logo-blog
Search
cozinheira profissão regulamentada

Quero contratar uma cozinheira domiciliar, e agora?

Índice

A contratação de uma cozinheira domiciliar pode ajudar a otimizar a rotina da casa e da família em uma das necessidades mais básicas: a alimentação.

E para que a relação de trabalho se desenvolva da melhor forma possível, é preciso entender os custos e obrigações envolvidos ao contratar uma boa profissional que faça comidas caseiras e ao gosto da família.

Afinal, independentemente dos equipamentos que você possua, seja fogão do tipo cooktop ou uma churrasqueira a gás inox, por exemplo, é preciso se identificar com o sabor da comida preparada pela cozinheira domiciliar, bem como se identificar com seus processos.

Se você quer saber mais sobre como contratar uma cozinheira domiciliar, quanto custa, os benefícios e condições, continue lendo este artigo e fique por dentro de todos os detalhes.

Cozinheira domiciliar é empregada doméstica?

De fato, é preciso esclarecer bem que uma cozinheira domiciliar não é considerada empregada doméstica, pois essa é uma profissional autônoma que se enquadra em outra categoria de trabalhadores do Código Brasileiro de Trabalho (CBO).

É possível contratar uma cozinheira domiciliar para cuidar especificamente da alimentação da família, afinal cozinheira caseira é uma profissional específica, e assim facilitar uma alimentação mais saudável, por exemplo.

No entanto, isso não significa que a realização de um contrato não seja possível, onde a empregada assume o papel de cozinheira domiciliar, por exemplo.

Mas é importante que todos os trâmites sejam realizados por um profissional advogado que cuida de todos os processos a fim de evitar lacunas para possíveis desentendimentos no futuro.

Quanto custa ter uma cozinheira domiciliar?

Independentemente se você tem uma cozinha pequena, uma instalação de aquecedor a gás preço ou um cooktop, existe um custo para contratar uma cozinheira domiciliar que varia de região para região, e não com a cozinha que se tem.

Considerando a necessidade de formalizar o contrato para evitar problemas com o Ministério do Trabalho e garantir o vínculo empregatício legalizado, vamos aos valores.

O custo de um chef trabalhando 44 horas semanais gira em torno de R$ 1.448,00 por mês, que é a média salarial para esse cargo no Brasil em 2023.

Porém, vale a pena conferir os valores de acordos coletivos ou regionais para garantir que o pagamento está de acordo com a prática de mercado.

Vantagens de contratar cozinheira domiciliar

De fato, existem diversas vantagens em contratar uma cozinheira domiciliar para sua casa e sua família. Essa é uma profissional qualificada em preparar as refeições completas e em diversas situações, como:

  • Festas em casa;
  • Almoços em família;
  • Refeições para situações de doenças;
  • Jantar especial de casais.

Ou seja, uma cozinheira domiciliar pode ajudar em vários momentos da vida de uma família, facilitando sempre diante da correria cotidiana.

Sem contar que existem algumas cozinheiras profissionais que podem fazer até as compras principais junto do pacote dos seus serviços, como comprar descartáveis para festa, fazer as compras necessárias para as refeições, fazer a limpeza da cozinha.

Outras vantagens importantes ao contratar uma cozinheira domiciliar são:

Comida caseira sempre pronta

Essa é de fato uma grande vantagem de contratar uma cozinheira domiciliar, afinal desfrutar de uma comidinha caseira com a sua família nos horários certos não tem preço.

No entanto, sem ajuda de uma cozinheira domiciliar, isso se torna mais difícil, principalmente quando as mães também trabalham fora e precisam desse suporte maior, ou seja, você não precisará correr contra o tempo e ainda terá uma comida apropriada.

Você que escolhe o cardápio 

As cozinheiras domiciliares são preparadas para preparar as refeições do dia a dia de todos da família com um cardápio personalizado que pode ser da sua escolha e do agrado de cada pessoa.

Sem contar que você também pode escolher os ingredientes e a forma de preparo de sua preferência, orientando a cozinheira para que o resultado seja satisfatório.

Contrate uma vez para toda a semana

Uma outra vantagem de contratar uma cozinheira domiciliar é que ela pode preparar marmitas para a semana inteira, e assim você só precisará contratá-la uma vez por semana, por exemplo.

Essas marmitas podem ser congeladas em porções adequadas às necessidades da sua família em embalagens para comida oriental ou quaisquer outras embalagens de sua preferência. 

Sem trabalho, sem estresse, sem preocupações!

Ao contratar uma cozinheira domiciliar, você não terá que se preocupar em preparar o que será servido. Deixe toda essa preparação para a cozinheira, ele vai preparar a refeição e ao final, de acordo com o horário combinado, pode deixar sua cozinha limpinha!

Lembre-se somente de contratar através de um contrato bem firmado, tendo cuidado com todas as legislações importantes nesse tipo de acordo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

pet sitter

Tecnologias que Facilitam o Trabalho dos Pet Sitters

As tecnologias modernas têm transformado significativamente o trabalho dos pet sitters, tornando-o mais eficiente e seguro.  Ferramentas como aplicativos de agendamento, câmeras de monitoramento e