logo-blog
Search
babá

Qual o momento ideal de contratar uma babá?

Índice

Encontrar a babá ideal para passar várias horas por dia com seu filho pode apresentar algumas incertezas, mas considerar alguns pontos pode ajudá-lo a superar essa barreira inicial.

Essa atitude é muitas vezes uma necessidade para os pais que precisam voltar ao trabalho ou precisam de ajuda nas tarefas cotidianas. 

Nesse contexto, surgem mil dúvidas sobre como incluir essa figura no cotidiano familiar: como garantir que a babá seja confiável? O que preciso saber antes de contratar esse profissional? Qual é a melhor maneira de fazer essa transição?

Contrate babás qualificadas perto de sua casa

O que você precisa saber antes de contratar uma babá

Você decidiu contratar alguém para ajudá-lo a cuidar melhor de seu filho ou filha, mas ainda sente insegurança sobre o processo. Tudo bem, você vai deixar seu bebê com outra pessoa, e é super normal ter alguns medos.

Uma primeira dica é conversar com outros pais e mães que passaram ou estão passando pelo mesmo processo. Pergunte como eles tomaram a decisão de contratar o profissional, quando perceberam que era hora de contratar e como falaram com a criança. Ter acesso a outros pais que já passaram por essa experiência com certeza pode ajudar muito a entender como você pode lidar com essa nova etapa.

O próximo passo é entender suas próprias expectativas. Fizemos uma lista para te ajudar a se preparar para esse momento:

Quais são as suas necessidades e as da criança?

Você pode começar pensando no que exatamente é preciso:

  • Uma babá para buscar os seus filhos na escola e orientar durante o dia?
  • A criança precisa de algum cuidado médico importante?
  • Você precisa de ajuda com algum trabalho doméstico?
  • A criança demanda algum cuidado específico?

Quais pré-requisitos da babá são importantes para você?

Entenda quais os valores, habilidades e até cursos que podem ser importantes para o seu caso:

  • Um curso de pedagogia, enfermagem e primeiros socorros é fundamental para você e seu(sua) filho(a)?
  • Você busca alguém que desenvolva brincadeiras ativamente com a criança ou que apenas oriente ela quando for necessário?
  • Dirigir, cozinhar ou alguma outra habilidade é necessária para vocês?
  • Quais visões a profissional deve ter sobre educação para estar alinhada com a sua?

Quantas horas por semana você irá precisar da babá?

Uma dica importante antes de iniciar a busca pela babá, é entender a disponibilidade que será necessária:

  • A babá precisa cuidar da criança o dia todo? Ou apenas um turno?
  • Você precisará da babá apenas para situações específicas?
  • Precisa de uma babá que trabalhe alguns dias por semana?
  • A babá deverá trabalhar em horários comerciais ou noturnos?

Com esses requisitos em mente, será muito mais fácil entender o que você precisa buscar na profissional a ser contratada e saber como orientar a babá futuramente!

Contrate babás qualificadas perto de sua casa

3 dicas fundamentais para a hora da contratação

Os pais que procuram contratar uma babá ou cuidador podem ter muitas ocupações e nem sempre estão acostumados com o processo de contratação de uma pessoa. Para ajudar nesse processo, separamos essas dicas que podem ajudar a cumprir essa etapa de forma mais simples!

1. Procure indicações ou referências de babá

Como esse é um tipo de trabalho que exige conexão e confiança, receber dicas de outras mães ou pais estimula a conexão com o profissional. Se preferir, você pode pedir à candidata um contato de referência – alguém que ela já contratou – com quem você pode falar para saber mais sobre ela.

Hoje é possível contratar através de agências ou plataformas que já realizam esse tipo de pesquisa e torna esse processo ainda mais confiável.

2. Entenda as regras de contratação com a PEC das domésticas antes de contratar a babá

Antes de começar a contratar, também é muito importante se informar sobre a lei que regulamenta a contratação de babás e empregadas domésticas. Afinal, seu contato com o profissional provavelmente será direto, sem a intermediação de uma empresa especializada para realizar o contrato e/ou registo, sendo você o responsável pelo cumprimento das obrigações e garantia dos direitos. 

A PEC dos trabalhadores domésticos determina, entre outras coisas, o limite da jornada de trabalho e o salário mínimo. Ele resume e facilita saber o que garantir para o profissional que você contrata.

3. Converse antes com a babá

Agendar uma entrevista com o potencial contratante pode ser ótimo para tirar suas dúvidas e tirar seus medos. Ela também pode explicar experiências passadas e contar mais sobre seu relacionamento com as crianças. 

Se você nunca contratou uma babá, pode se sentir inseguro em entrevistar a pessoa que cuidará de seus filhos. Aproveite para conhecer melhor a profissional e orientá-la sobre suas necessidades e as da criança para garantir que as expectativas estejam alinhadas entre vocês.

Contrate babás qualificadas perto de sua casa

 

Como ajudar a criança no processo de adaptação com a babá?

Após encontrar uma profissional para cuidar do seu filho, como garantir que a criança consiga lidar bem com essa grande mudança?

Assim como acontece com a maioria das questões parentais, não há fórmula mágica, certo ou errado. Mas algumas dicas podem ajudá-lo a se dar bem com a babá:

  • Converse com seu filho(a): Antes de contratar alguém, conversar com a criança sobre o que está prestes a acontecer é fundamental. Conte sobre os motivos para contar com a babá, explique como será bom para a criança e deixe que ela participe do processo de escolha da babá.
  • No primeiro dia, esteja presente: No primeiro dia ou primeiras horas de interação entre a babá e a criança, fique perto para que a criança possa se sentir confortável e não seja uma mudança muito repentina. Mas apoie a interação entre eles, incentive-os para que brinquem juntos e se conheçam.
  • Demonstre tranquilidade: Quando for sair, demonstre sempre o quanto você está feliz por ele, mostre as partes legais de ter a babá, alguém que está  preparada para brincar com ele e aproveitar muito o dia, e avise a criança antes de ir embora para que não se sinta abandonado(a).
  • Ouça a criança: ouvir o que a criança tem a dizer sobre as mudanças também é muito importante. Pergunte sobre o que fizeram, do que a criança mais gostou, do que ela não gostou. Seja também um(a) protagonista no processo!
  • Apresente os espaços da casa para a babá: Durante o tempo em que a babá estiver com a criança, ela pode precisar encontrar roupas da criança, comidas, livros, brinquedos, produtos de higiene, entre outras coisas. Por isso, informe sobre onde fica cada coisa e deixe as formas de contato para que ela tire qualquer dúvida que possa surgir.

Vale reforçar que as conexões verdadeiras podem levar tempo para acontecer, por isso, é importante não tentar forçar a aproximação íntima entre babá e criança. 

Deixe que se conheçam e interajam naturalmente e no ritmo que seu filho preferir, assim irão construir uma relação segura e sem receios.

Contrate babás qualificadas perto de sua casa

Quer contratar uma babá?

Você quer contratar uma babá e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades