logo-blog
Search
faxineira

VALE A PENA CONTRATAR DIARISTA PARA FAXINAR MINHA CASA EM 2022?

Índice

Todo mundo deseja uma casa limpa e organizada, mas manter as tarefas domésticas em dia pode não ser uma tarefa fácil, seja pela falta de tempo ou pelos desafios que a velhice nos traz. E para que as tarefas domésticas não se acumulem, muitas pessoas decidem contratar uma faxineira diarista. 

Cada casa e apartamento tem um estilo especial de limpeza e organização. Mas para qualquer tipo de ambiente, contratar uma Faxineira é a melhor escolha. Neste post, explicamos o que ele faz e os benefícios desse serviço. Além disso, mostraremos algumas regras importantes que você precisa saber antes de fazer essa configuração. Dinheiro!

O QUE FAZ UMA FAXINEIRA EM 2022?

faxineira

De acordo com a CLT, a maior vantagem de contratar uma diarista é que ela não precisa ser registrada na CTPS. Neste caso, o empreiteiro não paga os impostos que pagaria por uma empregada doméstica tradicional que trabalha todos os dias da semana. Outros benefícios como 13º salário e férias também não precisam ser pagos. Confira mais benefícios abaixo. 

Reduzir Custos 

Contratar um diarista também é uma forma de reduzir custos. Como a carteira de trabalho não precisa ser assinada, o contratante não precisa pagar impostos ou outros benefícios garantidos por lei. Quando a contratação é feita por meio de uma plataforma especializada, há menos gastos com produtos de limpeza. 

Economia de tempo

Com a vida já sendo tão agitada, é importante economizar tempo. O cansaço costuma predominar no escasso tempo livre e queremos apenas recarregar as baterias. Portanto, se você contratar um diarista, poderá usar o tempo que passaria limpando para passear ou fazer alguma outra atividade que goste de fazer para relaxar.

Casa sempre em ordem

A diarista passa algumas horas na sua casa, e você pode instruí-la a priorizar determinadas atividades naquele dia. Se acha que está na hora de lavar as cortinas ou aspirar o carpete, por exemplo, pode pedir para essa ser a prioridade do dia. Isso ajuda a manter a limpeza, evitando o acúmulo de sujeira.

QUAIS SÃO AS REGRAS PARA A CONTRATAÇÃO DE FAXINEIRA EM 2022?

Diferentemente dos trabalhadores domésticos, os diaristas são contratados em dias específicos da semana e não possuem rotina diária fixa. No entanto, existem algumas regras importantes para contratação desse tipo de profissional que devem ser seguidas: 

Diaristas devem ser remunerados pelo serviço realizado no mesmo dia; 

Se decidirem deixar o serviço, por lei os diaristas não precisam ser informados com antecedência; 

Diaristas sem direito a férias remuneradas, 13º salário, descanso semanal remunerado e horas extras; 

Sendo autônomos, são responsáveis ​​pela cobrança do INSS; 

Diaristas não têm um dia de trabalho definido pelo contratante.

Por isso, contratar uma diarista é uma ótima alternativa para quem não quer acumular tarefas domésticas e quer manter a casa sempre arrumada e confortável. Além disso, os trabalhadores independentes não requerem quaisquer benefícios do empregador.

COMO CONTRATAR UMA FAXINEIRA COM SEGURANÇA EM 2022?

01 – Peça recomendações de faxineira de seus amigos ou use um aplicativo de faxineira

Encontrar uma governanta que se adeque ao seu estilo de limpeza não é fácil: quem é pontual, atende às suas necessidades e cuida das tarefas? No entanto, nem uma vez é fácil encontrar o diarista ideal. 

E eis que quem encontrar não exibe nada por medo de perder o achado, ok? É justamente por isso que os diaristas estão cada vez mais usando os aplicativos para encontrar ajuda na limpeza da casa ou na organização do apartamento. 

Em alguns aplicativos de diário, você pode até personalizar o serviço e só contratar (e pagar) o que precisa fazer em sua casa. É uma solução e tanto para ajudar nas tarefas diárias: rápido, seguro, moderno e muito fácil de usar porque está à mão! 

02 – Seja estratégico com prazos e horários

Os serviços de limpeza exigem organização, não só de quem executa as tarefas, mas também de quem contrata. Antes de chamar uma governanta, escolha o dia e o horário em que você disponibiliza sua casa para limpeza. 

Uma dica é priorizar a sexta-feira, pois você terá mais prazer em limpar seu cantinho no final de semana. Bom, se você vai viajar, essa dica é chata, hein! Nesse caso, é melhor agendar a faxineira na segunda-feira. Recebe visitas durante a semana? Então a dica é agendar a limpeza para o dia anterior, pois assim você tem tempo de organizar e reorganizar tudo até que o pessoal chegue.

03 – Prepare sua casa para receber a faxineira

A faxineira não sabe muita coisa sobre os seus hábitos: onde você guarda seus perfumes; onde você prefere seus copos; em qual gaveta você quer suas meias e como gosta de guardá-las. 

É importante você organizar um pouco a bagunça antes, para fazer o trabalho da diarista render mais. Você não quer que ela perca tempo guardando um sapato que você poderia guardar – ainda mais se ela guardar no lugar errado, não é? 

Uma dica é olhar pra sua casa e pensar: “o que eu preciso organizar pra diarista trabalhar melhor?”. Talvez tirar aquele tapete ou cortina do lugar… Talvez colocar as plantinhas todas sobre a mesa… Dá uma olhada com cuidado na sua casa. Você vai encontrar.

04 – Providencie todos os materiais de limpeza da faxineira

Dica fundamental: não deixe nada faltar! A diarista vai chegar e vai precisar de ferramentas para deixar sua casa bonita e arrumadinha. Rodo, vassoura, pano de prato, pano de chão, buchinha, produtos de limpeza e por aí vai.

 A lista é grande, e você vai saber o que é fundamental providenciar. O legal, hoje, é que alguns apps de limpeza já oferecem a faxina com produtos inclusos – assim, você só tem que se preocupar com as outras dicas que trouxemos aqui.

05 – Acompanhe e dê dicas de limpeza se puder e quiser 

Você deve ser como um guia no seu trabalho diário: preciso que você faça isso hoje; Eu quero que você priorize isso desta vez. 

Se você quer que sua casa seja o que você deseja, você precisa trabalhar em conjunto de dicas e sugestões são sempre bem-vindas! Se você já está usando aplicativos de limpeza agora, então já define lá o que precisa ser feito e nem precisa se preocupar mais com isso. 

06 – Esteja seguro com a faxineira que você contrata 

Relacionamentos de confiança são super importantes. Você não pode sair e deixar alguém em quem você mal confia em casa.

 Converse, conheça, confie no seu diário. O aplicativo de limpeza como o Famyle também ajuda nesses tempos, pois já filtram os profissionais de limpeza e garantem que o serviço seja realizado de forma confiável.

07 – Garanta que a relação de prestação de serviço (o “contrato de trabalho”) seja feita da forma correta.

Muita gente tem medo de contratar mão de obra doméstica, pois já ouviu falar das questões trabalhistas envolvidas. Bom, aqui trouxemos informações importantes para que esse serviço de limpeza seja feito da forma mais correta possível. Entenda melhor:

O serviço da diarista deve ser feito na sua casa – nada de esticar o trabalho para outra coisa;

Você não deve chamar a diarista mais de 2 vezes por semana;

Não existe, nesse tipo de serviço, a história de “sou o chefe, sou a chefe”. Ou seja, a diarista é uma profissional autônoma e não existe “eu mando, você obedece”;

Nada de exigir horários fixos, hein?! Como autônoma, a diarista tem liberdade para fazer o trabalho no horário que ela preferir, dentro do combinado entre vocês;

08 – Confira se gostou do serviço para repetir com a mesma faxineira

Depois do serviço prestado, dá uma olhadinha em tudo o que você pediu para que a diarista limpasse pra você. Gostou do que encontrou? Que bom! É o primeiro sinal de que você achou sua faxineira perfeita. Da próxima vez, já sabe com quem você pode contar!

09 – Respeite o trabalho da sua diarista como se fosse o seu

O trabalho de uma diarista é tão digno quanto qualquer outro. É importante respeitar a outra pessoa, seus limites físicos e necessidades. 

Oferecer um cafezinho é um sinal de educação. Deixar a pessoa à vontade em sua própria casa também. Sua diarista é uma profissional, sim, mas antes disso ela é uma pessoa com grandes sonhos. 

Pratique a empatia sempre! Você vai ver como as relações ficam melhores!

10 – Aproveite a casa limpinha (e até a próxima faxina!)

Uma casa bem cuidada é tudo pra gente. E a gente sabe que é tudo pra você também. Curta bastante sua sala, seu quarto, sua varanda de manhãzinha. Faça uma bagunça na cozinha. Tudo bem, vai… 

Abra um vinho e bote os pés pra cima se jogando no sofá, que vai tá bem limpinho. Agora, se você é do tipo que não quer pensar em tudo isso.

Quer contratar uma Faxineira em 2022?

Você quer contratar uma empregada doméstica e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

diarista

Critérios para Escolher uma Diarista Confiável

Ao escolher uma diarista confiável para cuidar da limpeza de sua casa, é essencial considerar vários critérios importantes.  Desde a confiabilidade até a qualidade do

enfermeira pediatrica

Enfermeira Pediátrica como Apoio aos Pais

Quando se trata da saúde e bem-estar dos filhos, os pais muitas vezes se encontram navegando em águas desconhecidas, especialmente quando enfrentam desafios médicos.  Nesses