logo-blog
Search
cozinheira diarista

Precisa registrar minha cozinheira diarista?

Índice

Se você contratou uma cozinheira diarista para ajudar em casa, é importante entender as responsabilidades legais e os benefícios de registrar essa profissional como empregada doméstica. 

Muitos empregadores não sabem que, mesmo que a cozinheira trabalhe apenas alguns dias por semana, ela tem direitos trabalhistas e o registro é obrigatório para garantir uma relação de trabalho justa e satisfatória.

Conheça direitos trabalhistas e obrigações legais

Ao registrar a cozinheira diarista como empregada doméstica, o empregador se torna responsável por cumprir as obrigações trabalhistas, como 

  • Pagamento das horas extras;
  • Pagamento do salário mínimo vigente;
  • Recolhimento das contribuições previdenciárias;
  • Recolhimento do FGTS.

Além disso, é importante fornecer um ambiente de trabalho seguro e saudável, garantindo que a cozinheira tenha as condições adequadas para realizar suas atividades, inclusive fornecer embalagem para sushi para que possa ser acondicionado e armazenado de forma devida.

Por outro lado, o registro como empregada doméstica também oferece benefícios para a cozinheira diarista.

Eles são identificados como a garantia do pagamento do salário, o direito a férias remuneradas, o recebimento do 13º salário, a contribuição para o INSS e a possibilidade de receber seguro-desemprego em caso de rescisão do contrato.

O que incluir no recibo de pagamento de salário?

O recibo de pagamento de salário é um documento importante para formalizar a relação de trabalho entre o empregador e o empregado.

É por meio desse documento que o empregado pode comprovar o recebimento do salário e os descontos realizados. 

As informações que devem ser incluídas no recibo de pagamento de salário são:

  • Assinatura do empregado;
  • Assinatura do empregador;
  • Data do pagamento;
  • Descontos como INSS, Imposto de Renda e Vale-transporte;
  • Nome completo do empregado;
  • Nome completo do empregador;
  • Período de referência (mês/ano);
  • Valor do salário bruto;
  • Valor líquido a ser recebido pelo empregado;
  • Valor total dos descontos.

É importante lembrar que o recibo de pagamento de salário pode ser emitido de forma física ou digital, desde que contenha todas as informações necessárias para comprovar o pagamento do salário. 

Caso a cozinheira diarista tenha comprado taças de acrílico atacado, o empregador deve ressarcir imediatamente o valor, ou deixar um valor separado para que a compra seja feita como gasto domiciliar.

Além disso, o empregador deve fornecer o recibo de pagamento de salário a cada mês, no momento do pagamento, para que o empregado possa acompanhar o valor recebido e os descontos realizados.

Vale ressaltar que o não fornecimento do recibo de pagamento de salário pode gerar problemas trabalhistas para o empregador, podendo resultar em multas e outras penalidades. 

Portanto, é importante manter a documentação em dia e seguir todas as obrigações trabalhistas para garantir uma relação de trabalho justa e satisfatória.

Estratégias para manter registro de forma adequada

Para realizar o registro da cozinheira diarista como empregada doméstica, é necessário seguir alguns passos importantes. 

O primeiro deles é formalizar o contrato de trabalho, que deve conter informações como o salário, a jornada de trabalho, as horas extras, as férias e o período de experiência. 

O contrato pode ser feito por escrito ou verbalmente, mas é sempre recomendável formalizá-lo por escrito para evitar problemas futuros.

Em seguida, é preciso realizar o registro na carteira de trabalho da cozinheira diarista, informando o salário, a data de admissão e a função exercida, excluindo tarefas que demandam conhecimento técnico, como a manutenção de aquecedor de água a gás domiciliar.

Além disso, é necessário emitir um recibo de pagamento de salário a cada mês, contendo as informações sobre o salário bruto, os descontos e o salário líquido.

Dicas para garantir uma relação de trabalho justa

Para garantir uma relação de trabalho justa e satisfatória com a cozinheira diarista, é importante estabelecer uma comunicação clara e transparente, definindo as expectativas e as responsabilidades de ambas as partes. 

Além disso, é recomendável oferecer treinamento e capacitação para a cozinheira, garantindo que ela tenha as habilidades necessárias para realizar suas atividades de forma eficiente e segura.

Outra dica importante é fornecer os materiais e equipamentos adequados para a cozinheira diarista, para garantir a higiene e a segurança na cozinha. 

Também é importante fornecer um saco de papel para a coleta do lixo do dia a dia, e um de plástico reforçado para os resíduos em geral, garantindo a limpeza e a organização do ambiente de trabalho.

Conclusão

Por fim, registrar a cozinheira diarista como empregada doméstica é fundamental para garantir uma relação de trabalho justa e satisfatória, tanto para o empregador quanto para a profissional. 

Ao cumprir as obrigações legais e fornecer um ambiente de trabalho seguro e saudável, é possível garantir que a cozinheira diarista tenha seus direitos trabalhistas respeitados e possa desempenhar suas atividades de forma eficiente e segura.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades