logo-blog
Search
babá folguista

Saiba tudo sobre como contratar babá folguista

Índice

A necessidade constante pelos serviços de um profissional é algo que pode ser encontrado em uma série de segmentos, tal como quando falamos sobre o setor de segurança. O mesmo sobre a atenção sobre uma criança, dando importância para uma babá folguista.

Essa profissional de forma particular poderá ser responsável para que um bebê seja cuidado a todo momento, pois mesmo que sua babá principal tenha o direito à folga, não é como se a criança fosse esperar o seu retorno para realizar qualquer tipo de atividade.

Muitas vezes pode acontecer dessa folga cair justamente no dia de uma grande reunião de trabalho dos seus pais, sendo importante contar com uma ajuda terceira para tomar conta da criança até que os seus responsáveis possam voltar para casa no final do dia. Empresa de Energia Solar em Santa Rita do Sapucaí MG

Junto disso ainda existe também a necessidade dos pais em terem um momento a sós, sendo importante a contratação de alguém temporário, que olhe pelos seus filhos em um horário alternativo ao da sua jornada de trabalho, onde já existe uma babá contratada.

Mas assim como uma babá, essa função do profissional folguista pode ser vista sendo aplicada nos mais diversos campos, tal como no setor de monitoramento de um prédio comercial, onde sempre é preciso de alguém a olhar para uma câmera de monitoramento.

E o que não faltam são atividades onde existe hoje a necessidade de contar com um apoio profissional a todo momento. Algo que abrange principalmente o setor de serviços, acompanhando a evolução da sociedade, ainda mais no meio urbano com seus horários.

Logo, quando pensamos em uma cidade que nunca dorme, é preciso destacar também a necessidade constante de profissionais que trabalhem durante esse processo, com isso valendo para o ramo de alimentação além de muitas profissões voltadas a servir o público.

E é com a expansão desse mercado sempre em movimento, onde uma envasadora de sorvete pode ser vista trabalhando nos mais diversos dias e horários para responder à demanda do público, é que novos modelos de serviços vão sendo desenvolvidos.

Dentro desse sistema, com a necessidade constante dos serviços a serem executados por um profissional que o perfil dos folguistas vem ganhando mais importância, sendo eles responsáveis pela garantia que uma função esteja sendo executada a todo momento.

Como trabalha um profissional folguista?

O mercado brasileiro é regido por uma série de leis trabalhistas que garantem aos funcionários uma série de direitos, como tempo de descanso, férias, dias de folga, além de outras questões desenvolvidas para manter a saúde e bem-estar dos profissionais.

Tais direitos nunca devem ser vistos como um empecilho ou algo do tipo, afinal, é graças a esse tempo de repouso que um profissional pode voltar a sua função trazendo um melhor empenho, evitando assim um caso de desgaste, seja ele físico ou mental, que o atrapalhe.

Mesmo reconhecendo essa importância, ainda existe a questão que durante esse momento afastado uma empresa continua trabalhando, sendo preciso que uma fábrica cumpra com sua escala de produção para dar conta de toda uma encomenda de lembrancinhas.

Isso acaba criando muitas vezes uma demanda por um apoio profissional diferente, onde a contratação de um outro funcionário pode não ser a solução ideal, já que boa parte do tempo de funcionamento de uma fábrica já conta com toda a ajuda técnica possível.

O que uma companhia realmente busca é por um auxílio que ajude a cobrir os buracos disponíveis em suas escalas de trabalho, sendo justamente aí que se destaca o trabalho a ser executado por um folguista, responsável por ocupar esses espaços disponíveis.

Normalmente tal perfil pode estar associado a um profissional que é contratado para atuar apenas em um modelo de escalas, sendo responsável por cobrir a falta de um ou mais profissionais durante seus dias de folga, tudo de acordo com o que for descrito em contrato.

Tal modelo de contratação é muito popular quando pensamos em serviços que devem ser disponibilizados a todo momento ao público, o que pode incluir uma loja aberta 24h, que precisa de atendimento para colocar as compras dos clientes em uma sacolinha de TNT.

A questão com o profissional folguista é que muitas vezes esse perfil de trabalho é confundido com outro sistema que pode ser encontrado no mercado, que é o chamado trabalho intermitente.

A diferença de um folguista para um intermitente

O profissional folguista é aquele contratado para atuar com uma escala pré-definida, servindo como uma figura de apoio constante para uma empresa ou até mesmo para uma escola, em relação ao time de professores ou profissionais de limpeza que atuam ali.

O mesmo pode ser dito sobre as funções de um clube que abre todos os dias da semana, sendo preciso de alguém que limpe locais como bordas para piscina, mesmo nos dias de folga da pessoa responsável por executar essa função diariamente.

Mas esse é o trabalho de um folguista, com um profissional intermitente estando associado a situações diferentes, onde a necessidade por tal indivíduo pode ocorrer de forma específica ou inesperada, diferente de uma escala feita para cobrir as folgas.

Em relação aos motivos pelos quais um profissional intermitente pode ser necessário é válido destacar algumas razões, entre elas:

  • Férias;
  • Problemas de saúde;
  • Saída momentânea por questões pessoais;
  • Período de após a gravidez.

Essa contratação, mesmo que apenas para períodos momentâneos, deve ser feita de maneira formal, com a assinatura da carteira de trabalho e os pagamentos adequados para quem trabalhe em uma fábrica de copo personalizado, seja qual for o nível da sua escala.

Ao mesmo tempo em que existe toda essa questão legal envolvendo o trabalho intermitente, quando olhamos para a função de um folguista, algo mais recente no meio profissional, podem existir dúvidas sobre como funciona esse tipo de contratação.

Em relação a isso é possível destacar até mesmo se existe um legalidade associada a esse tipo de admissão, sendo esse um tipo de dúvida bastante comum.

O que a lei fala sobre o serviço de um folguista?

Por mais que não exista nenhum documento legal que reconheça a função de um folguista, existem sim regras e direitos disponíveis para quem atua com esse tipo de serviço, já que tal tipo de atividade pode ser enquadrada como uma espécie de prestação de serviços.

Com essa ideia clara é possível então realizar uma admissão que não siga o modelo de vínculo trabalhista, mas sim com uma contratação de regime parcial, permitindo a esse profissional atuar como folguista também em muitas outras companhias.

Mesmo sendo uma atividade autônoma é preciso arcar com os todos os direitos legais, com esse sistema podendo ser adotado para contratar babá aos finais de semanas ou na folga semanal da sua babá principal, sem que exista um grande vínculo profissional.

Ou seja, mesmo que ambas as profissionais precisem das mesmas ferramentas, como uma ducha higiênica para banheiro para dar banho nas crianças, seu método de contratação é diferente, com uma sendo admitida com um vínculo trabalhista e a folguista não.

Após tirar todas as suas dúvidas em relação a essas especificidades profissionais, o importante agora é saber onde encontrar babá que siga essa rotina.

Onde encontrar uma babá folguista?

Para quem está em busca de uma contratar babá reserva, responsável por ocupar os dias de folgas da sua profissional principal, esse tipo de busca pode ser realizada nos mais diversos campos, com destaque para ambientes como:

Agências profissionais

Da mesma maneira em que uma agência pode ser procurada para o ramo de limpeza, o mesmo pode ser dito sobre quem busca uma ajuda profissional e de segurança para tomar conta dos seus filhos, tendo assim a qualidade a ser garantida pela agência procurada.

Internet

O meio digital é um campo bastante importante quando falamos sobre a flexibilização do trabalho, sendo um espaço onde é possível encontrar o contrato de diversos profissionais, com o mesmo podendo ser dito sobre o perfil de uma babá folguista.

O prático do meio digital é que é fácil observar pelos comentários de antigos clientes sobre os serviços prestados, com isso valendo tanto para o contato de uma agência como de um profissional autônomo a ser encontrado nas redes.

Indicação

Por fim é possível recorrer à indicação de pessoas ao seu redor, principalmente por quem tenha filhos e já contrate os serviços de uma babá folguista, recebendo assim o aval sobre a segurança e qualidade da profissional que está sendo contratada para cuidar de seus filhos.

A partir disso é possível garantir que sua criança receba todo o apoio possível em todos os dias da semana, tal como a proteção que se procura em um sabonete bactericida, com a função de uma babá folguista ocupando qualquer buraco na escala da sua babá principal.

Quer contratar uma babá ?

Você quer contratar uma babá  e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

diarista

Critérios para Escolher uma Diarista Confiável

Ao selecionar uma diarista confiável, é essencial considerar vários critérios para garantir que suas necessidades domésticas sejam atendidas de forma satisfatória e consistente.  Desde a