logo-blog
Search
Mulher sorrindo

Por que comemoramos o dia da mulher

Índice

dia da mulher

O Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 e é celebrado todos os anos no dia 8 de março. Diferentemente de outras datas comemorativas, esta não foi criada por razões meramente comerciais e é comemorada desde o início do século XX.

O dia da mulher tem raízes históricas mais profundas e foi criado com o intuito de simbolizar a luta das mulheres por direitos iguais, principalmente salariais, que começou a tomar forma no final do século XIX. Atualmente a data é celebrada como forma de reivindicar não somente igualdade salarial, mas também uma forma de lembrar e intensificar a luta contra o machismo e a violência.

Protestos são organizados ao redor do mundo e em muito lembram a origem da data, quando mulheres que trabalhavam em fábricas nos Estados Unidos  Europa protestavam para terem suas condições equiparadas às dos homens.

A data escolhida, 8 de março, comumente é associada a um incêndio que ocorreu em Nova York em março de 1911, onde 146 pessoas morreram. No entanto, a reivindicação das mulheres por um dia dedicado às suas causas é muito anterior a este incidente.

As origens da data

Foi no final do século XIX em um contexto onde a mão de obra feminina e infantil estava sendo amplamente explorada pela insústria, que surgiram os primeiros movimentos operários nos Estados Unidos e Europa, visando melhores condições e direitos iguais paras as mulheres. Jornadas de até 15 horas diárias, salários medíocres e exploração da mão-de-obra infantil fizeram com que as mulheres se mobilizassem em greves e movimentos.

O primeiro Dia Nacional da Mulher foi comemorado nos Estados Unidos, em maio de 1908 com uma manifestação que reuniu mais de 1500 mulheres em busca da igualdade econômica e política no país. Em 1909, o Partido Socialista dos Estados Unidos oficializou a data no dia 28 de fevereiro. Dois dias antes uma passeata em Nova York havia reunido mais de 15 mil mulheres.

Em meio a esse clima já instalado de convulsão social ,no dia 25 de março de 1911, um incêndio na Triangle Shirtwaist Company, em Nova York vitimou 146 pessoas, sendo 125 mulheres e 25 homens. Este incêndio foi causado pelas péssimas condições das instalações elétricas da fábrica e pela grande quantidade de tecido presente. Era comum os proprietários trancarem os funcionários em suas fábricas para evitar motins e greves e por esse motivo os funcionários da Triangle não tiveram como fugir.

Esse fato é considerado um marco para a criação de um dia da mulher e embora tenha sido uma marca importante, os fatos que levaram à criação da data provêm de décadas de engajamento e luta das mulheres pela causa.

Além da busca por melhores condições de trabalho, outras reivindicações femininas como o direito ao voto também foram importantes para a criação do dia da mulher. Após as mulheres terem conquistado esse direito na Nova Zelândia, em 1893, o movimento sufragista buscou a ampliação dessa conquista ao longo do século XX.

Oficialização do dia da mulher

A data só foi oficializada pela ONU em 1975, que designou esse ano como sendo o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de março como sendo o Dia Internacional da Mulher. A data tem o objetivo de celebrar as lutas e as conquistas das mulheres independente de divisões culturais, econômicas ou políticas.

Segundo diversos historiadores, a escolha do dia 8 de março passa ao mesmo tempo pelos Estados Unidos (incidente que ocorreu em Nova York em março de 1911) e pela União Soviética. No dia 23 de fevereiro de 1917 (8 de março no calendário gregoriano), ocorreu uma grande manifestação das trabalhadoras russas do setor de tecelagem. Essa manifestação espontânea foi considerada por Trotski como o primeiro momento da Revolução de 1917.

Também entrou para a história como um grande feito de mulheres operárias. Após a Segunda Guerra Mundial, o dia 08 de março foi aos poucos se tornando o símbolo principal de homenagens às mulheres. A partir dos anos 1960, a comemoração do Dia Internacional da Mulher no dia 8 de março já tinha se tornado tradicional, mas só foi oficializada pela ONU em 1975.

Conquistas no Brasil

No Brasil, as manifestações em prol dos direitos das mulheres surgiram ainda no Início do século XIX. Em 1813, a participação da mulher na política já era defendida. Em 1879, o direito a frequentar instituições de ensino superior foi conquistado.

No início do século 20, os grupos anarquistas buscavam melhores condições de trabalho e qualidade de vida. O movimento feminista ganhou força com a luta das sufragistas entre 1920 e 1930 pelo direito ao voto, que foi conseguido em 1932. A partir daí as manifestações começaram a se espalhar pelo país, aumentando a participação da mulher nos diversos setores da sociedade.

Outros feitos que merecem destaque no Brasil são a fundação da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, em 1922 e em 1928 quando a primeira prefeita brasileira foi eleita, Alzira de Souza, em Lajes (RN).

Na década de 70 outras pautas passaram a surgir como a igualdade entre os gêneros, a sexualidade e a saúde da mulher.

O dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, não deve ser apenas um dia para homenagear as mulheres do mundo todo e sim para a reflexão de toda a desigualdade que ainda existe. Essa reflexão também diz respeito ao machismo, à violência contra à mulher e às questões relacionadas ao mercado de trabalho.

É o melhor momento para repensar as nossas atitudes e ir em busca de uma sociedade mais justa e sem desigualdade e preconceito de gênero.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e recomendamos a leitura de “15 mulheres inspiradoras que fizeram história” e “7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas”. São conteúdos que mostram a força e o potencial empreendedor de várias mulheres do mundo todo. Certamente você irá gostar da leitura!

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

diarista

Critérios para Escolher uma Diarista Confiável

Ao selecionar uma diarista confiável, é essencial considerar vários critérios para garantir que suas necessidades domésticas sejam atendidas de forma satisfatória e consistente.  Desde a