logo-blog
Search
horario de trabalho

Quantas horas uma empregada doméstica pode trabalhar por dia em 2022

Índice

Saber quantas horas uma empregada doméstica pode trabalhar depende das necessidades de cada empregador. O PEC determina o que é permitido, mas a jornada de trabalho mais comum é de 44 horas semanais e o modelo 12X36. 

Você está contratando uma empregada e não sabe quantas horas ela deve trabalhar? Note-se que o Ato Complementar determina que tipos de jornada de trabalho são permitidas, dentre as quais o empregador pode escolher a que mais se adequa à sua rotina. 

Continue lendo nosso artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. Leia e compartilhe com seus amigos.

O que é um dia de trabalho em 2022? 

Muitas vezes, o horário de trabalho é confundido com o horário de trabalho e isso pode levar a problemas com o controle do tempo dos funcionários.

A jornada de trabalho corresponde ao número de horas que o empregado está disponível. Ou seja, o horário de almoço dos funcionários não está incluído na jornada de trabalho. 

Já as horas de trabalho referem-se ao período entre o início e o fim da jornada. Por exemplo, em uma semana de 44 horas, o horário de trabalho é das 8h às 17h. 

A jornada de trabalho foi criada para evitar abusos por parte do empregador e garantir a proteção do trabalhador. 

Quantas horas por dia o PEC permite que uma empregada doméstica trabalhe em 2022?

A Lei Complementar nº 150 estipula em 3 artigos, quais são as jornadas de trabalho permitidas:

Art. 2o A duração normal do trabalho doméstico não excederá 8 (oito) horas diárias e 44 (quarenta e quatro) semanais, observado o disposto nesta Lei.

Art. 3o Considera-se trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja duração não exceda 25 (vinte e cinco) horas semanais.

Art. 10. É facultado às partes, mediante acordo escrito entre essas, estabelecer horário de trabalho de 12 (doze) horas seguidas por 36 (trinta e seis) horas ininterruptas de descanso, observados ou indenizados os intervalos para repouso e alimentação.

É o empregador a carga horária que melhor se adequa a suas necessidades, por isso é importante diferenciá-las. A jornada integral é aquela em que o funcionário cumpre 44 horas semanais e a parcial não ultrapassa 25 horas semanais.

A jornada conhecida como 12×36 é muito utilizada, por exemplo, para cuidador de idosos, que normalmente precisam dormir no serviço. Então ele trabalha 12h e folga 36 horas seguidas.

O valor do décimo terceiro é afetado pelas viagens em 2022?

Um dos principais motivos para o empregador definir quantas horas uma empregada doméstica pode trabalhar por dia é quanto ele vai gastar mensalmente com isso. 

Obviamente, o salário mensal de quem trabalha 22 horas semanais é proporcionalmente inferior ao de quem trabalha 44 horas semanais. Esse valor afeta não apenas o subsídio mensal, mas também o décimo terceiro. 

A natureza da jornada de trabalho dos trabalhadores domésticos não exclui o direito ao décimo terceiro salário, mas também deve ser proporcional às horas trabalhadas. 

Os demais tributos como INSS, FGTS e Acidentes de Trabalho mantêm o mesmo percentual. O valor final, portanto, também corresponde ao pagamento mensal. 

Como são as férias em 2022?

Assim como o direito ao décimo terceiro salário é constitucional, o direito à licença também é inconstitucional. É direito de todo trabalhador doméstico da carteira gozar o período de férias. 

Proporcionais como o salário mensal, o décimo terceiro e as utilidades, as férias de quem trabalha 44 horas e de quem trabalha 22 horas são diferentes. Ao final desse período de 12 meses de trabalho, o empregado tem direito a 30 dias de férias. Para dias de meio período, os dias são:

18 (dezoito) dias, para a duração do trabalho semanal superior a 22 (vinte e duas) horas, até 25 (vinte e cinco) horas;

16 (dezesseis) dias, para a duração do trabalho semanal superior a 20 (vinte) horas, até 22 (vinte e duas) horas;

14 (quatorze) dias, para a duração do trabalho semanal superior a 15 (quinze) horas, até 20 (vinte) horas;

12 (doze) dias, para a duração do trabalho semanal superior a 10 (dez) horas, até 15 (quinze) horas;

10 (dez) dias, para a duração do trabalho semanal superior a 5 (cinco) horas, até 10 (dez) horas;

8 (oito) dias, para a duração do trabalho semanal igual ou inferior a 5 (cinco) horas.

Gestão da empregada doméstica

Já viu quantas horas uma empregada doméstica pode trabalhar por dia? Finalizou a contratação ou já decidiu qual tipo de jornada a sua irá fazer? Na hora da contratação são esses detalhes, que precisam estar muito bem definidos, que fazem toda a diferença!

A gestão das horas e o controle de ponto, também são pontos a acrescentar na lista de responsabilidade do empregador.

Conclusão.

O Famyle foi considerado a melhor startup brasileira e cresce a cada dia sua base de clientes e prestadores de serviços. Com tecnologia moderna, garante integração com diversos agregados como Google Jobs entre outros.

A Famyle é uma dessas empresas, que cuida de toda a burocracia com documentos, além de oferecer um suporte personalizado. Assim, você fica livre de toda a parte cansativa de ser um empregador e fica com mais tempo livre para o trabalho e família

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades