logo-blog
Search
cuidador de idoso

Tarefas do Cuidador de Idosos

Índice

O cuidador é responsável pelo cuidado de um idoso, geralmente empregado por uma família que não tem tempo ou condições para dedicar tempo ao cuidado de um familiar idoso. 

O cuidador o acompanha durante o dia todo e muitas vezes tem que trabalhar no período noturno.

O idoso às vezes necessita de uma pessoa que lhe auxilie em alguns casos por causa de sua condição de saúde, seja física ou mental. O ideal é adaptar a casa quando isso acontece, para a segurança do idoso. Talvez essa situação pode ser temporária  (por exemplo, se a pessoa acabou de fazer uma cirurgia), mas há situações em que se estendem até o fim da vida.

Em 2022, existem muitos profissionais que prestam serviços nessa área, mas na maioria dos casos a pessoa que exerce a função de cuidador é um familiar, como filha ou neto.

Dentre outras tarefas, o cuidador tem a responsabilidade de

  • Auxiliar o idoso nos cuidados pessoais (higiene)
  • Incentivar e ajudar na alimentação leve e saudável
  • Assessorar na locomoção e realização de exercícios físicos
  • Controlar as medicações 
  • Estar sempre atento ao estado de saúde do idoso

Percebe-se que muitas pessoas, até mesmo o cuidador, comete o erro de tratar do idoso como se fosse criança, o que é inadequado e pode constrangê-lo e afetar sua autoestima. 

Ouça a opinião dele e considere seus desejos. Quando a pessoa é lúcida, ela é plenamente capaz de tomar todas as suas decisões e isso deve ser sempre respeitado.

Quer contratar um cuidador de idoso?

Você quer contratar um cuidador de idoso e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

diarista

Critérios para Escolher uma Diarista Confiável

Ao selecionar uma diarista confiável, é essencial considerar vários critérios para garantir que suas necessidades domésticas sejam atendidas de forma satisfatória e consistente.  Desde a