logo-blog
Search

Serra Gaúcha com as crianças: Faça a viagem dos seus sonhos

Índice

A Serra Gaúcha é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores destinos de viagens do Brasil. Seja o charme e glamour de Gramado, as belezas naturais de Canela, os jardins belos e floridos de Nova Petrópolis ou os melhores vinhos do país no Vale dos Vinhedos.

Vai viajar com as crianças e não saber se essa é uma boa opção? Neste artigo nós vamos te contar todos os lugares incríveis da Serra que certamente os pequenos irão adorar!

A Serra Gaúcha é encantadora e costuma agradar a todos os gostos. Além disso, é um ótimo programa em qualquer estação do ano!

Você pode curtir os espetáculos maravilhosos do Natal Luz e Sonho de Natal, de novembro a janeiro. É uma experiência mágica que costuma encantar a todas as idades.

Também pode aproveitar a temporada de inverno, pegar um friozinho gostoso e tomar muito chocolate quente com os pequenos. Vale a pena dar uma escapadinha até o Vale dos Vinhedos para se esquentar nas melhores vinícolas do país. Tem muito atividade para a criançada.

A Páscoa costuma ser mágica em Canela, Gramado e Nova Petrópolis. São muitas atrações para as crianças, incluindo o coelhinho da Páscoa, que costuma desfilar em carro aberto e as melhores chocolatarias para se deliciar.

Não menos especial é aproveitar a época da Vindima, que acontece de janeiro a março, para visitar o Vale dos Vinhedos. Diversas programações são montadas e é uma experiência única para você e seus filhos.

Está pensando em montar uma viagem para lá de especial para curtir com as crianças? Selecionamos algumas dicas incríveis para que você faça a viagem dos seus sonhos com as crianças para a Serra Gaúcha! Confira!

Serra Gaúcha com as crianças – a viagem dos seus sonhos!

A Serra Gaúcha oferece tantas atrações imperdíveis para você aproveitar com as crianças, que fica até difícil escolher o que visitar primeiro! Pensando nisso, fizemos uma seleção com os passeios mais incríveis e que toda a família irá curtir muito!

Snowland

A Snowland é a única Montanha de Neve Indoor do Brasil. Com temperaturas que ficam entre -5 e -3 graus, a diversão está garantida para toda a família com muitas atrações e muitos flocos de neve!

A pista de patinação costuma fazer a alegria da criançada. Além disso, o parque conta com pista de esqui e snowboard, moto neve, Tubing (boia gigante) e os espetáculos Flokus e de patinação artística. 

O parque fica aberto o ano todo e ainda oferece outras atrações como Castelinho de Neve, Playground na neve, lojas, restaurantes, escola de esqui e aluguel de equipamentos.

Sendo assim, é uma experiência única e que precisa ser vivenciada por você e sua família! A diversão é garantida!

Mini Mundo

O Mini Mundo é um mundo 24 vezes menor que o mundo real e conta com miniaturas de marcos arquitetônicos europeus. O parque é uma das mais tradicionais atrações de Gramado e traz a fantasia de uma cidade em miniatura.

Assim, inaugurado em 1981, você encontrará 140 construções com importantes obras da humanidade. Entre elas, castelos europeus, aeroportos, museus, vilarejos e torres de televisão.

É um parque ao ar livre, rico em detalhes e baseado em seus respectivos projetos originais. Conta com infraestrutura que inclui local para alimentação, lojas temáticas e espaço infantil.

Mundo a Vapor

Já o Mundo a Vapor é aquele passeio que chama a atenção antes mesmo de entrar. Isso porque a sua fachada reproduz um famoso acidente de trem que aconteceu em Paris, em 1895. Isto é, um acidente onde uma locomotiva desgovernada atravessou a estação de Montparnasse e caiu de uma altura de 12 metros.

As crianças ficam encantadas e o passeio é uma ótima opção para os dias de chuva. Além disso, o parque mistura entretenimento com conhecimento, pois apresenta máquinas em miniatura do tempo que o mundo ainda era movido a vapor.

O espaço ainda conta com um passeio de trem para a criançada na área externa, área de alimentação, loja de souvenirs e uma área para fotografias à moda antiga. É um passeio encantador e super família.

Parque Terra Mágica Florybal

O Parque Terra Mágica Florybal é, sem dúvidas, um dos melhores passeios da Serra Gaúcha para fazer com a criançada. Além disso, ele é premiado pelo TripAdvisor como um dos melhores parques temáticos do Brasil.

O parque fica localizado na cidade de Canela, em meio à mata nativa e em um complexo com uma área de 67 mil m². O parque conta com mais de 40 atrações e mil esculturas, entre eles um Vale de Dinossauros, com reproduções gigantes desses animais, que se movimentam e emitem sons.

Na entrada do parque, há uma enorme estátua do “Gigante Semeador”, monumento que carrega o Mundo Florybal e está jogando à terra a semente do cacau. O parque ainda conta com diversas outras atrações como Cinema 7D, tirolesa, simulador de montanha russa, tobogã e restaurantes.

Você não pode deixar esse passeio de fora da sua lista!

Grupo Dreams

O Grupo Dreams é um grupo formado por cinco atrações diferentes: O museu de Cera, a Harley Motor Show, o Super Carros, o Hollywood Dream Cars e o Vale dos Dinossauros. Você consegue adquirir um passaporte para visitar todas as atrações.

Esse passeio vale muito a pena pois tem atrações para toda a família. As crianças curtem muito o Vale dos Dinossauros e o Museu de Cera, pois conta com diversos personagens infantis e super-heróis.

Os papais costumam apreciar muito o Hollywood Dream Cars, com automóveis das décadas de 20 a 70, as belíssimas Harley’s e os carros esportivos do Super Carros, onde é possível dirigi-los.

E as mamães se divertem muito com os personagens do Museu de Cera. Se você tem interesse em pelo menos duas dessas atrações, opte pelo passaporte, pois comprando individualmente o valor é bem maior.

Alpen Park

O Alpen Park é o típico parque de diversões, que oferece atrações com muita aventura e adrenalina. O passeio mais clássico é o trenó alpino, que tem um percurso de 900 metros com muita emoção.

O parque está localizado na zona rural de Canela, em meio à uma belíssima paisagem e promete um passeio inesquecível. O Alpen Park conta ainda com tirolesa, arvorismo, montanha russa, quadriciclo e cinema.

A entrada ao parque é gratuita, mas você paga o ingresso de cada atração separadamente. No parque há também lojinhas de souvenirs e restaurantes.

Se os seus filhos são maiorzinhos ou gostam de aventura, vão curtir muito esse passeio.

Aldeia do Papai Noel

Em Gramado também se situa a residência oficial do Papai Noel na América do Sul. O parque foi inaugurado em 1940 e tem uma vista belíssima do Vale do Quilombo.

Distribuído em uma área de 90 mil m², o parque conta com pinheiros de mais de 100 anos, iluminados por 500.000 lâmpadas e possui a primeira casa em estilo bávaro da região, com adornos e entalhes da cultura europeia e afrescos de um pintor italiano.

Entre as diversas atrações, está a Casa do Papai Noel, as Renas, o Trenzinho Voador e o Monorail. No final do passeio há uma lojinha com souvenirs e artigos natalinos.

Reino do Chocolate Caracol

O Reino do Chocolate foi inaugurado em 2008, pela empresa Caracol Chocolates. O local chama a atenção logo na entrada, com um lindo castelo guarnecido por soldados de chumbo e que encantam os pequenos.

O espaço temático conta com diversas atrações em uma área de 1,6 mil m². Quem recepciona você e a criançada é um enorme coelho de chocolate, o maior do mundo!  Ele entrou para o Guinness Book, pesando 1.640 quilos e medindo 2,95 de altura.

O passeio começa com a história do chocolate, contada desde o Egito até os dias atuais. Durante o passeio também é possível ver a fabricação do chocolate em uma mini fábrica e inclusive fazer o seu próprio chocolate.

Depois do passeio há um café, com uma belíssima vista para o vale. As poltronas são em forma de xícara e você pode degustar um chocolate quente cremoso maravilhoso!

O passeio é espetacular e as crianças adoram!

Natal na Serra Gaúcha

Passar o Natal na Serra Gaúcha pode ser uma das experiências mais incríveis que você poderá proporcionar aos seus filhos. São diversas atrações e espetáculos distribuídas em várias cidades da região.

Em Gramado costumam acontecer diariamente o show de acendimento das luzes, que conta com música na Rua Coberta. Além disso, durante o dia acontecem muitos desfiles e o Papai Noel passeando em carro aberto pela cidade.

Os espetáculos que acontecem à noite e são pagos são incríveis e experiências únicas e emocionantes. Além disso, a cidade toda é decorada para receber o bom velhinho e fica ainda mais a cara da Europa no Sul do Brasil.

Em Canela também acontecem diversos shows gratuitos, na belíssima Catedral de Pedra, com shows de luzes e a famosa descida do Papai Noel da torre principal da igreja. Apresentações de música e dança fecham a noite mágica.

É um passeio mágico e que certamente ficará no imaginário dos pequenos a vida toda.

Passeio Maria Fumaça

Caso você decida ir à Bento Gonçalves e ao Vale dos Vinhedos, conhecer algumas das inúmeras vinícolas, não pode deixar de fazer o clássico passeio de trem Maria Fumaça.

A visita inclui uma estação de trem e uma visita à Epopeia Italiana, que conta a história da imigração italiana na região. O passeio é muito animado, com apresentações tradicionalistas, muita música e dança.

É uma ótima oportunidade de apresentar o passeio de trem aos seus filhos. O passeio é feito entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa e a criançada costuma se divertir muito com as apresentações artísticas.

Parque da Ovelha

O Parque da Ovelha é um dos melhores passeios e recorde de público dos Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves. É o passeio mais legal para fazer com as crianças no Vale dos Vinhedos.

No local pode-se ver e interagir com as ovelhinhas e acompanhar a rotina da fazenda. São várias atividades para crianças e adultos, entre amamentação de filhotes, tosquia, passeio de trator, ordenha e pastoreio.

O ideal é que você se informa antes pois as atrações variam conforme a época do ano. A Casa da Ovelha fica nos Caminhos de Pedra.

Vindima na Serra Gaúcha

A Vindima é mais uma experiência única para você aproveitar com os seus filhos. Ela acontece de janeiro a março, época da colheita das uvas e início da produção dos vinhos.

Diversas programações especiais são montadas para que os visitantes consigam celebrar junto com a comunidade. Há a opção de se hospedar em algumas vinícolas e acompanhar as etapas da produção dos vinhos.

Além disso, você poderá participar da colheita e pisa das uvas, piqueniques debaixo dos parreirais, jantares harmonizados e passeios para relaxar. Roteiros culturais também podem e devem ser incluídos nas programações.

É um passeio que vale muito a pena e mostra a cultura italiana para os pequenos.

Passear no Caminhos de Pedras

O passeio nos Caminhos de Pedras é imperdível para que você conheça um retrato fiel da essência da imigração italiana. No trajeto de em torno de 7 km, as casas foram restauradas e mostram como viviam os imigrantes italianos logo que chegaram à região.

A rota é Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul e coberta de casinhas de pedra e madeira, cada uma com um tema diferente. Você encontrará a casa do tomate, da erva-mate, da tecelagem, etc.

É nos Caminhos de Pedra que fica o Parque da Ovelha que falamos anteriormente. O passeio também contempla moinhos, capelas e degustação e compras de doces, salames e vários outros produtos coloniais.

É um dos passeios mais bonitos e deliciosos da cidade.

Hospedagem com as crianças na Serra gaúcha

As opções de hospedagem na Serra Gaúcha também são muito variadas, para todos os gostos e para todos os bolsos. Se você procura uma estrutura especial para aproveitar com as crianças, vamos te dar algumas ótimas opções!

Hotel Rita Hoppner

O Rita Hoppner é um dos hotéis mais tradicionais e sofisticados de Gramado. É perfeito para você se hospedar com os seus filhos pois conta com lindos jardins cercados e espaços para as crianças.

Este hotel é dos proprietários do Mini Mundo e ao se hospedar, você já ganha a entrada gratuitamente. Além disso, o Rita Hoppner conta com piscina adulta e infantil e aos domingos, os pequenos contam com café da manhã infantil, com os personagens do Mini Mundo fazendo brincadeiras, muita música e oficina de cupcakes.

Além disso, possui o Kinder Haus, que é uma casa de bonecas em tamanho natural, destinada a entreter as crianças com brincadeiras educativas. Nos finais de semana conta com monitoras.

Hotel Alpestre

O Hotel Alpestre é uma das melhores opções para quem quer se hospedar com crianças na Serra Gaúcha. O hotel conta com uma estrutura externa muito ampla, possui piscinas internas e externas com tobogã e tem ótima recreação com monitores e personagens infantis.

Além disso, o cardápio do hotel conta com opções infantis e baby e uma copa especial para que os papais e mamães consigam manusear os alimentos dos pequenos.

Em datas especiais, há programação especial e temática na recreação. Os quartos são amplos e com opções familiares, acomodando até 4 pessoas, com divisórias ou sem divisórias. Outro detalhe bacana é que oferece serviço gratuito de transporte para o centro de Gramado.

Hotel Casa da Montanha

O Hotel Casa da Montanha possui um charme único e muito elegante. A ambientação com ares de montanha é incrível e o hotel possui uma sala Kids de recreação, piscina coberta, bicicleta e um carrossel lindo na entrada.

Além disso, possui uma suíte especial de Natal, que fica disponível o ano inteiro. Na época natalina há programações especiais. O Hotel Casa da Montanha fica a poucos passos da Rua Coberta e do Centro de Gramado.

Ao passo que, se você quiser se hospedar com muito luxo e conforto, existem muitas opções. Mas se você prefere tranquilidade, muito verde e natureza, tem também!

Localização e deslocamento entre as cidades da Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha está localizada a 130 km de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. A melhor maneira de curtir a Serra com tranquilidade com os pequenos é alugando um carro no aeroporto. Se optar em não alugar, saem ônibus diariamente com destino a Canela ou Gramado e diversas opções de transfer com agências de turismo.

Para se deslocar entre Canela, Gramado e Nova Petrópolis, se estiver de carro facilita bastante. Caso contrário, pode utilizar o Bustour, que é um ônibus panorâmico que faz a rota dos principais pontos turísticos de Canela e Gramado.

A viagem dos seus sonhos está na Serra Gaúcha!

A viagem dos seus sonhos certamente é na Serra Gaúcha com os seus filhos. Serão momentos recheados de muita diversão e aventura, que ficarão guardados na memória das crianças para sempre.

Esses foram somente alguns dos inúmeros e imperdíveis passeios que vocês poderão fazer na região. Além disso, existem inúmeras opções de hotéis e pousadas ideais para você se hospedar com conforto e lazer.

O que não poderia deixar de mencionar a gastronomia farta e maravilhosa da região. Certamente, vocês desfrutarão dos melhores chocolates do país, além de poderem desfrutar da culinária italiana e alemã.

Portanto, se você ainda tinha dúvidas se este passeio valia a pena ou não, acredito que este artigo te convenceu, não é mesmo?

Façam uma boa viagem e não esqueçam de voltar para nos contar as suas experiências na região mais encantadora do Brasil.

Veja outros lugares encantadores para viajar com as crianças que separamos para você em 9 viagens para fazer com as crianças

Gostou do blog? Sabe mais lugares incríveis na Serra Gaúcha? Conte para a gente nos comentários 🙂 

Veja também:

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

copeira

Copeira em Ambientes Corporativos

A presença de uma copeira em ambientes corporativos desempenha um papel fundamental na manutenção do bem-estar e na eficiência das operações diárias.  Mais do que