logo-blog
Search
faxineira

Procuro uma empregada doméstica em SP, como encontrar?

Índice

Contratar uma ajudante do lar pode ser muito vantajoso para você, uma vez que os seus serviços podem auxiliar no cuidado com a casa. Todavia, encontrar uma empregada doméstica em SP pode ser muitas vezes desafiador.

Isso acontece porque existem muitos pontos que devem ser levados em consideração para que a contratação de fato aconteça, onde as habilidades do profissional precisam se encaixar com as suas necessidades.

Além disso, o seu ambiente de trabalho também precisa possuir alguns pontos que facilitem o desempenho da funcionária, onde ambos possam usufruir da experiência.

Um exemplo para isso é caso a sua residência possua uma escada metálica e a profissional se sinta confortável com o ambiente e itens, sendo capaz de efetuar as suas tarefas da melhor maneira possível.

Continue lendo esse artigo e compreenda quais são os pontos a serem observados para contratar empregada doméstica que mais se encaixa com o seu perfil e necessidades, obtendo ótimos resultados para uma casa limpa e uma rotina com menos preocupações.

Quais são as tarefas da empregada doméstica?

A empregada doméstica possui uma série de obrigações dentro de uma residência, onde o seu papel fundamental é o de disponibilizar uma casa mais limpa, cheirosa e organizada.

Com isso, pode-se observar que algumas das funções da empregada doméstica consistem em limpar os ambientes da casa, sendo:

  • Quartos;
  • Banheiros;
  • Sala de estar;
  • Cozinha;
  • Entre muitos outros ambientes.

Todavia, embora essa não seja a função dessa profissional, muitas vezes ela também realiza tarefas como lavar e secar a louça, fazer comida, passar e lavar roupas, dentre outras atividades.

Como já mencionado, a contratação da empregada doméstica varia muito a depender de alguns fatores, como as suas habilidades, quantidade de dias em que deve comparecer ao local de trabalho e acordos previamente realizados.

Dessa forma, ambos os lados estarão de acordo com as atividades que devem ser efetuadas dentro de casa, estabelecendo os fatores que cada uma das partes espera receber da outra e, com isso, obtendo um bom relacionamento e convivência.

Por exemplo, caso exista a necessidade de realizar a limpeza do climatizador evaporativo da sua casa em um dia específico, nesse caso é preciso conversar com a profissional para chegar em um consenso, onde ambas as partes se entendam.

Entretanto, dentre os muitos perfis de profissionais que existem no mercado, encontrar a que melhor se encaixa com as suas necessidades pode ser um grande desafio.

Isso ocorre porque com a rotina agitada, a contratação de uma funcionária que não atende às suas expectativas pode acarretar em mais problemas e dores de cabeça, ao invés de facilitar a sua vida.

Por esse motivo, desde a efetivação de tarefas como a aromatização de um ambiente e a limpeza específica de um cômodo devem ser levados em consideração no próprio processo de contratação, compreendendo sempre o que você espera da empregada doméstica.

Quais são os passos para se contratar?

Atualmente, a rotina das pessoas possui muitos afazeres e, no meio da correria do dia a dia, uma empregada doméstica pode ajudar consideravelmente a retirar um pouco das suas responsabilidades.

Dessa forma, você consegue delegar tarefas importantes e que muitas vezes não podem ser adiadas dentro de casa, para que assim possa focar em tarefas mais importantes para você, como passar mais tempo com a família ou conseguir manter uma vida profissional equilibrada.

Desde utilizar um removedor de cera a varrer a sala de estar, as diferentes atividades dentro de sua residência demandam tempo e esforço, o que muitas vezes pode ser efetuado de maneira mais focada e rápida com o auxílio de uma boa profissional.

Entretanto, para que isso aconteça é necessário encontrar a empregada doméstica que melhor o atende e, para isso, basta seguir os seguintes passos:

  • Realize um bom processo seletivo;
  • Faça as perguntas certas;
  • Conheça as experiências anteriores na candidata;
  • Verifique as habilidades;
  • Converse com empregadores antigos;
  • Calcule os benefícios e o salário;
  • Faça o registro na carteira de trabalho;
  • Elabore o contrato de trabalho;
  • Adote o controle de horário.

Esses são apenas alguns dos passos para se contratar empregada doméstica, onde você pode adicionar mais etapas ao processo, uma vez que, como já mencionado, ela deve suprir as suas necessidades para a limpeza da casa.

Realize um bom processo seletivo

O primeiro passo para se contratar o melhor profissional para a sua situação é realizar um bom processo seletivo.

Para que isso aconteça, ele deve conter algumas etapas, onde dentre elas é necessário efetuar uma entrevista, com isso você consegue conhecer um pouco mais o perfil da pessoa, identificando as suas habilidades de comunicação e conhecendo um pouco mais sobre ela.

Com isso, também é possível esclarecer as expectativas, tanto em relação à candidata quanto para você que está contratando.

Você pode então explicar um pouco mais sobre as tarefas que espera que sejam desempenhadas na sua residência, alinhando com as expectativas da contratada e encontrando a melhor solução para isso.

Por exemplo, caso você precise que a funcionária utilize uma mangueira de 1 polegada para realizar uma limpeza específica, você deve então esclarecer a ela para que no futuro, caso ela seja contratada, tudo já esteja previamente combinado.

Faça as perguntas certas

As perguntas corretas fazem toda a diferença em qualquer entrevista, onde através da comunicação realizada durante a entrevista, é possível obter a ideia correta em relação às habilidades, expectativas e muitos outros fatores referentes à empregada doméstica.

Para que isso aconteça, você pode perguntar sobre a pretensão salarial da funcionária, a fim de obter o valor que ela espera adquirir ao fim do serviço.

Além disso, você pode analisar as referências prévias de outros empregadores, perguntar diretamente quais são as expectativas da candidata com esse emprego e a sua disponibilidade de horário e de dias na semana.

Além disso, você pode realizar perguntas referente às habilidades da profissional. Nesse momento, você também pode pontuar uma atividade diferente do habitual, caso possua uma que precise de cuidado, como limpar uma lona para toldo uma vez por semana, entre outras tarefas.

Outras perguntas como quando ela pode começar a desempenhar a sua função, se possui alguma limitação física, se tem disponibilidade para dormir no local de trabalho caso seja necessário, quais habilidades se destacam nela e entre muitas outras questões.

Conheça as experiências anteriores na candidata

Conhecer as experiências anteriores da candidata também é muito importante, uma vez que uma profissional que já sabe como executar as suas atividades pode trazer uma maior segurança e satisfação para a sua residência.

Para conseguir respostas pontuais, pergunte o que a candidata fazia em seus trabalhos anteriores, podendo envolver desde a limpeza em uma empresa de locação de caçamba ao atendimento em outros lares.

Com isso, você consegue perceber se a profissional já desempenhou as atividades que você também precisa em trabalhos anteriores.

Além disso, você também pode perguntar sobre os motivos que fizeram com que a profissional saísse do último emprego, se atentando ao nível de comprometimento da candidata e o seu bom relacionamento com as pessoas.

Verifique as habilidades

Você deve definir quais são as atividades que espera que sejam desempenhadas pela profissional e, com isso, será mais fácil identificar a que melhor se enquadra com as suas necessidades.

Por exemplo, se você precisa de alguém que possui experiência com engate rápido mangueira, então nesse caso pode procurar de forma mais específica e centrada, otimizando o processo.

Converse com empregadores antigos

Outro ponto que pode ser uma ótima forma de verificar a capacidade e desempenho da profissional, além de seu relacionamento com outras pessoas é através de conversas com empregadores antigos da candidata, proporcionando uma visão mais assertiva.

Calcule os benefícios e o salário

Por fim, ao escolher a candidata ideal, é necessário efetuar os cálculos referentes ao salário e benefícios que serão disponibilizados à funcionária.

Vale ressaltar que a empregada doméstica trabalha como CLT e tem a possibilidade de cumprir com até 44 horas semanais de trabalho, obtendo assim os direitos trabalhistas garantidos, ou seja, férias, 13° salário, FGTS e entre muitos outros elementos.

Faça o registro na carteira de trabalho

Por possuir um regime CLT, a empregada doméstica também deve possuir carteira assinada, onde as informações devem constar as atividades exercidas, nome do empregador, endereço do trabalho e entre outras informações relevantes.

Elabore o contrato de trabalho

Você também deve reunir os documentos necessários para a contratação, especificando todas as condições e também formalizando as informações que são referentes a função efetuada.

Adote o controle de horário

Por fim, você deve adotar um controle de horário, possuindo assim um maior controle sobre o horário de entrada e saída da funcionária.

Esses são os principais pontos a serem levados em consideração quando você decide contratar empregada doméstica. Deve-se sempre alinhar as expectativas de ambas as partes ao efetuar o processo seletivo, garantindo a satisfação de todos.

Quer contratar uma Empregada Doméstica?

Você quer contratar uma Empregada Doméstica e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

personal

Perfil Ideal de uma Personal Trainer

Quando se trata de escolher um personal trainer, encontrar o perfil ideal pode fazer toda a diferença na sua jornada de condicionamento físico.  Vamos explorar

diarista

Critérios para Escolher uma Diarista Confiável

Ao selecionar uma diarista confiável, é essencial considerar vários critérios para garantir que suas necessidades domésticas sejam atendidas de forma satisfatória e consistente.  Desde a