logo-blog
Search
responsabilidades

Saiba como adicionar responsabilidades para crianças

Índice

Ensinar o seu filho a ter algumas responsabilidades pode ser um desafio em qualquer idade, já que esse ponto é importante no desenvolvimento de uma criança, onde ela aprende a manter um compromisso e realizar tarefas pré-estabelecidas.

Ao educar um filho, questões sobre o desenvolvimento adequado da criança começam a surgir, mas não se preocupe, continue lendo esse artigo e descubra como adicionar responsabilidades de maneira adequada e eficiente.

Como ensinar o seu filho?

Para ensinar um filho sobre a importância da responsabilidade, não existe uma maneira única e correta. Isso acontece porque cada criança é única e reage de diferentes formas.

Entretanto, é possível utilizar algumas dicas que podem ser muito eficientes para o auxílio na criação de um processo de construção das noções de responsabilidade do seu filho. Entre elas, pode-se citar as seguintes atividades:

  • Seja exemplo;
  • Comece desde cedo;
  • Estabeleça regras simples e claras;
  • Tenha cuidado com os “mimos”;
  • Seja capaz de reconhecer as atitudes responsáveis;
  • Eduque com amor.

Essas são algumas das características e ações que podem ser tomadas com o intuito de fornecer um maior senso de responsabilidade ao seu filho.

Seja exemplo

Os pais são referência para as ações e atitudes dos filhos. Desde crianças até muitas vezes na adolescência, as ações dos pais impactam diretamente seus filhos.

Por esse motivo, é importante ser o exemplo e, com o passar do tempo, elas vão compreendendo quais são as tarefas que são indispensáveis e precisam ser realizadas, como a destinação de resíduos, por exemplo.

Comece desde cedo

Não é necessário esperar muito tempo para transmitir noções de responsabilidade. O simples ensinamento de organizar os brinquedos após uma brincadeira pode começar a passar essa lição.

Estabeleça regras simples e claras

Algumas regras simples e claras ajudam a impor limites, que são essenciais para que as crianças consigam entender as suas atitudes e auxiliar no sentido de responsabilidade.

Para isso, é preciso estabelecer regras como levar o prato para a cozinha após a refeição, ensinar a colocar o detergente para máquina de lavar louça, tomar banho logo que voltar da escola, assistir TV apenas após a refeição, entre outros.

Tenha cuidado com os “mimos”

Não se deve exagerar na proteção da criança em relação às consequências e responsabilidades do mundo. Tome muito cuidado para não isolar o seu filho em uma bolha, onde todas as suas ações não possuem consequências.

Seja capaz de reconhecer as atitudes responsáveis

Quando o seu filho realizar uma tarefa sem você pedir, reforce positivamente, afirmando que as suas atitudes e o parabenizando.

Eduque com amor

É necessário educar e lidar com as situações através de muito afeto e sempre tentar fornecer reforços positivos como estímulo. As crianças podem ser teimosas às vezes, mas é preciso educá-las da melhor forma possível.

À medida que a criança vai crescendo, é possível aumentar as responsabilidades gradualmente.

Por exemplo, com 2 anos o seu filho pode começar a guardar seus brinquedos após brincar, com 4 pode arrumar a própria cama, com 6 pode lavar a louça e jogar o lixo com saco inviolável para fora, com 9 pode limpar o próprio quarto, com 12 pode limpar a casa, entre outros.

É preciso aumentar gradualmente as responsabilidades da criança a fim de ela criar um sentido de responsabilidade e entender que, se ela não fizer, ninguém fará por ela.

O papel das babás na educação dos filhos

As babás também possuem um grande papel na educação dos filhos por passarem muito tempo com eles. Por esse motivo, é necessário algumas atitudes para melhorar o contato entre pais e babás em relação à educação da criança.

Comunicação

A comunicação é a chave de qualquer relacionamento. Os pais devem orientar a babá em relação às regras e responsabilidades das crianças, explicando suas rotinas e hábitos.

As babás também devem mostrar suas brincadeiras e atividades para serem alinhadas com as expectativas de ambos os lados.

Atividades

Diferentes atividades podem passar conhecimento às crianças. É importante escolher atividades que sejam adequadas à faixa etária de cada uma.

Através de uma etiqueta metálica personalizada, brincadeiras sensoriais, entre outros, é possível passar ensinamentos e responsabilidades às crianças.

Livros

A leitura é uma grande fonte de conhecimento, e ao passar esse hábito às crianças, elas podem continuar com ele no decorrer de suas vidas.

Escuta ativa

O sentimento das crianças não pode ser subestimado. Por esse motivo, é necessário ouvi-las e deixar claro que as compreende.

Diversão

As brincadeiras e diversões com as crianças demonstram gentileza e a forma de adquirir felicidade através de atos simples pode impactar diretamente na forma como as crianças veem o mundo.

Essas são as principais características e formas de passar o senso de responsabilidade ao seu filho através do trabalho em equipe com as babás.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

personal organizer

5 Sinais de Que Você Precisa de um Personal Organizer

Um personal organizer pode ser a solução perfeita para quem deseja transformar espaços desorganizados em ambientes funcionais e agradáveis.  Se você constantemente se sente sobrecarregado