logo-blog
Search
preciso de uma faxineira

Preciso de uma faxineira e não sei onde conseguir, e agora?

Índice

“Preciso de uma faxineira!” Quantas vezes ouvimos isso de pessoas proximas ou amigos?

Cada vez mais cresce a importância de profissionais prestadores de serviços, como faxineira e demais profissionais voltados para cuidado e reparos residenciais.

A mudança na rotina das famílias faz com que novas rotinas precisem ser instituídas, aumentando a demanda para contratação de serviços como jardineiro, faxineira, encanador e profissionais para pequenos reparos.

Quando falamos em uma faxineira, é comum vir à mente a figura de uma profissional com um vínculo, muitas vezes de muitos anos, com a família, sendo essa a representação da empregada doméstica.

Apesar de prestarem serviços semelhantes, as profissionais têm algumas distinções entre si. A empregada doméstica tem um vínculo contratual com o empregador, tendo todos os direitos assegurados pela carteira assinada, se configurando como uma atividade CLT.

Já a faxineira, também conhecida como diarista, se configura como uma prestadora de serviços, não sendo necessária a formalização da Carteira de Trabalho.

Dessa forma não há obrigatoriedade de horários, por exemplo, sendo mais flexíveis do que o que ocorre com empregadas domésticas, que possuem maiores compromissos com horários e entregas.

Para contratar uma faxineira é possível seguir alguns caminhos, buscando alguém conhecido ou até mesmo em serviços especializados.

Como encontrar uma faxineira?

Profissionais qualificados estão presentes em diversos espaços que oferecem a contratação dos serviços de limpeza.

A opção mais utilizada para contratação é a indicação, onde o contratante conversa com amigos e familiares para encontrar alguém que estes já confiem e atestem a experiência profissional.

Com essa opção é possível questionar a alguém de confiança se as expectativas serão atendidas.

Se o contratante precisar que a profissional tenha conhecimento em limpeza de pisograma de concreto, essa é uma ótima saída, pois o filtro desses conhecimentos poderá ser feito de forma mais livre e assertiva.

Uma segunda alternativa é contratar através de um app ou agência especializada. Todos os profissionais cadastrados nesses serviços possuem experiência que pode ser checada pelo contratante.

Nessa segunda opção é possível encontrar profissionais com habilidades de diversos setores, podendo ter passado tanto por residências quanto ambientes mais nichados, estando disponíveis para contratação de ambos.

Um fabricante de lona plástica pode, por exemplo, contratar com essas agências, destinando para trabalhos esporádicos e especiais em suas empresas.

Em ambas as modalidades o cuidado com a relação entre contratado e profissional deve ser levado em consideração.

Alinhe as expectativas

Após a contratação de uma faxineira, é necessário alinhar alguns pontos com ela, como:

  • Valor da diária;
  • Lista de atividades que devem ser feitas;
  • Dias da semana trabalhados;
  • Apresentar particularidades do ambiente;
  • Definir prioridades entre as atividades.

Como diria o ditado popular, “o combinado não sai caro”, então é muito importante que todos os detalhes sejam alinhados previamente, pois é uma relação de prestação de serviço e deve ter seus termos definidos.

Cada ambiente tem suas particularidades, como um revestimento com pintura epóxi parede aplicada em um cômodo que permite ser limpo com menos frequência ou um piso no qual não pode ser molhado.

O profissional precisa conhecer cada um desses pontos para entregar o melhor trabalho possível.

Forneça todos os produtos de limpeza

No primeiro dia da faxineira, é importante que algum morador da residência esteja presente justamente para apresentar a casa e explicar as rotinas.

Além desse alinhamento, também é necessário disponibilizar todo o material que será preciso usar, inclusive os produtos que serão usados mais esporadicamente, para que a funcionária conheça todas as preferências do contratante.

Muitas vezes alguns produtos especiais, como cera auto brilho, precisam de alguns direcionamentos para serem dados, então é interessante apresentar eles para a profissional.

Seja transparente

Após a contratação e a primeira entrega do serviço, não necessariamente precisa-se continuar a relação de prestação das atividades, mas é interessante comunicar ao profissional com relação à continuação ou não desse vínculo.

Além da transparência com relação à continuidade ou não das atividades, também é interessante, caso haja a continuidade, estar próximo da faxineira.

Com essa proximidade entre contratante e contratado constrói-se uma relação de confiança entre ambos.

Nesse caso, dúvidas poderão ser tiradas com mais facilidade e feedbacks com relação ao trabalho também poderão ser dados com uma possibilidade de recepção positiva muito maior.

Todos esses passos, quando dados em busca de uma profissional de qualidade, resultam em uma prestação de serviço de excelência e uma relação profissional ainda melhor. Dedicar tempo a esse processo é investir na própria qualidade de vida.

Preciso de uma faxineira, como encontrar?

Você precisa de uma faxineira e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

copeira

Copeira em Ambientes Corporativos

A presença de uma copeira em ambientes corporativos desempenha um papel fundamental na manutenção do bem-estar e na eficiência das operações diárias.  Mais do que