logo-blog
Search
cozinheira

Posso contratar uma cozinheira e pagar por dia?

Índice

Contratar uma cozinheira pode ser a melhor solução para pessoas que trabalham muito e contam com diversos afazeres.Esse profissional cuidará de todo o preparo da comida, de forma que não será preciso se preocupar com nada.

Em qualquer situação, contar com uma cozinheira diarista pode ser a melhor opção para te ajudar a se alimentar melhor todos os dias.

Neste artigo, vamos conversar um pouco sobre esse assunto para que tire suas dúvidas e consiga auxílio para a contratação desse profissional.

Vantagens ao se contratar uma cozinheira diarista

A primeira vantagem é que, ao contratar uma cozinheira diarista, você não terá que se preocupar em preparar as suas refeições, pois terá uma pessoa cuidando de tudo.

Outro benefício é que você passa a ter uma alimentação saudável e balanceada, tendo sempre uma comida caseira te esperando. Assim, não fica comendo besteiras na rua e fortalece sua saúde com uma boa alimentação.

Uma fábrica de sacos plásticos para embalagem, por exemplo, deve saber também que existe uma grande economia envolvida, pois gastam muito dinheiro comendo fora de casa.

Ao ter uma cozinheira diarista em casa, seus gastos serão apenas com a comida, e talvez tenha que ir em uma fábrica de panelas ou uma loja de utensílios para equipar ela. 

Além disso, tem o pagamento da cozinheira, mas o investimento será bem menor do que gastar na rua.

Quais são os direitos de uma cozinheira?

É importante conhecer os direitos dessa profissional, pois isso permite a construção de uma boa relação com a funcionária, um ponto fundamental em uma empresa de condimentadora inox pizzaria, por exemplo. 

Uma cozinheira, mesmo sendo diarista, possui direitos trabalhistas, como todo profissional que trabalha, seja em uma empresa, uma casa ou qualquer instituição. Quando registrada, a cozinheira diarista tem os mesmo direitos de todos os profissionais que possuem CLT.

Ela deve receber o pagamento do 13º salário. A primeira parcela deve ser paga até 30 de novembro e a segunda, até 20 de dezembro.

Horas extras devem ter acréscimo de no mínimo 50% em dias úteis e de 100% aos domingos e feriados. Também há o direito de abono de faltas em situações como:

  • Consulta médica;
  • Doação de sangue;
  • Casamento;
  • Morte de algum familiar, entre outras justificativas.

Quando ela precisar ficar até de noite, ou ser contratada para o período noturno, ela deve receber o adicional noturno, que corresponde a pelo menos 20% da hora diurna.

Caso ela engravide, deverá receber uma licença maternidade de 120 dias. No caso dos pais, a licença é de 5 dias. Também é importante ter o repouso semanal remunerado, de forma que o dia possa ser acordado entre a profissional e o contratante.

Também existe o direito de realizar exames médicos de admissão e demissão, o direito ao vale-transporte com desconto máximo de 6% no salário e férias de 30 dias com acréscimo de um terço do salário.

A carteira deve ser assinada desde o primeiro dia de trabalho e o pagamento deve ser realizado todos os meses. Para melhores resultados de sua cozinheira, ensine-a a usar sua nova churrasqueira a gás e preparar deliciosas refeições.

Por fim, o profissional também tem direito a estabilidade depois de um acidente de trabalho, aviso prévio de 30 dias e o correto depósito do FGTS.

Quanto ganha uma cozinheira?

O piso salarial da cozinheira doméstica fica entre R$1.336,16 e R$2.378,25. Os valores dependem do tipo de trabalho e o lugar que esse profissional irá trabalhar.

Os direitos trabalhistas citados e os valores estipulados pela CLT não são válidos para todos, pois uma diarista que presta serviço por, no máximo, 2 dias na semana, não possui vínculo trabalhista.

Para ser considerado um funcionário CLT, a cozinheira precisa trabalhar 3 dias ou mais na semana. Tudo vai depender das necessidades de sua casa, se vai precisar de uma cozinheira todos os dias ou apenas alguns.

Na contratação, é estabelecido um acordo com todas as informações importantes como os dias a serem trabalhados, o horário e o valor a ser pago.

Caso a contratação seja apenas para um evento, é importante que todas as informações sejam acordadas antes, para que não ocorram erros de comunicação sobre o melhor uso do mel silvestre nas receitas. 

No caso de optar pela contratação desse profissional por mais de 3 dias semanais, é importante seguir todas as diretrizes estabelecidas por Lei, como os direitos e o salário mínimo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

diarista

Critérios para Escolher uma Diarista Confiável

Ao escolher uma diarista confiável para cuidar da limpeza de sua casa, é essencial considerar vários critérios importantes.  Desde a confiabilidade até a qualidade do

enfermeira pediatrica

Enfermeira Pediátrica como Apoio aos Pais

Quando se trata da saúde e bem-estar dos filhos, os pais muitas vezes se encontram navegando em águas desconhecidas, especialmente quando enfrentam desafios médicos.  Nesses