencial para que um funcionário possa focar em sua carreira sem as preocupações domésticas do dia a dia.

Normas legais para se contratar uma empregada

Estipulada em 2015, a norma popularmente conhecida como a Lei das Domésticas foi regularizada com o intuito de reconhecer essa profissão como algo a ser formalizado para garantir assim todos os direitos a serem oferecidos para tais profissionais.

Cenário que faz com que você que esteja à procura pelos serviços de uma empregada tenha que não só procurar por um número de perfis na internet, como em uma busca por capacho personalizado para comprar, mas se responsabilize por uma série de direitos.

Entre eles:

FGTS

O pagamento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) permite que um funcionário tenha uma segurança maior em sua função caso ele seja demitido ou tenha que se desligar da empresa em que atua.

Um capital que agora deve ser garantido também às profissionais domésticas, sendo uma das ações principais para garantir o profissionalismo dessa função.

Férias

Após um ano de serviço, é direito do trabalhador receber um mês de descanso, o que permite até mesmo que ele possa descansar e assim voltar com mais empenho às suas funções, sendo então algo a ser garantido anualmente para uma profissional doméstica.

Direitos associados à maternidade

A mulher no mercado de trabalho deve receber uma série de benefícios no caso de uma gravidez, permitindo que ela possa cuidar da sua saúde e do seu bebê antes de retornar ao trabalho, o que envolve a licença e salário maternidade.

Salário mínimo

Por ser uma atividade antes informal, era comum encontrar salários distintos entre pessoas que atuavam com essa função, muitas vezes sendo um valor até mesmo abaixo do indicado.

Com a lei das domésticas, foi estabelecido um piso nacional, na maioria dos casos associado ao valor de um salário mínimo pelo menos, de acordo com as funções passadas, de limpar móveis de fibra sintética área externa a cuidar dos filhos de um casal.

Pagamento das horas extras

Além da necessidade de se pagar por qualquer atividade extra exigida, é preciso pagar também pelas horas extras trabalhadas por essa empregada, como na necessidade de contar os seus serviços para a recepção de um grupo de amigos à noite.

Por passar do horário de trabalho dessa profissional, torna-se responsabilidade do empregador custear esse tempo maior que a sua empregada doméstica passa oferecendo seus serviços, reconhecendo o valor dessa profissional de maneira legal.

O contrato de uma empregada pode modificar positivamente sua vida, existindo um tempo maior para se dedicar à sua profissão, aos seus hobbies ou até mesmo a criar os seus filhos. Contudo é preciso lembrar que essa empregada é também uma profissional.

Ou seja, ela deve ter seus direitos garantidos para a realização de um serviço de qualidade. Pontos que devem ser vistos não como um gasto obrigatório, mas sim como um investimento a ser realizado.

Quer contratar uma empregada doméstica?

Você quer contratar uma empregada doméstica e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Crianças dando a mão

Categorias

Posts Recentes

Compartilhe em suas Mídias Sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Tags

Posts Relacionados

empregada doméstica terceirizada

Trabalho doméstico duas vezes por semana

A ampliação dos direitos trabalhistas no trabalho doméstico, como horas extras e jornada máxima diária para trabalhadores domésticos, também visa alterar a relação entre empregadores