logo-blog
Search
empregada doméstica

Veja as razões para contratar um profissional doméstico

Índice

Ter um profissional doméstico faz toda a diferença na rotina de quem trabalha bastante, estuda, cuida dos filhos ou possui outras responsabilidades que acabam tomando um grande tempo e fazendo com que as tarefas de casa fiquem em segundo plano.

Sabemos bem que cuidar de uma casa e tudo o que a envolve requer bastante tempo, paciência e disposição. São inúmeras tarefas que vão desde cozinhar e lavar até organizar, limpar e passar.

Durante muito tempo e ainda nos dias de hoje essas tarefas são majoritariamente exercidas pelas mulheres, que durante muito tempo só tinham essa função na vida, que era cuidar da casa e dos filhos.

Entretanto, os tempos começaram a mudar e os homens também começaram a participar dos serviços domésticos, desde a limpeza dos cômodos até mesmo a execução e manutenção de jardins.

Nos dias de hoje, tanto os homens quanto as mulheres possuem diversas funções e responsabilidades além de uma casa, e por isso ela acaba ficando de lado, mas cuidar da casa é tão importante quanto cuidar de qualquer outra coisa.

E é justamente por conta dessa rotina maluca que muitos possuem que os serviços prestados por profissionais domésticos voltaram a ser muito procurado no Brasil e no mundo, pois traz inúmeros benefícios.

Claro que é um processo que requer bastante cuidado, afinal de contas, você estará abrindo as portas da sua casa para uma pessoa que você acabou de conhecer, mas quando se possui confiança e intimidade, o resultado é ótimo para os dois lados.

Assim como contar com uma lixeira coleta seletiva aço inox de qualidade faz toda a diferença na sua casa e dura muito tempo, contar com um profissional doméstico de sua confiança pode mudar por completo a sua rotina.

Sendo assim, hoje iremos conhecer a fundo essa profissão e como ela pode ajudar na sua rotina, mudando por completo a sua relação com a sua casa e contando com alguém que pode transformar todo o ambiente para você.

Entenda o que faz um profissional doméstico

Um profissional doméstico nem sempre é uma mulher, por mais que a maioria seja, e isso tem toda uma explicação e contexto social para acontecer, mas é importante que vejamos esse profissional não apenas como uma mulher, mas também no papel masculino.

O profissional doméstico é aquele responsável por cuidar de algumas tarefas dentro de uma casa, mas que também não precisa necessariamente ser sempre uma casa, pode até mesmo ser o escritório de uma empresa.

Esse profissional conta com equipamentos e serviços como o aluguel de aparelho lava jato para limpar e lavar espaços do ambiente e garantir que eles estejam sempre limpos, cheirosos e organizados para seus empregadores.

Mais à frente iremos pontuar algumas funções e responsabilidades desse tipo de profissional, pois ele está longe de ser uma espécie de faz tudo no ambiente. O profissional doméstico possui responsabilidades bem objetivas, assim como qualquer outro profissional.

E este também é outro ponto que precisa ficar bem claro com antecedência: o profissional doméstico não é responsável por tudo o que envolve uma casa ou espaço, mas apenas sobre o que está na sua alçada de trabalho, limpeza e organização.

Claro que outras atividades podem ser exercidas pelo profissional mediante acordo com o empregador para que ele receba por essa atividade que foge do seu escopo de trabalho, para que isso não seja interpretado como exploração posteriormente.

Seja em uma empresa de manutenção em condomínios ou até mesmo em um apartamento com uma família pequena, o empregado doméstico faz toda a diferença na rotina e existem diversas categorias de profissionais desse tipo que podem te ajudar.

Conheça as principais categorias de empregados

Como mencionamos, existem diversas categorias de profissionais domésticos que podem te ajudar em diferentes áreas e das mais diversas maneiras. Conheça abaixo algumas das principais e mais procuradas pela maioria das pessoas:

Serviços gerais 

O profissional doméstico de serviços gerais é aquele que faz um pouco de tudo do que está em seu escopo de trabalho. Ele limpa, lava, passa, organiza, cozinha, cuida de crianças e faz o que acha que precisa fazer no espaço.

Entretanto, não significa que esse profissional fará tudo com 100% de assertividade, pois será um empregado geral, ou seja, terá que cuidar de um pouco de tudo, por isso nem sempre poderá se dedicar por completo apenas a uma função.

Cuidadores 

Os cuidadores são os profissionais domésticos focados em cuidar de alguém, seja uma criança, um adolescente, um animal de estimação ou um idoso que mora com você e que precisa da companhia diária de uma pessoa.

Além de cuidar dessas pessoas, o profissional também pode te ajudar nas compras e na procura por uma boa capa coladinha para sofá, mas o foco dele será cuidar apenas da pessoa a qual precisa de seus cuidados.

Cozinheiros

Poucas coisas na vida trazem tanta alegria quanto chegar de um dia exaustivo e ver que o jantar já está pronto, e contar com um cozinheiro faz com que essa sensação seja diária, não é uma maravilha?

O profissional doméstico que trabalha como cozinheiro ou cozinheira irá focar apenas no preparo de refeições para você. Ele pode trabalhar diariamente ou algumas vezes na semana, mas sempre deixará as refeições prontas.

Caseiros

Por fim, mas não menos importante, os caseiros também são profissionais domésticos bastante procurados, principalmente no interior e litoral de cidades. São profissionais que moram no imóvel que você não fica diariamente e têm a função de cuidar do espaço.

Por exemplo, se você possui uma casa na praia e não mora lá, pode contratar um caseiro que irá cuidar dos seus móveis de fibra sintética área externa e de tudo o que compõe a sua casa para garantir que tudo esteja organizado e limpo para quando você for lá.

Esses são apenas algumas das diversas categorias de profissionais domésticos que existem, mas os mais procurados e que podem te ajudar a ter uma rotina mais tranquila e otimizada, contando com bons profissionais para isso.

As tarefas e responsabilidades desse profissional

Como mencionamos anteriormente, o profissional doméstico está longe de ser um faz tudo dentro do espaço. Ele possui tarefas e responsabilidades específicas, e selecionamos as principais delas para que você as conheça. Confira:

Lavar

A função de lavar espaços e objetos é do profissional doméstico geral, ele pode lavar desde o banheiro até a louça ou o chão do espaço para deixar o ambiente bem limpo e cheiroso.

Esse profissional também fica responsável por lavar a roupa e, nesse caso, também se responsabiliza por passá-las caso o empregador seja alguém que deseja ou goste das roupas passadas.

Limpar

Limpar o ambiente também é função do profissional doméstico, mas aqui é importante ressaltar a ida a um bom atacado de mascara descartável para que o profissional use durante o processo, principalmente se ele sofre com problemas como rinite ou sinusite.

Isso porque limpar um móvel pode acarretar no contato direto com bastante pó acumulado, e o profissional precisa estar protegido, mas deixar os móveis e objetos do ambiente limpos também é função desse profissional.

Organizar 

Por fim, mas não menos importante, a função de deixar o ambiente organizado também é desse profissional. Deixar os objetos em seus devidos lugares, arrumar a bagunça que alguém acabou fazendo ou até mesmo conferindo se está tudo em seu devido lugar.

Pode parecer algo simples, mas que faz toda a diferença no ambiente, e o profissional doméstico, com seu olhar atento e assertivo a isso, fica de olho para se verificar se algo precisa ou não ser arrumado.

Lembrando que, em todas essas funções, é importante que o profissional conte com um bom fábrica de uniformes em brim para que suas roupas pessoais não fiquem sujas durante o dia a dia e ele tenha uma roupa específica e de qualidade para trabalhar.

Razões para contratar um profissional doméstico

Para finalizar, preparamos uma lista com razões para te provar como é benéfico para você contratar um profissional doméstico, independentemente de qual seja a categoria dele. Confira:

  • Ambiente limpo;
  • Mais organização;
  • Otimização de processos;
  • Mais tempo e disposição;
  • Pessoas confiáveis por perto;
  • Mais tranquilidade.

Esses profissionais salvam a pele de muitos que não possuem tempo para cuidar dos serviços domésticos ou daqueles que não conseguem fazer isso por algum outro tipo de problema.

Com isso, entendemos que esses profissionais fazem muito mais do que apenas cuidar da casa, mas se dedicam em um espaço que sabem que é importante para quem vive lá, criando um forte laço entre empregados e contratantes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

copeira

Copeira em Ambientes Corporativos

A presença de uma copeira em ambientes corporativos desempenha um papel fundamental na manutenção do bem-estar e na eficiência das operações diárias.  Mais do que

personal organizer

Personal Organizer: Como se Tornar uma?

Se tornar um personal organizer pode ser uma jornada emocionante e gratificante para quem tem paixão por organização e deseja ajudar os outros a melhorar