O que é NIT e qual a sua importância?

Índice

A maioria das pessoas conhece o regime de trabalho CLT, onde o profissional ou a profissional tem sua carteira de trabalho assinada e todos os direitos que vem com ela. No entanto, para trabalhadores autônomos, o NIT é fundamental.

A sigla “NIT” significa Número de Registro do Trabalhador e permite que essas pessoas tenham benefícios sociais, além de permitir o recolhimento do INSS.

Como fazer a inscrição do NIT?

O número de registro pode ser solicitado online, através do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Ao acessar a plataforma você deverá preencher as informações do cadastro, como nome da mãe, nome completo, data de nascimento e CPF. É importante lembrar que é necessário que você se adeque a uma das categorias de segurado: empregado doméstico, facultativo, contribuinte individual ou segurado especial.

Além disso, é preciso ter mais de 16 anos e não ter tido registro em outros programas como PIS (Programa de Integração Social) ou o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público). Isso porque o número de registro permanece único. Então, caso já tenha cadastro, não será necessário realizá-lo novamente.

No momento do cadastro, você também deverá fazer a descrição da atividade que será realizada.

Como funciona para empregado doméstico?

Após a inscrição concluída, você vai precisar fazer o pagamento mensal da Guia da Previdência Social, e apenas assim estará no Cadastro do Regime Geral da Previdência Social (RGPS).

O cadastro lhe dá o direito de aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, salário-família e salário-maternidade. O NIT é uma ferramenta importante para a inclusão e valorização das pessoas autônomas, e não impede que no futuro você seja registrada em uma empresa privada, ou torne-se servidora pública. Como dissemos no tópico acima, o número permanece o mesmo.

Como consultar o NIT?

As duas formas mais simples de fazer a consulta são através do site do CNIS e do Meu CadÚnico. 

CNIS

  1. Ao acessar a plataforma, selecione a opção Cidadão;
  2. Selecione “Inscrição” e então “Filiado”, no canto superior esquerdo;
  3. Preencha os dados, marque a opção “Não sou um robô” e clique em “Continuar”;
  4. Confira o número de cadastro.


Meu CadÚnico


  1. Acesse a plataforma Meu CadÚnico;
    2. Vá até o final da página, onde está a opção de formulário. Faça o preenchimento, clique em “Não sou um Robô” e clique em “Emitir Certidão”;
    3. No primeiro campo do resultado “NIS”, você poderá conferir o número do NIT.

Qual é a diferença entre PIS-PASEP?

Basicamente, NIT, PIS e PASEP são os mesmos números de registro, que funcionam, como comentamos no começo deste artigo, para identificar o trabalhador.

Ainda que o primeiro registro – independente do programa – seja o mesmo em casos onde você passa de um para o outro, os programas servem para questões diferentes, com diferentes formatos de benefício.

Enquanto o NIT funciona para trabalhadores e trabalhadoras autônomas, o PIS é o registro de trabalhadores de empresas privadas, gerado no momento em que o profissional assina a carteira de trabalho, em seu primeiro emprego. O PASEP é destinado a funcionários públicos.

Conclusão

O NIT é a forma como o Governo Federal tem de, não apenas manter o registro dos trabalhadores autônomos no Brasil, como também de lhe proporcionar benefícios que podem ser fundamentais no futuro.

Além de você – caso seja o caso – incentive sempre outras pessoas a fazerem o registro e manterem o cadastro atualizado, incluindo o pagamento das guias mensais de recolhimento. É importante para o trabalhador, que sente-se mais valorizado, além de lhe assegurar de algumas maneiras.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Crianças dando a mão

Categorias

Posts Recentes

Compartilhe em suas Mídias Sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Tags

Posts Relacionados

empresa limpeza

Empresa de limpeza

Se você está buscando informações de como contratar uma empresa de limpeza, esse texto pode te ajudar. Reunimos tudo que você precisa saber sobre a