img-famyle-logo-cor-horizontal

Por que a rotina é importante para os idosos?

Índice

A rotina é algo extremamente importante na vida de qualquer pessoa, isso porque é ela quem permite uma maior produtividade e ainda auxilia na organização e na manutenção do que deve ou não ser feito, e quando falamos de idosos, isso é ainda mais importante. 

Os idosos tendem a estar em uma fase onde a saúde física já não é mais a melhor do mundo e muitas vezes, a disposição para a realização de simples atividade interfere em sua autonomia, o que os deixa cabisbaixos e desestimulados em relação à vida. 

Por isso, a rotina deles é extremamente importante, pois ela cria um padrão que deve ser seguido diariamente, o que traz para eles uma maior sensação de utilidade e autonomia de suas próprias vidas, independentemente do que possa estar acontecendo. 

Sabemos bem que os idosos fazem parte de um grupo de pessoas que sofrem com diversos problemas de saúde e que nem sempre recebem o devido apoio e suporte do governo, sendo assim, contar com uma rotina é essencial para eles. 

Rotina é a organização de tudo o que deve ser feito em um dia e que é seguido à risca, para os idosos, isso é essencial, ainda mais para quem usa cadeira de rodas e precisa de algo adaptável.

Entendendo isso, hoje iremos conhecer alguns dos pontos que não podem ficar de fora da rotina de idosos, para que você possa se cuidar de onde estiver ou ajudar um parente, ou amigo a se cuidar em meio a essa fase tão delicada, mas também tão importante.

Benefícios da rotina para idosos 

Antes de qualquer coisa, é preciso entender os benefícios que a construção de uma rotina para idosos pode trazer para a vida deles, tendo em vista que muitos ainda veem a rotina como algo ruim. Confira: 

  • Sensação de independência;
  • Maior produtividade e autonomia;
  • Mais saúde física e mental;
  • Mais felicidade e satisfação;
  • Disposição para atividades;
  • Realização de sonhos;
  • Entre outros. 

Esses são apenas alguns dos diversos benefícios que um idoso pode ter ao decidir criar uma rotina para si e colocá-la em prática todos os dias, entendendo como ela pode ser uma divisora de águas entre uma vida monótona e uma com propósito. 

Veja o que não pode faltar na rotina dos idosos 

Partindo para a prática, existem alguns pontos que não podem ficar de fora da rotina de um idoso, assim como um aditivo para pão francês não fica de fora do processo de produção de uma padaria. Sendo assim, confira abaixo quais são alguns deles: 

Exercícios físicos 

O primeiro deles é justamente a prática de exercícios físicos, que se torna essencial na terceira idade devido a problemas de saúde que podem trazer grandes dores e indisposição para os idosos. 

Aqui, é válido ressaltar que nem sempre é preciso aderir a exercícios físicos pesados, como musculação ou corrida, mas os mais leves, como a caminhada, o yoga, pilates e muitas outras atividades que deixem o corpo em movimento. 

Remédios, caso necessário 

Visto que a terceira idade é a fase onde a maioria dos problemas de saúde aparecem, o uso correto dos remédios também é essencial na rotina de um idoso, mas é importante saber tomar nos horários corretos, da forma certa e é claro, o remédio certo. 

Também é importante se atentar se algum remédio exige o consumo de algum alimento antes, caso seja preciso, prepare um delicioso macarrão talharim tipo caseiro para deixar o estômago cheio e o remédio não interferir em complicações. 

Atividades prazerosas 

Assim como os jovens, as pessoas mais velhas também possuem suas atividades prazerosas, ou seja, aquilo que elas mais gostam de fazer e que, quando novas, não faziam com frequência por conta da correria do dia a dia. 

Como a maioria dos idosos já está aposentada, é o momento de pensar neles e, além de cuidar da saúde, também fazer aquilo que gosta, seja passear, viajar, visitar amigos, dirigir, ir à praia, ler livros, ver filmes e estar com quem ama. 

Sono de qualidade 

Por fim, mas longe de ser menos importante, uma boa noite de sono é extremamente importante para qualquer pessoa, ainda mais para um idoso, que tende a ficar cansado com mais facilidade e, por isso, precisa ter uma boa noite de sono. 

Caso você seja um cuidador de idosos, vale a pena contar com o monitoramento remoto de câmeras para acompanhar a noite deles e estar atento a qualquer sinal de alerta para ajudá-los com possíveis problemas durante a noite. 

Esses são fatores simples, mas que já fazem toda a diferença na rotina de um idoso, provocando a ele que cuidar da sua rotina também é cuidar de si mesmo, e na terceira idade, cuidar de si, deve ser o lema principal de suas vidas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Categorias

Posts Recentes

Compartilhe em suas Mídias Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on reddit
Share on whatsapp

Tags

Posts Relacionados

organização

5 passos para um espaço rapidamente organizado

A palavra-chave para uma faxina de qualidade pode estar na organização que a pessoa responsável por tal tarefa adotar para a realização deste trabalho. Algo

babysitting

8 Erros a evitar durante o babysitting em 2022

Você sabe o quanto você pode aprender como trabalhar com babysitting?  Em primeiro lugar, você pode ajudar a construir habilidades parentais que podem ser usadas