logo-blog
Search
doméstica

O que é faxineira diarista e como contratar uma?

Índice

A presença de uma faxineira na casa de uma família é algo bastante comum na realidade brasileira, sendo algo que faz parte da também da cultura nacional. Ponto esse que muitas vezes faz dessa profissional ser vista como alguém que faz parte do seu núcleo familiar.

Por mais que isso possa ser tratado como algo positivo, infelizmente também foi por muito tempo uma justificativa para que essas trabalhadoras não fossem remuneradas de maneira adequada, muito disso vindo da falta de profissionalismo com que tal serviço era visto.

A situação mudou a partir da Lei das Domésticas, um regimento que foi implementado a partir de 2015 e ajudou não só essa classe de profissionais, mas também a quem contrata tais indivíduos, tendo acesso a todo um apoio legal para contar com esses serviços.

A partir disso se tornou mais prático para alguém poder se dedicar ao trabalho e ao mesmo tempo ver o seu banheiro mantido limpo de forma frequente, existindo alguém que possa garantir com que suas cortinas de box de banheiro estejam sempre brancas e limpas.

Essa mesma legalização facilitou também a tornar mais clara quais são as funções de uma faxineira, evitando assim uma exploração da classe, garantindo com que qualquer serviço extra, como cozinhar e tomar conta de uma criança, sejam remunerados por fora.

Mas além desse benefício para o lado das faxineiras, para quem contrata foi possível contar também com um novo sistema de trabalho, muito mais flexível, que ajudou a formalizar a função das diaristas, profissionais essas que não atuam com um vínculo empregatício.

No geral estamos falando de alguém que passa a ser contratado como um prestador de serviço, tal como uma empresa de reformas pode fazer com uma locação de caçamba, de forma a garantir a retirada dos entulhos resultados dessa obra.

Ainda nesse modelo de contratação de serviços é possível citar a função de empresas focadas na área de limpeza, garantindo assim com que um imóvel seja limpo para e preparado para a chegada da família que adquiriu esse imóvel. 

No geral, mesmo se tratando de um serviço cada vez mais popular, é comum as pessoas confundirem o trabalho de uma faxineira com uma diarista, sendo importante entender essa diferença para contratar empregada doméstica o que mais se adequa às suas necessidades.

O que faz uma faxineira diarista?

Em termos de serviços, a função de uma diarista e uma faxineira costuma ser bastante similar, sendo elas responsáveis pela limpeza de um espaço, o que vale tanto para a arrumação da sua casa como de um escritório ou qualquer outro tipo de empresa.

A maior diferença está no modelo de contratação, pois como o nome indica uma diarista atua somente por meio de diárias, ou seja, atuando por apenas alguns dias de semana na casa do cliente, sendo remunerado por cada uma dessas datas trabalhadas.

Isso é diferente do que acontece com uma faxineira, tratando-se de uma profissional que precisa ser contratada por meio de um regime formal, sendo o caso da tradicional carteira assinada, tendo que receber uma série de benefícios associados a essa função.

Outra diferença em relação a esses dois perfis profissionais está na profundidade da limpeza, afinal, pode ser difícil para uma diarista ficar responsável por uma faxina pesada se trabalha apenas por poucos dias e horários na casa de um cliente.

Graças a isso é possível destacar entre as atividades de uma diaristas tarefas como:

  • Varrer o chão;
  • Passar o pano;
  • Tirar a poeira dos móveis;
  • Limpar vidros;
  • Tirar teia de aranha do teto.

No geral se trata de uma ajuda que pode manter sua casa arrumada ou então um escritório bem organizado, contando com o auxílio de alguém que saiba lidar com uma lavadora de piso industrial ou qualquer outro equipamento voltado à limpeza de um imóvel.

No geral é esperado que uma diarista visite sua casa por cerca de uma ou duas vezes por semanas, podendo subir para três dias em momentos específicos, pois algo além disso pode ser considerado como um serviço formal, associado então a uma faxineira.

Conhecendo então melhor como atua uma diarista é preciso saber sobre quais são as vantagens ao recorrer a esse tipo de serviço.

Os benefícios de contratar uma diarista

Diversos são os desafios que alguém pode encontrar ao ter que arrumar sua casa, sendo uma responsabilidade que só se torna clara no momento que alguém passa a viver sozinho ou então fica encarregado de tomar conta do imóvel da sua família.

Manter um piso laminado sempre brilhando pode ser algo bastante desgastante, principalmente se você recebe muitas visitas e nenhuma delas retira o sapato antes de entrar. Nesses casos, a ajuda de uma diarista pode ser um alívio.

Frente a isso é possível destacar um grande número de vantagens ao recorrer a esse tipo de serviço, o que pode incluir:

Manter a casa em ordem

Quanto maior for a sua casa ou apartamento, maior é o desafio de manter esse local limpo. Diante disso, contratar empregada doméstica pode ser uma maneira de garantir esse maior cuidado, evitando que aquela poeira se acumule nos cantos da sala.

Esse tipo de ajuda pode ser ainda mais importante por trazer uma visão para pontos que muitas vezes alguém sequer possui tempo de limpar, como o guarda corpo de inox da sua varanda. Falando de tempo, ele também se destaca como um possível benefício.

Economia do seu tempo

A vida atarefada dos dias de hoje atrapalha alguém a ter uma devida atenção à limpeza do seu imóvel. Diante disso, a contratação de uma diarista pode ser uma solução para utilizar melhor o seu tempo livre, seja para praticar um hobby ou até mesmo passear com a família.

Custo-benefício

As vantagens citadas podem também estar associadas à contratação de uma faxineira, agora, quando nos referimos ao benefício que somente uma diarista pode trazer é importante citar a questão do custo-benefício que tal serviço pode oferecer.

Muitas vezes uma visita uma ou duas vezes por semana pode ser o essencial para manter o seu apartamento organizado, logo, pagar apenas pelo dia trabalhado pode se mostrar muito mais vantajoso do que a compensação a ser feita de um salário mensal.

A partir desses benefícios é possível garantir com que tanto a sua casa como a sua vista possa ser organizada de forma prática e eficaz, garantindo até mesmo que as embalagens plásticas jogadas há dias em sua pia encontre um local adequado nos armários.

Para contar com todas essas vantagens é preciso então saber como e onde encontrar uma diarista para atuar na sua casa.

Resolvi contratar uma faxineira diarista, onde acho uma?

O bom dessa pergunta é que ela ficou muito mais fácil de responder, já que através de uma simples pesquisa na internet é possível entrar em contato com plataformas que atuem com esse tipo de serviço, com tal serviço podendo ser achado em sites e aplicativos.

É importante, no entanto, verificar sempre o histórico desses espaços, buscando então por recomendações e comentários positivos que podem ser achados por meio da própria internet.

Para quem busca ter uma maior segurança a solução pode estar no contato com agências especializadas no ramo de limpeza, sendo possível assim encontrar por uma diarista de acordo com sua necessidade acerca de dias, horários e serviços a serem realizados.

Com toda essa preparação é possível encontrar ajuda para cuidar da limpeza da sua casa de forma frequente, impedindo assim com que sua decoração especial, que conta com uma cobertura de policarbonato, não seja afetada por um acúmulo de sujeira, por exemplo.

O último passo a ser dado tem a ver com todas as regras legais que devem ser seguidas na contratação dessa diarista, o que envolve a realização de um pagamento diário, a definição de uma jornada de trabalho a ser definida pela profissional, além de outros pontos.

Mesmo que ela não atue dentro de uma sistema tradicional de emprego, é importante que seja feito um contrato de serviço, deixando claro quais são os direitos e deveres de quem contrata e quem exerce algum tipo de ofício, nesse caso uma limpeza em dias específicos.

Fazer esse tipo de contratação por meio de uma agência pode facilitar esse tipo de serviço, sendo então uma opção a se considerar por quem não tem muita experiência com esses papéis e está a procura apenas de um auxílio para manter sua casa limpa em certos dias.

Contratada a sua diarista, basta então garantir a reposição de detergente desinfetante e outros materiais de limpeza no seu armário e então ver sua casa ser arrumada com a ajuda desse serviço profissional.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

personal organizer

5 Sinais de Que Você Precisa de um Personal Organizer

Um personal organizer pode ser a solução perfeita para quem deseja transformar espaços desorganizados em ambientes funcionais e agradáveis.  Se você constantemente se sente sobrecarregado