logo-blog
Search
empregada domestica em 2023

Qual a função da empregada doméstica diarista em 2023?

Índice

A empregada doméstica em 2023 possui algumas legislações a seu favor, uma vez que existe muita informalidade no cargo, por ser efetuado em um ambiente de descanso familiar.

Entretanto, as funções de uma empregada devem ser devidamente delimitadas, a fim de proporcionar um maior planejamento e organização em ambas as partes.

Continue lendo esse artigo e compreenda um pouco mais sobre quais são as funções que são de responsabilidade de um empregado doméstico no ano de 2023.

Como deve ser efetuado o acordo de funções?

Uma boa relação trabalhista deve ter como base a anuência de ambas as partes do que foi realmente acordado em contrato.

Isso acontece porque, se foi previamente acordado com a empregada que ela trocaria uma vidro para luminária, mesmo não sendo a sua função direta, por ser previamente combinado esse passa a ser um de seus deveres.

Dessa forma, não se desvia do que foi realmente acordado entre ambas as partes, ferindo as expectativas de um dos lados.

Por esse motivo, o documento deve ser muito bem formulado, de maneira a ser tanto vantajoso para o empregador quanto para a trabalhadora, onde as expectativas de ambos os lados devem estar devidamente alinhadas.

Um ponto muito importante é se atentar é o de não esquecer de que o combinado por escrito e assinado precisa ser observado, com o intuito de o empregador não sofrer com multas posteriormente, ou tenha que arcar com indenizações.

Com isso, através do contrato fica bem estabelecido se a empregada deve limpar o piso vinílico em manta ou não, se precisa tomar conta dos animais de estimação e entre muitas outras questões.

Dessa forma, após esse processo basta apenas ajustar e entrar em comum acordo com a remuneração e cumprir com os encargos.

Quais são as categorias de empregos domésticos?

Existem muitos profissionais da área doméstica que podem obter um papel importante na sua residência, onde dentre as principais categorias de empregos domésticos, podem-se citar:

  • Empregada doméstica;
  • Babá;
  • Cuidadora de idosos;
  • Governantes e mordomos.

Essas são as principais profissões que envolvem o âmbito doméstico.

Empregada doméstica

A empregada doméstica diarista possui como principal função tudo o que envolve a limpeza e a organização de uma casa, onde esses pontos serão abordados mais profundamente no próximo tópico.

Babá

Já a babá possui como função primordial o cuidado com as crianças, onde dependendo do acordo, ela também pode ficar responsável pela limpeza e organização que estejam relacionadas diretamente com a criança.

Dessa forma, utilizar um detergente para máquina de lavar louça, com o intuito de limpar uma mamadeira, por exemplo, entra em uma questão ligada aos cuidados dos pequenos.

Além disso, cuidar das roupas, organização dos brinquedos e a arrumação do quarto da criança também podem ser de responsabilidade da babá ao ser previamente acordado.

Cuidadora de idosos

A cuidadora de idosos possui como principal função os cuidados da saúde e do bem-estar do idoso, onde se deve tomar conta da pessoa mais velha e, também, cuidar dos pertences dela.

Dessa forma, ajudar na organização dos remédios no dispenser para banheiro ou ajudar a se vestir, se limpar e entre outras questões podem entrar no escopo da função.

Governantas e mordomos

Por fim, as governantas e os mordomos são principalmente responsáveis pela supervisão e pela gerência dos outros empregados da casa, tais como a babá e a diarista, por exemplo.

Com isso, quando a criança precisa ir até o mercado comprar uma nova pasta zip zap, por exemplo, para o seu material escolar, é função da babá a acompanhar, mas também é tarefa da governanta garantir que tudo ocorra bem, supervisionando as atividades.

Quais são as funções da empregada doméstica em 2023?

Como você pode perceber, cada funcionário possui uma tarefa específica, onde essa distinção nas atividades é ainda mais necessária quando existe mais de um profissional doméstico atuando na sua residência.

Dessa forma, é muito importante conhecer todas as tarefas que devem ser realizadas semanal, quinzenal e até mesmo mensalmente pela empregada doméstica diarista no decorrer de seu período de trabalho, onde dentre eles, podem-se citar:

  • Varrer e passar pano na casa;
  • Limpar tapetes e panos de chão;
  • Lavar a louça e limpar os pertences da cozinha;
  • Cozinhar e preparar as refeições;
  • Tirar pó e sujeira dos móveis e superfícies da casa;
  • Limpar e lavar os banheiros;
  • Organizar os objetos espalhados e bagunças dos armários;
  • Lavar e passar as roupas;
  • Tirar o lixo para fora.

Essas são algumas das principais tarefas que devem ser desempenhadas pela empregada doméstica em seu trabalho em casa.

Todavia, todas essas questões devem ser acordadas previamente, onde caso você deseje que ela realize um descarte de lâmpadas ou outras atividades que estão um pouco fora de seu escopo, deve haver uma conversa para alinhar as atividades previstas.

Quais não são as responsabilidades da empregada doméstica em 2023?

Da mesma forma que existem muitas atividades que são de responsabilidade da empregada doméstica a sua execução, também existem tarefas que não fazem parte da sua função como funcionária do lar, onde dentre elas, podem-se citar:

  • Cuidar dos jardins e plantas externas;
  • Cuidar da segurança da casa;
  • Ser motorista dos membros da família;
  • Adestrar os animais domésticos;
  • Cuidar dos remédios;
  • Fazer manutenção e limpeza dos veículos automotivos;
  • Ajudar nas tarefas e educação das crianças;
  • Dar banho em idosos.

Como você pode perceber, as atividades aqui citadas não fazem parte da limpeza da casa e, por esse motivo, não são da função da empregada doméstica realizar essas tarefas.

Isso acontece porque esses itens não fazem parte da especialidade da profissional e devem então serem realizados por outros trabalhadores da casa, tais como a babá, jardineiro e entre outros, onde deve ser analisado em qual função cada um melhor se encaixa.

Assim, como já mencionado, uma tarefa a mais pode ser acordada com a empregada doméstica, onde ao acordar previamente que ela deve comprar uma abraçadeira de nylon semanalmente, por exemplo, é possível pedir a realização dessa tarefa a mais.

Entretanto, é importante compreender qual é exatamente o escopo de suas funções e quais não são da obrigatoriedade da profissional efetuar as atividades.

Organização da frequência das atividades

Com a finalidade de ajudar na organização do cotidiano da casa e na elaboração do contrato, é muito importante também especificar quais tarefas devem ser realizadas em uma determinada frequência.

Dessa forma, é possível variar entre períodos, como semanal, quinzenal e mensalmente, onde você pode se organizar da melhor maneira possível.

Por exemplo, se você recebe uma entrega mensal, com várias encomendas, de uma fábrica de sacos plásticos para embalagem, é possível solicitar uma limpeza mais rigorosa do cômodo onde as caixas ficam guardadas, com o intuito de manter o local limpo.

Com isso, você deve analisar algumas atividades que acredita serem essenciais de serem efetuadas semanalmente, como organizar e arrumar os objetos fora de lugar, varrer e passar pano na casa e nas áreas externas, tirar pó dos móveis e superfícies e entre outras.

Além disso, é possível solicitar a troca de roupas de banho, cama e mesa, lavar os banheiros, limpar os vidros e espelhos, limpar os eletrodomésticos, lavar a louça, cuidar das refeições e entre muitas outras tarefas.

Já quinzenalmente, existem algumas atividades que podem ser realizadas em um maior período, como organizar e limpar os livros da casa, organizar e limpar os guarda-roupas e organizar.

Outros pontos importantes que podem ser efetuados há cada quinze dias são a limpeza das luminárias da casa e a limpeza dos armários da cozinha, além de passar aspirador na casa toda e entre muitas outras funções.

Por fim, existem alguns pontos que podem ser feitos em um maior intervalo de tempo, como polir as pratarias e metais da casa, limpar ventiladores e ar condicionado, lavar e trocar cortinas e tapetes, lustrar os móveis, organizar a despensa e entre muitas outras tarefas.

Essa separação de tarefas entre funcionários e a frequência em que devem ser efetuadas é fundamental para que não ocorra um acúmulo de função.

Isso acontece porque, ao realizar atividades que não são do seu escopo e que não foram previamente acordadas, a empregada doméstica pode acabar precisando lidar com uma quantidade muito grande de tarefas, sendo maiores do que ela consegue suportar no dia.

Além disso, sem um cronograma bem definido das funções que devem ser efetuadas no dia, existe o risco de realizar atividades com uma maior frequência, enquanto outras podem ser deixadas de lado.

A função da empregada doméstica dentro de uma residência é de extrema importância para que se mantenha o local limpo e devidamente organizado, proporcionando a saúde e bem-estar de todos os envolvidos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades