logo-blog
Search
cozinheira para um restaurante

O que é cozinheira de aluguel e quais as regras para contratar?

Índice

Contar com uma alimentação adequada durante o seu dia é algo mais que necessário, mas que também pode ser prazeroso. Porém, depende da forma que essa comida é preparada. Para quem não manda bem no assunto, a solução pode ser uma cozinheira de aluguel.

Esse é um tipo de ajuda que vem se tornando cada vez mais comum, ainda mais no cenário moderno em que o tempo das pessoas vem ficando mais escasso a cada dia que passa, seja por causa das responsabilidades do trabalho ou qualquer coisa que ocupe seu tempo.

Graças a esse cotidiano atarefado, poucos são aqueles que contam com tempo disponível para preparar seu almoço, jantar, café da manhã ou qualquer refeição que deva fazer parte da sua dieta diária. Mesmo que alguém possa cozinhar, ainda existe o talento na área.

Enquanto para alguns existe uma grande facilidade em preparar um prato com tudo aquilo que estiver disponível na cozinha. Para outros, é preciso começar até mesmo pelo básico, que é ir ao mercado ou contactar uma fábrica de panelas para comprar esse material.

Ter no seu balcão todos os ingredientes e utensílios adequados é o primeiro passo para estrear na cozinha. Porém, isso não chega a ser essencial, já que é importante também saber mais sobre o preparo adequado de cada alimento, seja em seu cozimento ou tempero.

Antigamente, era mais difícil aprender a se virar na cozinha, sendo preciso contar com a ajuda de receitas e manuais antigos de família. Diferente de hoje, quando um simples toque no seu celular pode levar até vídeos tutoriais sobre os mais diversos tipos de alimentos.

A partir disso, torna-se possível guardar a embalagem para sushi trazida do restaurante para o dia seguinte, quando tal pessoa não terá tanto tempo livre, após várias reuniões agendadas. É legal usar esse momento para se aventurar e cozinhar em casa.

Ao mesmo tempo, não chega a ser muito positivo para alguém passar horas da sua vida preparando algo para no fim ser apresentado a algo que chega a fugir do comestível. Sendo essa a realidade de muitos, já que o dom da culinária foge das suas habilidades pessoais.

Uma solução para lidar com isso é passar a comer fora, fazendo dos restaurantes a sua segunda casa. Os pedidos via delivery são bastante úteis também, mas se o objetivo é ter uma comida caseira de vez em quando e uma cozinheira de aluguel pode ser a resposta.

O que faz uma cozinheira de aluguel?

Esse é um dos perfis profissionais que podem ser encontrados tendo alguma relação com sua performance na cozinha. A única diferença será o seu modelo de contratação, pois não é algo cotidiano tratando-se de um serviço para situações ou períodos específicos.

Tal perfil pode ser requisitado não apenas por empresas que pensem em realizar eventos ou então restaurantes durante épocas de maior demanda de serviços, tal como costuma ocorrer no final, podendo ser alguém contratado para atuar dentro da sua casa.

De uma forma geral, entre os cenários onde a contratação de uma cozinheira de aluguel pode-se mostrar adequada. Então, é possível destacar:

  • Eventos;
  • Finais de semana;
  • Almoços familiares;
  • Dias específicos.

Com a ajuda desses profissionais, sua preocupação com a realização de uma comemoração de aniversário pode ser apenas na compra de descartáveis para festa, deixando o preparo dos lanches e comidas em geral nas mãos desses especialistas. 

Porém, além desses eventos específicos, a opção de contratar cozinheira de aluguel pode ser útil para o dia a dia. Com isso, é possível garantir para alguém que não sabe nem fritar um ovo a ter uma variedade de pratos, sendo possível até congelar marmitas para levar ao trabalho. 

Esses são os principais motivos pelo qual esse tipo de contratação de serviços está se tornando cada vez mais popular. Começando pela flexibilidade, pois não são todos que passam todos os dias em casa, não sendo preciso uma cozinheira de segunda à sexta.

Diante disso, é fácil entender a importância desse serviço profissional em nossas vidas. Agora, caso queira contar com isso, é importante então saber como contratar cozinheira correta desse tipo de ajuda em sua cozinha.

Formas de contratar uma cozinheira

Caso esteja em busca de contar com o auxílio de quem pode atuar em sua cozinha, existem diferentes formas que devem ser levadas em conta para responder às suas necessidades, seja como algo eventual ou uma ajuda para cozinhar todos os dias.

Cada um desses métodos conta com o seu modelo próprio de contratação, sendo importante conhecê-los para garantir que o consumo de um prato saboroso possa ser uma realidade para grande parte dos seus dias.

Prestação de serviços

Nesse modelo, a contratação de uma cozinheira costuma ser muito mais flexível, seguindo um formato de admissão comum entre as empresas hoje, no qual uma fábrica de sacos plásticos para embalagem pode contratar funcionários apenas por um período.

O ideal nesse sentido é garantir o pagamento para cada serviço realizado, sendo preciso contar com um contrato bem realizado, deixando claro quais são as funções a serem realizadas, além da remuneração que esteja associada ao ofício contratado.

Contratação direta

Por outro lado, após se sentir bastante satisfeito com os serviços da sua cozinheira de aluguel, estando em busca de estender esse auxílio na cozinha para outros dias e o momento. O correto a ser feito é partir para uma contratação direta de tal profissional.

Para isso, é preciso seguir as regras estabelecidas pela CLT, com a carteira de trabalho tendo que contar com o acesso aos mais variados direitos trabalhistas a serem garantidas a esse perfil profissional. Sendo possível destacar benefícios, como:

  • 13º salário;
  • Férias;
  • Adicional noturno;
  • Pagamento de horas extras.

Tudo isso vale tanto para quem atua na linha de produção de tubo de cobre para gás, como para quem for atuar na cozinha da sua casa. Isso porque, em ambos os locais se espera por profissionalismo e também por uma remuneração adequada.

Porém, enquanto essas regras comuns são praticamente a contratação de qualquer tipo de profissional ou serviço no mercado. Então, quando falamos sobre as funções de uma cozinheira, seja em casa ou em um restaurante, isso é preciso, existem outros pontos a serem destacados.

Regras específicas para um profissional de cozinha

Para garantir o acesso aos pratos saudáveis e variados, um indivíduo pode recorrer aos serviços de uma cozinheira de aluguel, assim como um restaurante precisa de uma equipe de sucesso para que a sua comida seja reconhecida por todos os seus clientes.

Para que tais profissionais possam atuar de forma adequada, seja no preparo de alimentos caseiro ou com a ajuda de uma máquina de fazer massa, é necessário então seguir algumas regras da área que não costuma receber toda a atenção desejável.

Período de contrato

Enquanto na contratação de um serviço de uma cozinheira de aluguel, é possível encontrar uma maior flexibilização. Quando esse meio de admissão é feito por um negócio alimentar, como uma pizzaria ou restaurante, este aluguel deve contar com um limite de tempo.

O período permitido nesse sistema temporário por parte de uma cozinha profissional é de apenas 120 dias, existindo a possibilidade de expandir esse período para 180. Após isso, é exigido a contratação formal, seguindo o modelo usado pela CLT.

Adicional de insalubridade

Quanto falamos sobre esse tipo de adicional, é comum pensarmos em atividades que apresentam riscos maiores à saúde. Isso inclui os profissionais que trabalham com lixo, esgoto e áreas do tipo, mas na verdade, o esforço da cozinha se encaixa nessa área.

Todas as horas passadas dentro de uma cozinha, seja um local de altas temperaturas, com rápidas quedas de calor podem ser prejudiciais. Para quem precisa lidar sempre com um refrigerador, é preciso do trabalho de um cozinheiro para cuidar dos devidos riscos. 

Junto a isso, é preciso destacar também a estrutura adequada das cozinhas, o que inclui a instalação de aquecedor a gás ou qualquer outro tipo de equipamento que possa ter algum tipo de função dentro desses restaurantes.

Faixa salarial de base

Por último, é importante destacar algo que vale tanto para um restaurante em busca de novos cozinheiros como para um indivíduo indo atrás do aluguel do serviço de uma profissional da área, sendo algo que envolve a média salarial do nicho.

Assim como a contratação formal deve responder ao piso salarial da profissão de cozinheiro, quem procura por um serviço de aluguel, é necessário oferecer uma oferta adequada, até mesmo para conseguir atrair os profissionais que atuam na área.

Com a ajuda de tudo isso, é possível então chegar ao seu turno em uma fábrica de embalagens plasticas tendo a certeza que diferentes pratos podem estar te esperando, tudo sendo preparado pelo serviço de uma cozinheira de aluguel.

Quer contratar uma Cozinheira?

Você quer contratar uma Cozinheira e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

pet sitter

Tecnologias que Facilitam o Trabalho dos Pet Sitters

As tecnologias modernas têm transformado significativamente o trabalho dos pet sitters, tornando-o mais eficiente e seguro.  Ferramentas como aplicativos de agendamento, câmeras de monitoramento e