logo-blog
Search
famyle

Quais perguntas fazer ao entrevistar uma empregada doméstica

Índice

 

Saber as perguntas antes de entrevistar uma empregada doméstica é uma tarefa fundamental, ela garante uma boa fluidez da entrevista. Por isso, requer muita atenção  para preparar uma entrevista. 

Afinal, a pessoa selecionada trabalhará dentro da sua casa e próxima à sua família. Logo, é necessário que você encontre uma pessoa de confiança e que preste serviços com muita qualidade e para isso é preciso fazer as perguntas certas.

Ao entrevistar as candidatas você precisa ter uma série de cuidados para que a sua escolha seja assertiva. Além das habilidades essenciais para as atividades que a candidata desempenhará, ela precisa ter um perfil que combine com o que você busca e com a rotina de sua família.

No blog, já demos dicas de como contratar uma empregada doméstica , mas agora nos aprofundamos nas perguntas a serem feitas.

Por isso, preparamos este artigo para você ver o que perguntar para a candidata na entrevista bem como para criar uma ficha que vai facilitar na sua tomada de decisão. Confira

Monte o perfil da candidata

Antes de você começar as entrevistas, você precisa montar o perfil da candidata. Este perfil é muito importante para que você selecione pessoas com características específicas e habilidades que se enquadrem nas tarefas que você precisa que ela realize.

Em um primeiro momento, defina quais são as habilidades necessárias para o cargo. Ela precisa saber cozinhar? Ela terá que realizar atividades domésticas mais pesadas como limpar vidros e carpetes?

Com base nas suas respostas você conseguirá traçar o perfil da candidata. Ele ajudará você a selecionar pessoas com essas habilidades específicas e servirá como um roteiro para a entrevista.

É muito importante que durante a entrevista você esclareça quais são as suas necessidades e pergunte sobre habilidades, cursos e qualificações da candidata. Essa é a melhor maneira de conhecer qualquer eventual limitação que a candidata possa ter e evita problemas após a contratação.

 

precisa contratar empregada doméstica

Apresente a sua proposta de trabalho

No dia da entrevista, antes que você comece a fazer as perguntas sobre as qualificações e experiências da candidata, você precisa apresentar a sua proposta de trabalho. 

É importante que você esclareça com detalhes todas as habilidades que serão necessárias para a função. Além disso, é muito importante falar sobre a carga horária de trabalho, todas as funções que serão desempenhadas e funções muito específicas como viajar com a família ou passear com os cachorros. 

Esse é um momento que precisa de muita clareza e objetividade de ambas as partes. 

Não esqueça de mencionar o salário, os horários e dias de folgas, os benefícios e as regras para a função (uso do celular, uniforme, necessidade de trabalhar aos finais de semana, etc). Depois de especificar a sua proposta, pergunte se a candidata concorda com as exigências.

Esse também é o momento de saber se a candidata tem limitações à determinadas atividades ou horários propostos. Caso ela tenha alguma objeção a qualquer item proposto, esse é o momento que ela terá para falar e vocês decidirem juntas se há como contornar.

Caso contrário, você já pode buscar outra candidata.

Ficha  para entrevista de empregada doméstica

Para sua maior organização e praticidade, ter uma ficha montada para o dia de entrevista ajudará muito. Você pode fazer à mão ou no computador, mas é muito importante que você tenha impresso para conseguir se organizar.

Você pode solicitar que a candidata traga seu próprio currículo e fazer as anotações no próprio. Mas se quiser seguir um roteiro pré-estabelecido e com as informações que você considera pertinentes, crie o seu. 

A seguir, passaremos uma lista com todas as informações que são importantes e você precisa ter para selecionar e contratar uma empregada doméstica:

  • Nome completo da candidata;
  • Data da entrevista (opcional);
  • Idade;
  • Escolaridade;
  • Endereço (importante para avaliar o tempo que ela levará para se deslocar até a sua casa. Também serve para quaisquer emergências que possam ocorrer);
  • Pretensão salarial; (você questionará esse item junto com as demais perguntas, no entanto, é importante você já ter anotado para saber se está dentro ou não do orçamento previsto;
  • Estado civil. Se for casada, há quanto tempo e o que o marido faz.
  • Filhos, quantidade e idades;
  • Fumante ou não fumante;
  • Experiências anteriores e quanto tempo em cada uma delas.

Os dados acima são básicos e você precisa saber de todas as candidatas. Tenha uma ficha pronta para quando for entrevistá-las. Abaixo você pode colocar as perguntas principais.

Perguntas essenciais a serem feitas durante a entrevista

Fazer uma boa entrevista, com as perguntas certas é fundamental para conhecer a candidata e para que fiquem claras as funções a serem executadas. Todas as dúvidas precisam ser esclarecidas nesse momento, seja das habilidades da candidata ou das funções e deveres a serem executados.

É muito importante que durante a entrevista você tente entender qual é o perfil da candidata. Analise outros detalhes que não serão respondidos nas perguntas, como o seu comportamento, a sua postura e o seu cuidado com a própria aparência.

A candidata não precisa estar bem vestida ou ser bonita, mas é fundamental que esteja com roupas limpas e cuidadas. Isso diz muito sobre ela e sobre como ela cuidará da sua casa.

Se ela mostrar iniciativa e dedicação, você já tem meio caminho andado.

A seguir, separamos as perguntas essenciais a serem feitas durante entrevista com uma empregada doméstica. Vamos primeiro mostrar uma lista das perguntas e depois explicar uma a uma:

Lista de perguntas para entrevista de empregada doméstica

  1. Quais são as suas experiências anteriores nesta função? Quanto tempo você tem de experiência com trabalho doméstico?
  2. Qual a sua disponibilidade de horários e dias da semana?
  3. Com quem os seus filhos ficam enquanto você trabalha? Algum deles depende de seu horário de chegar em casa?
  4. Você tem referências de outros empregadores?
  5. Sabe executar as tarefas que precisam ser cumpridas?
  6. Aceita executar as tarefas propostas?
  7. Tem algum problema de saúde? Tem alguma limitação física para alguma das tarefas exigidas?
  8. Possui cursos de aperfeiçoamento pertinentes à função?
  9. Como você reage às instruções de sua chefe? Gosta de ser direcionada ou prefere fazer as coisas do seu jeito?
  10. Necessita de quanto de vale transporte para se deslocar até o local de trabalho? 
  11. Qual a sua pretensão salarial?

Analisando uma a uma das perguntas:

  • Quais são as suas experiências anteriores nesta função? Quanto tempo você tem de experiência com trabalho doméstico?

É muito importante que você pergunte quanto tempo ela permaneceu em cada emprego, as principais funções exercidas e porque ela saiu. Através dessas perguntas, você saberá bastante sobre a candidata.

  • Qual a sua disponibilidade de horários e dias da semana?

Os horários da candidata precisam bater com os seus horários.

  • Com quem os seus filhos ficam enquanto você trabalha? Algum deles depende de seu horário de chegar em casa?

Perguntar sobre os filhos é fundamental durante a entrevista. Se a candidata tiver, questione sobre onde eles ficam, quem os busca na escola e assim por diante. Essa pergunta está diretamente relacionada com a pergunta anterior sobre a disponibilidade de horários. 

  • Tem referências de outros empregadores?

Ter boas referências é muito importante para a contratação. Se a candidata estiver disposta a oferecer, peça nomes completos e telefones de empregadores antigos. 

  • Sabe executar as tarefas que precisam ser cumpridas?

Como você já falou da proposta de trabalho e das funções a serem exercidas, é fundamental perguntar se a candidata sabe executá-las. Se você precisa que alguma atividade muito específica seja executada, pergunte se ela sabe como fazê-la.

  • Aceita executar as tarefas propostas?

Além de saber executar uma função, a candidata precisa estar disposta a isso. Principalmente quando a função exige atividades específicas como cuidar de pets, crianças, cozinhar e assim por diante, é muito importante questionar se ela aceita. Você não quer ter nenhuma surpresa depois de contratar, não é mesmo?

  • Tem algum problema de saúde? Tem alguma limitação física para alguma das tarefas exigidas?

Saber da saúde física da candidata é muito importante. Questione sobre problemas de saúde, uso de medicamentos controlados e assim por diante. Não esqueça de questionar se ela tem alguma limitação para alguma das funções que você apresentou.

  • Possui cursos de aperfeiçoamento pertinentes à função?

Cursos de aperfeiçoamento podem ser um diferencial, principalmente se você estiver em dúvida entre duas ou mais candidatas. Além de suas experiências anteriores, você também deve questionar se possui algum curso que agregue à função.

  • Como você reage às instruções de sua chefe? Gosta de ser direcionada ou prefere fazer as coisas do seu jeito?

Essa pergunta é muito importante para descobrir o perfil da candidata. Assim como algumas preferem que você esteja por perto dando instruções, outras preferem fazer como acham melhor. Leve isso muito em consideração ao pensar sobre a sua personalidade também. Você gosta de acompanhar o trabalho ou prefere deixar a emprega executar do seu próprio jeito? Certamente você não quer entrar em conflito com um funcionário, não é mesmo? Então fique bem atenta à resposta desta pergunta.

  • Necessita de quanto de vale transporte para se deslocar até o local de trabalho? 

Essa informação permite que você calcule quanto gastará mensalmente com transporte com o seu empregado. Muitas pessoas precisam pegar mais de uma condução para chegar até o local de trabalho.

  • Qual a sua pretensão salarial?

Você já deve ter anotado a resposta para essa pergunta na ficha feita anteriormente. Mas aproveite esse momento para falar mais a respeito. Ouça o que a candidata tem a dizer e veja se o valor está dentro do que você pretende pagar. 

E o que mais perguntar?

Outras perguntas mais específicas às funções não só podem como devem ser feitas. Leve em conta todas as atividades que você gostaria que a empregada doméstica executasse. Questione principalmente as funções como cuidar de crianças, pets ou idosos e as que envolvem cozinhar e lavar roupas. 

Sinta que a candidata realmente está disposta a executar as funções propostas. Se você tem alguma dúvida, pergunte! Esse é o momento para que todos os esclarecimentos sejam feitos.

Tire todas as dúvidas da entrevistada também. Seguindo essas dicas e esse questionário, você conseguirá avaliar as candidatas e escolher a melhor para trabalhar com você. Foque menos nos aspectos técnicos e mais em se certificar que o perfil da candidata combina com os hábitos e rotinas da sua família.

Você ainda ficou com alguma dúvida quanto à entrevista com uma empregada doméstica? Deixe nos comentários!

Veja também:

    contratar empregada doméstica pelo whatsApp

    Posts Relacionados

    pessoa lavando as mãos

    Todos os direitos das Empregadas domésticas

      Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

    Oprah Winfrey

    7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

    Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

    diarista

    Critérios para Escolher uma Diarista Confiável

    Ao selecionar uma diarista confiável, é essencial considerar vários critérios para garantir que suas necessidades domésticas sejam atendidas de forma satisfatória e consistente.  Desde a