logo-blog
Search
Mão usando luva de faxineira limpando mesa

Serviço de faxineira: Entenda mais sobre como funciona

Índice

Você sabe quais as atribuições de uma faxineira? A resposta pode ser simples, mas ainda gera dúvidas em empregados e empregadores em todo o Brasil. Distinguir e saber separar as atividades de uma faxineira e uma empregada doméstica, por exemplo, pode dificultar o momento da contratação. 

Uma faxineira é a profissional contratada para a limpeza pesada. Elas são as profissionais chamadas para atuar em casas onde a família está entrando em uma  nova casa, por exemplo, ou ainda para limpeza de lugares em reforma.

Por outro lado, uma empregada doméstica é a profissional fixa, remunerada mensalmente e que possui vínculo empregatício, conforme determina a PEC das Domésticas. Ela é a responsável pela organização do lar e limpeza cotidiana. 

O que deve levar em conta para escolher uma faxineira?

Agora que esclarecemos um pouco melhor a diferença, é hora de entendermos alguns pontos importantes ao se contratar uma faxineira.

 

Organização da casa

 

Assim como para diaristas, babás e outras e outros profissionais que desempenham atividades domésticas, a organização da casa é ponto fundamental. Quando falamos de organização, não necessariamente a questão é a organização física, mas a forma como aquela casa e aquela família trabalham.

 

Uma faxineira – como todas as outras funções – demanda confiança que as atividades serão cumpridas conforme solicitadas, e que limites sejam respeitados.

 

Direitos e deveres

 

O período de trabalho de faxineira, ainda que não haja vínculo empregatício, é de no máximo 8 horas diárias na mesma residência. Caso seja necessário ultrapassar esse limite, um valor adicional pode ser cobrado, mas é importante que esse seja um dos pontos a serem conversados e acordados antes da contratação.

 

Por não ter a carteira assinada pelo empregador, o que não exclui a possibilidade de um contrato, a faxineira não tem direito a férias, descanso remunerado, décimo terceiro e FGTS, por exemplo. No entanto, ela pode pagar o INSS.

 

Elas tem direito não apenas à remuneração pelo trabalho realizado, como também do vale transporte. A refeição também é um direito da profissional, mas nesse caso o pagamento ou a refeição no local, pode ser combinado entre as partes.

 

Diferentes locais de trabalho

 

Por ser uma profissional autônoma, a faxineira pode ter mais de um local de trabalho, buscando ter sua semana ocupada por completo. Isso é muito comum para a categoria, mas é preciso estar atento às diferentes características.

 

Aqui na Famyle nós sempre falamos sobre as particularidades de cada família. Logo, uma faxineira precisa compreender as diferenças de cada uma, respeitando o processo de organização e bem estar daquelas pessoas. Da mesma forma, cabe a família compreender a importância de diferentes locais de trabalho para a renda de uma faxineira, valorizando a categoria e deixando claro quais são as atividades e os gostos pessoais.

 

Experiência

 

A experiência é sempre um dos principais requisitos para a contratação de uma faxineira, assim como suas referências.

 

É claro que uma profissional doméstica com experiência é essencial, mas isso não é tudo. Como falamos no tópico acima, famílias têm características e personalidades diferentes. Logo, além da experiência, é importante que a profissional e seus empregadores estejam alinhados.

 

Em diversas situações, encontramos profissionais qualificadas e talentosas, mas que infelizmente não criaram um vínculo saudável com o modo de vida de determinada família. Por outro lado, é comum encontrarmos pessoas que ainda estão formando sua experiência profissional, mas trabalham duro, são empáticas e conseguem atender às expectativas daquela casa.

 

Por isso, o ideal é pensar bem em todas as suas necessidades, que tipo de faxineira você gostaria de encontrar, e fazer quantas entrevistas forem necessárias.

Como contratar uma faxineira? 

Esse é um ponto que com certeza podemos te ajudar. Já ouviu falar do nosso App? Ele é gratuito, fácil de usar e você pode não apenas criar e gerenciar suas vagas, como pesquisar e conhecer o perfil das faxineiras que se candidatam. Sabemos a importância de ter alguém de confiança dentro da sua casa, por isso nossos profissionais têm seus documentos e antecedentes conferidos.

O app da Famyle está disponível na App Store e Play Store.

Existe diferença entre faxineira e diarista?

 

Normalmente, uma diarista é aquela que realiza os trabalhos diários e básicos de uma casa. Quando o assunto é o de atividades realizadas, diaristas desempenham as mesmas funções de uma empregada doméstica.

 

No caso de uma faxineira, como falamos acima, é a profissional responsável por limpezas pesadas como vidros e paredes, por exemplo. O ponto em comum entre as duas está na prestação de serviço de forma autônoma. Diaristas e faxineiras não possuem vínculos empregatícios e podem trabalhar em mais de um local.

 

É comum vermos empregadas domésticas desempenhando funções de faxineiras, como lavagem pesada de calçadas, por exemplo. Da mesma forma, faxineiras podem lavar e passar roupas que, em teoria, são funções de uma empregada doméstica. Para que essas atividades sejam realizadas sem atritos entre as partes, é preciso que tudo isso seja discutido e determinado em contrato, antes da contratação.

 

O que deve conter o contrato de trabalho?

 

Antes de tudo, coloque exatamente as funções que serão desempenhadas, assim como sua periodicidade. Isso é fundamental para evitar acúmulo ou desvio de funções.


Especificar remuneração e benefícios também é de extrema importância. A profissional precisa saber exatamente o que vai receber. Considerando isso, assim como em todos os contratos firmados entre empregados e empregadores, evite cláusulas confusas e discordantes. Isso pode prejudicar a relação.

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

infantil

Cuidado infantil: Como se preparar para emergências

Preparar-se para emergências durante o cuidado infantil é uma responsabilidade crucial para pais, cuidadores e profissionais da área da saúde.  Diante da imprevisibilidade dos incidentes