logo-blog
Search
O que e NIT

O que é NIT e qual a sua importância?

Índice

A maioria das pessoas conhece o regime de trabalho CLT, onde o profissional ou a profissional tem sua carteira de trabalho assinada e todos os direitos que vem com ela. No entanto, para trabalhadores autônomos, o NIT é fundamental.

A sigla “NIT” significa Número de Registro do Trabalhador e permite que essas pessoas tenham benefícios sociais, além de permitir o recolhimento do INSS.

Como fazer a inscrição do NIT?

O número de registro pode ser solicitado online, através do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Ao acessar a plataforma você deverá preencher as informações do cadastro, como nome da mãe, nome completo, data de nascimento e CPF. É importante lembrar que é necessário que você se adeque a uma das categorias de segurado: empregado doméstico, facultativo, contribuinte individual ou segurado especial.

Além disso, é preciso ter mais de 16 anos e não ter tido registro em outros programas como PIS (Programa de Integração Social) ou o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público). Isso porque o número de registro permanece único. Então, caso já tenha cadastro, não será necessário realizá-lo novamente.

No momento do cadastro, você também deverá fazer a descrição da atividade que será realizada.

Como funciona para empregado doméstico?

Após a inscrição concluída, você vai precisar fazer o pagamento mensal da Guia da Previdência Social, e apenas assim estará no Cadastro do Regime Geral da Previdência Social (RGPS).

O cadastro lhe dá o direito de aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, salário-família e salário-maternidade. O NIT é uma ferramenta importante para a inclusão e valorização das pessoas autônomas, e não impede que no futuro você seja registrada em uma empresa privada, ou torne-se servidora pública. Como dissemos no tópico acima, o número permanece o mesmo.

Como consultar o NIT?

As duas formas mais simples de fazer a consulta são através do site do CNIS e do Meu CadÚnico. 

CNIS

  1. Ao acessar a plataforma, selecione a opção Cidadão;
  2. Selecione “Inscrição” e então “Filiado”, no canto superior esquerdo;
  3. Preencha os dados, marque a opção “Não sou um robô” e clique em “Continuar”;
  4. Confira o número de cadastro.


Meu CadÚnico


  1. Acesse a plataforma Meu CadÚnico;
    2. Vá até o final da página, onde está a opção de formulário. Faça o preenchimento, clique em “Não sou um Robô” e clique em “Emitir Certidão”;
    3. No primeiro campo do resultado “NIS”, você poderá conferir o número do NIT.

Qual é a diferença entre PIS-PASEP?

Basicamente, NIT, PIS e PASEP são os mesmos números de registro, que funcionam, como comentamos no começo deste artigo, para identificar o trabalhador.

Ainda que o primeiro registro – independente do programa – seja o mesmo em casos onde você passa de um para o outro, os programas servem para questões diferentes, com diferentes formatos de benefício.

Enquanto o NIT funciona para trabalhadores e trabalhadoras autônomas, o PIS é o registro de trabalhadores de empresas privadas, gerado no momento em que o profissional assina a carteira de trabalho, em seu primeiro emprego. O PASEP é destinado a funcionários públicos.

Conclusão

O NIT é a forma como o Governo Federal tem de, não apenas manter o registro dos trabalhadores autônomos no Brasil, como também de lhe proporcionar benefícios que podem ser fundamentais no futuro.

Além de você – caso seja o caso – incentive sempre outras pessoas a fazerem o registro e manterem o cadastro atualizado, incluindo o pagamento das guias mensais de recolhimento. É importante para o trabalhador, que sente-se mais valorizado, além de lhe assegurar de algumas maneiras.

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

copeira

Copeira em Ambientes Corporativos

A presença de uma copeira em ambientes corporativos desempenha um papel fundamental na manutenção do bem-estar e na eficiência das operações diárias.  Mais do que