Qual o valor do salário de um cuidador de idoso?

Índice

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o salário de um cuidador de idoso mensal.

Cuidar do idoso nem sempre é uma tarefa fácil, pois além de garantir a saúde e a integridade do paciente, deve-se cuidar de seu bem-estar, vida emocional e social.

Com uma semana de 40 horas, o salário pode divergir de acordo com a região. 

Porém, é importante que você saiba que muitos enfermeiros geriátricos trabalham em média 44 horas por semana, o que pode ser mais longo se o especialista acompanhar o paciente durante a noite.

Para te ajudar a entender melhor quanto vale uma diária de um enfermeiro geriátrico, separamos algumas informações importantes sobre a profissão abaixo!

Quais as funções do cuidador de Idoso?

Em resumo, o cuidador assessora o paciente nas atividades do dia-a-dia, fornecendo a assistência necessária para garantir o bem-estar físico e mental.

Isso vai desde ajudar em atividades simples, como tomar banho e administrar medicamentos, até preparar refeições e planejar atividades de lazer.

Qual o salário de um cuidador de idoso?

Enquanto muitos profissionais trabalham 44 horas semanais, outros cuidadores de idosos podem trabalhar diariamente. De acordo com o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Governo Federal), o salário médio desses profissionais é de R $1.200,00.

No entanto, cada cidade tem sua média, que pode ser mais ou menos dependendo da região.

Por exemplo, em Brasília essa média gira em torno de R$1.115,00, enquanto no Rio de Janeiro o valor sobe para R $1.300,00. Já em Curitiba, a média salarial é de R $1.350,00 mensais.

Treinamento

No entanto, é importante que você saiba que esses valores também levam em consideração o conhecimento do cuidador profissional. Quanto mais experiência e quanto maior o conhecimento, maior pode ser o salário do profissional

Em uma semana de 44 horas para um profissional que fez cursos preparatórios, por exemplo, o salário médio pode chegar a R $2.000,00, ou seja, aproximadamente R $100,00 por dia.

Formalização do Cuidador de Idoso

Apesar de ser uma profissão informal, o cuidador pode ser legalizado pelo CBO, documento que consta na carteira de trabalho e é usado para garantir os benefícios profissionais da Previdência Social. 

Devem ser aplicadas as regras da CLT como licença remunerada, 13º salário e licença maternidade. Isso ocorre quando o serviço é prestado mais de três vezes por semana.

Adicionais para o cuidador de idoso

Adicional noturno

Para quem cuida de idosos, o valor do suplemento noturno por hora é de cerca de R $1,50. Isso significa que quem trabalha à noite como enfermeiro cuidador e trabalha 40 horas semanais pode chegar a R $1.400 reais.

Insalubridade e periculosidade

O adicional de periculosidade aumenta o salário em até R $370,00 por mês, enquanto o adicional de insalubridade é dividido em escalões. 

Para a classe 1, a sobretaxa corresponde a R $120,00 por mês, enquanto para a classe 2 é cerca de R $250 por mês. Na 3ª classe, o suplemento pode chegar a R $500 por mês.

Quer contratar um cuidador de idosos?

Você quer contratar um cuidador de idosos e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Crianças dando a mão

Categorias

Posts Recentes

Compartilhe em suas Mídias Sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Tags

Posts Relacionados

Cozinheira em São Paulo

Cozinheira 1 vez por semana em São Paulo

Se você busca encontrar uma cozinheira apenas uma vez por semana em São Paulo, esse artigo é ideal para você. Reunimos tudo que você precisa