logo-blog
Search
cozinheiro

Um cozinheiro pode ajudar na limpeza da casa?

Índice

Trabalhar com um cozinheiro pode facilitar muito o dia a dia da casa, além disso, ele pode auxiliar em um evento ou comemoração.

Um cozinheiro tende a lidar perfeitamente com uma churrasqueira a gás inox, preparando refeições incríveis que tendem a te dar mais energia e muito mais praticidade ao se tratar do dia a dia.

Entretanto, é importante saber a diferença entre cozinheiro e empregada doméstica para evitar confusão entre as duas profissões. Eles têm funções diferentes e o fato de um desempenhar as atividades do outro caracteriza o acúmulo de funções e você terá que arcar com custos adicionais.

Para evitar que você cometa enganos em relação a esse ponto, hoje iremos falar justamente sobre os cozinheiros, evidenciando o contrato de trabalho da cozinheira doméstica, suas funções e as diferenças ao ser comparado com a empregada doméstica. Confira!

Contrato de trabalho da cozinheira doméstica 

O contrato de trabalho de cozinheiro doméstico não é obrigatório, mas é muito importante elucidar e registrar o contrato quanto a todas as obrigações e deveres de cada parte durante o período de trabalho e o período de serviço prestado.

Os termos acordados e consignados no contrato devem estar sempre em consonância com os direitos laborais previstos na lei e na Classificação Brasileira de Obrigações (CBO). O contrato de trabalho devem conter informações como:

  • Principais funções dos funcionários;
  • Período de trabalho: permanente ou temporário;
  • Regime de contratação;
  • A posição ocupada pelo empreiteiro;
  • Data de início do contrato;
  • Valor do salário;
  • Assinaturas de empregados e empregadores.

Você pode alterar este contrato de trabalho, se necessário. Mas quando há uma mudança, deve ser assinado novamente. 

Com esse contrato em mãos, além dos funcionários terem consciência daquilo que devem e não devem realizar, os empregadores também sabem se podem contar com os cozinheiros para lidar com uma modeladora de pizza ou até mesmo com a limpeza do local.

Se o empregador tiver dois empregados para preencher o cargo e um deles pedir demissão, o empregador poderá solicitar que o chefe remanescente do contrato de trabalho execute os serviços, mas qualquer mudança de função deverá ser acordada pelas partes e registrada no contrato. 

Quais são as funções da cozinheira doméstica?

As funções do cozinheiro doméstico, no caso de emprego ocasional como eventos ou comemorações, a principal função do cozinheiro será aprontar a comida servir e deixar o ambiente de trabalho organizado como preparado para sua chegada.

Em um cargo permanente em que a cozinheira costuma trabalhar em casa, ela pode ter outras tarefas específicas para cuidar quando não houver outro membro da equipe fazendo outras tarefas na casa, como limpar a despensa e cozinhar.

No caso de um emprego permanente, também é importante estabelecer com antecedência quais tarefas o cozinheiro irá realizar em sua rotina diária, semanal e mensal, já que nem todas as atividades precisam ser realizadas todos os dias.

Em geral, as principais funções do cozinheiro doméstico são:

  • Lavar e armazenar os alimentos apropriadamente;
  • Verificar a data de validade dos alimentos;
  • Lavar pratos e outros utensílios de cozinha;
  • Cozinhar;
  • Planejar o cardápio semanal da família;
  • Limpar a despensa;
  • Não deixar o lixo se acumular na cozinha;
  • Colocar as coisas no armário ordenadamente;
  • Manter a sua geladeira limpa e arrumada.

Como mencionado anteriormente o trabalho de um cozinheiro doméstico pode variar dependendo do tipo de contrato, podendo ser limpar um copo de acrílico descartável com tampa ou até mesmo organizar a cozinha em geral. 

Por isso, ao desejar contratar cozinheiro é importante saber as regras para contratar e ter em mente até mesmo as diferenças desse tipo de profissional.

Quais as diferenças entre a cozinheira e a empregada?

Quem trabalha como empregada doméstica tem um dever organizado: limpar a casa e atender às necessidades diárias da casa ou da família. O número do CBO (Codificação Ocupacional Brasileiro) é 5121-05.

Ela é quase um “pau para toda obra” na residência. Então ela arruma a cama, lava a roupa e pendura, limpa as mesas, limpa o chão, varre os eletrodomésticos, varre as calçadas e compra mantimentos básicos no supermercado.

Quem trabalha como cozinheiro é responsável apenas pelo preparo dos alimentos e pela manutenção da cozinha. Usualmente são profissionais ou possuem ampla experiência em culinária. 

Ou seja, para você que possui uma rotina corrida em uma empresa de vacuum forming SP tenha em mente qual profissional tende a atender melhor às suas necessidades diárias e tudo aquilo que se precisa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades