logo-blog
Search
cuidador de idoso

Qual o valor do salário de um cuidador de idoso?

Índice

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o salário de um cuidador de idoso mensal.

Cuidar do idoso nem sempre é uma tarefa fácil, pois além de garantir a saúde e a integridade do paciente, deve-se cuidar de seu bem-estar, vida emocional e social.

Com uma semana de 40 horas, o salário pode divergir de acordo com a região. 

Porém, é importante que você saiba que muitos enfermeiros geriátricos trabalham em média 44 horas por semana, o que pode ser mais longo se o especialista acompanhar o paciente durante a noite.

Para te ajudar a entender melhor quanto vale uma diária de um enfermeiro geriátrico, separamos algumas informações importantes sobre a profissão abaixo!

Quais as funções do cuidador de Idoso?

Em resumo, o cuidador assessora o paciente nas atividades do dia-a-dia, fornecendo a assistência necessária para garantir o bem-estar físico e mental.

Isso vai desde ajudar em atividades simples, como tomar banho e administrar medicamentos, até preparar refeições e planejar atividades de lazer.

Qual o salário de um cuidador de idoso?

Enquanto muitos profissionais trabalham 44 horas semanais, outros cuidadores de idosos podem trabalhar diariamente. De acordo com o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Governo Federal), o salário médio desses profissionais é de R $1.200,00.

No entanto, cada cidade tem sua média, que pode ser mais ou menos dependendo da região.

Por exemplo, em Brasília essa média gira em torno de R$1.115,00, enquanto no Rio de Janeiro o valor sobe para R $1.300,00. Já em Curitiba, a média salarial é de R $1.350,00 mensais.

Treinamento

No entanto, é importante que você saiba que esses valores também levam em consideração o conhecimento do cuidador profissional. Quanto mais experiência e quanto maior o conhecimento, maior pode ser o salário do profissional

Em uma semana de 44 horas para um profissional que fez cursos preparatórios, por exemplo, o salário médio pode chegar a R $2.000,00, ou seja, aproximadamente R $100,00 por dia.

Formalização do Cuidador de Idoso

Apesar de ser uma profissão informal, o cuidador pode ser legalizado pelo CBO, documento que consta na carteira de trabalho e é usado para garantir os benefícios profissionais da Previdência Social. 

Devem ser aplicadas as regras da CLT como licença remunerada, 13º salário e licença maternidade. Isso ocorre quando o serviço é prestado mais de três vezes por semana.

Adicionais para o cuidador de idoso

Adicional noturno

Para quem cuida de idosos, o valor do suplemento noturno por hora é de cerca de R $1,50. Isso significa que quem trabalha à noite como enfermeiro cuidador e trabalha 40 horas semanais pode chegar a R $1.400 reais.

Insalubridade e periculosidade

O adicional de periculosidade aumenta o salário em até R $370,00 por mês, enquanto o adicional de insalubridade é dividido em escalões. 

Para a classe 1, a sobretaxa corresponde a R $120,00 por mês, enquanto para a classe 2 é cerca de R $250 por mês. Na 3ª classe, o suplemento pode chegar a R $500 por mês.

Quer contratar um cuidador de idosos?

Você quer contratar um cuidador de idosos e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

diarista

Critérios para Escolher uma Diarista Confiável

Ao escolher uma diarista confiável para cuidar da limpeza de sua casa, é essencial considerar vários critérios importantes.  Desde a confiabilidade até a qualidade do

enfermeira pediatrica

Enfermeira Pediátrica como Apoio aos Pais

Quando se trata da saúde e bem-estar dos filhos, os pais muitas vezes se encontram navegando em águas desconhecidas, especialmente quando enfrentam desafios médicos.  Nesses