logo-blog
Search
cuidador de idoso

Não contrate um cuidador de idoso antes de ler esse artigo

Índice

10 coisas que sua família precisa saber antes de contratar um cuidador de idoso. O conforto e segurança do idoso em primeiro lugar. Leia e compartilhe com amigos e familiares.

Quando contratar cuidador de idoso em 2022?

O cuidado com minha avó sempre foi feito com muito carinho, mas alguns sinais indicavam que era necessária ajuda externa.

Preciso de um cuidador de idosos urgente, Se já ouviu qualquer das expressões abaixo, em função do trato com um ente querido, pode ser o momento para considerar os serviços de um cuidador de idosos profissional.

“Amo meus avós mas estou cada vez mais estressada em função do cuidado com eles”

“Cuido do meu pais e não consigo descansar nem aos finais de semana”

“As preocupações com o idoso tem atrapalhado meu sono”

“Eu e meu irmão estamos trabalhando e estudando muito e não temos tempo para cuidar da minha mãe”

“Meu irmão não ajuda no cuidado com papai e mamãe, que já estão senis”

“Meu cuidador particular conseguiu um outro emprego e agora não tenho ninguém de confiança para cuidar de meu avô”

“Meu cuidador vai tirar férias: preciso de um cuidador folguista”

“É a segunda vez que minha avó cai esta semana, estou com medo que quebre um braço ou uma perna”

“Não tenho mais vida social desde que passei a cuidar de minha mãe”

“Gasto muito dinheiro para cuidar de dois idosos e isto não melhora sua qualidade de vida”

“Não tenho mais tempo para cuidar de mim, só tenho tempo para cuidar de meus pais”

“Não consigo mais cuidar de meus avós sem um cuidador”

“Faço o que posso, mas não é suficiente: estou cansado, preciso de ajuda!”

A decisão de contratar um cuidador de idosos não é fácil e envolve muitos fatores internos e externos, pessoais e familiares. Um ponto, porém, é comum a todos estes: você não vai cuidar de ninguém se não cuidar de si.

É importante conhecer as funções gerais do cuidador de idosos domiciliar e as atividades que o cuidador de idosos não faz.

Uma vez entendido que a família precisa de ajuda, várias dúvidas aparecem. Os passos a seguir buscam esclarecer as questões que naturalmente surgem. Acompanhe.

1) Manter o idoso em sua casa, num lar de idosos (ILPI) ou na casa dos filhos?

A primeira questão é definir onde o idoso irá receber os cuidados de que necessita. Neste caso, a opinião da pessoa a ser assistida (o idoso) deve ser considerada se ele/ela puder emiti-la.

Culturalmente, o brasileiro tende a preferir envelhecer em sua própria residência.

Por isso, sempre que recursos estão disponíveis, e em conformidade com as melhores práticas, é recomendável que se mantenha o idoso em seu próprio lar ao invés de uma ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos, antigamente chamados de asilos) ou em residências de terceiros (como filhos).

Qualquer que seja o local de residência do idoso, um cuidador poderá (e muitas vezes deverá) acompanhá-lo.

2) Defina o perfil do cuidador de idoso em 2022

O sucesso do cuidado ao idoso e da tranquilidade da família passa por escolher o perfil adequado de profissional. Uma escolha errada pode frustrar expectativas e gerar atritos.

Primeiro, defina por que precisa de um cuidador. Pode não parecer, mas muita gente primeiro contrata e só depois se pergunta sobre quais funções irá delegar ao cuidador.

O que, afinal, faz um cuidador de idosos? Em linhas gerais, o cuidador deve fazer pela pessoa assistida tudo o que ela própria faria, não fossem suas limitações. O cuidador de idosos será responsável por garantir as atividades de vida diárias, por prestar cuidados paliativos e por reportar a evolução do quadro do idoso aos responsáveis através de ferramentas como o diário do cuidador.

Tipos de perfil do cuidador de idosos

Pensar no perfil desejado do cuidador ajuda a definir as atividades que serão executadas, em especial para um profissional com tão amplo espectro de atuação.

Acompanhante de idosos e empregados domésticos

Há cuidadores domiciliares com perfil acompanhante (antigamente chamados de “dama de companhia”) e cuidadores com perfil doméstico (geralmente empregadas domésticas com um treinamento específico) que, em termos gerais, atendem assistidos com pouca ou nenhuma complexidade.

Enfermeiro para cuidar de idosos em 2022

Um cuidador de idosos com formação em enfermagem (nível técnico ou superior) pode ser necessário caso o idoso seja mais debilitado, ou com demandas de saúde mais específicas, como para cuidar de feridas extensas.

No meio do caminho: o cuidador

A maioria dos profissionais cuidadores, porém, fará um pouco de tudo, exceto o que for vedado por lei como medicamentos injetáveis, que só podem ser aplicados por profissionais de enfermagem.

O cuidador que se posicione entre o doméstico e a enfermagem tende a ser mais versátil para das demandas diárias da maioria das famílias.

Cuidador de idoso pode dirigir em 2022?

Não é vedado ao cuidador de idosos dirigir um automóvel familiar, ou usar o seu particular para o idoso (desde que devidamente remunerado).

Porém, em função dos riscos e responsabilidades legais associadas, incluindo a responsabilidade patronal sobre eventuais acidentes e indenizações, a maioria das famílias prefere não correr o risco de dar a direção ao cuidador.

Uma alternativa são os serviços de aplicativos, cada vez mais comuns, que permitem chamar táxis, motoristas particulares e até fazer compras evitando tais riscos.

Da mesma forma, uma simples ida à padaria pode gerar problemas legais se o cuidador se acidentar ao atravessar a rua. Ou se deixar o idoso cair, quando deveria estar ao seu lado.

Por estes motivos, recomenda-se manter o cuidador estritamente ao lado do idoso a maior parte do tempo.

3) Em quais dias e horários preciso de um cuidador?

Definido onde irá permanecer o idoso e qual o perfil do profissional desejado, é hora de pensar quando os serviços de cuidadores serão necessários.

De segunda à sexta em horário comercial, para permitir à família trabalhar?

Todas as noites, para permitir à família descansar sem desassistir o idoso?

Aos finais de semana, quando a empregada doméstica estará de folga?

24h7 (vinte e quatro horas por dia 7 dias por semana) para casos mais críticos?

A definição de dias e horários permitirá que se estabeleça uma rotina e se atribua responsabilidades, que é o próximo tópico desta lista.

4) Estabeleça a rotina do cuidador de idoso em 2022

Entendendo o perfil do cuidador, definidos os dias e horários de atendimento, é possível pensar no que deverá ser executado. Mas lembre-se: o cuidador nunca trabalha sozinho.

Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO – código 5162 do extinto Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), acompanhantes de idosos e afins “cuidam… a partir de objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida.”

Isto indica a necessidade do familiar, ou de um profissional de saúde, determinar o que o cuidador irá fazer a partir de um plano de cuidados. O plano de cuidados deve incluir o controle da medicação, como nos exemplos a seguir.

Outra atividade inerente à rotina inclui o cuidador de idosos ajudar a manter os idosos ativos, o que também é facilitado ao se programar e acompanhar a rotina através do valioso recurso do diário do cuidador

5) Como selecionar um cuidador de idoso em 2022

cuidadora de idosos

Cumpridas as etapas anteriores, passa-se à seleção e recrutamento dos profissionais, que exige:

Encontrar pessoas de confiança

Garantir que saibam aplicar as habilidades necessárias

Acompanhar os cuidados para se certificar que atendam diariamente às necessidades do idoso

Fazer tudo isso dentro do orçamento familiar

Prestar contas (em caso de curatela judicial)

Esta etapa é crucial, pois sem mão de obra qualificada, será impossível prestar um cuidado adequado.

Entrevista de seleção do cuidador de idoso

Para guiar uma entrevista de seleção segura de cuidadores, recomendamos a leitura de nosso artigo sobre o tema.

Como se tornar um cuidador de idoso?

Não é incomum se deparar com situações onde, apesar de cuidar de idosos há anos, o candidato à vaga não tem treinamento formal. Para balizar a seleção do candidato, recomendamos (como parâmetros básicos para a habilitação de um profissional cuidador) os seguintes pontos:

  • Idade mínima de 18 anos (recomendável acima de 24 anos)
  • Possuir ensino médio (cursando ou completo)
  • Possuir curso de cuidador de idosos com pelo menos 80 horas ou curso na área da enfermagem
  • Ter bons antecedentes criminais (comprovados através de documentos tipo Nada Consta na polícia e justiça)
  • Ter aptidão física e mental
  • Experiência comprovada de no mínimo 3 meses (inclusive em estágios e trabalhos voluntários, para permitir aos recém formados ingressar no mercado)

6) Como contratar cuidador de idoso em 2022

Ao estabelecer as jornadas de trabalho dos cuidadores, surgem dúvidas sobre escalas, carga horária, obrigações trabalhistas, dentre outras como:

Preenchimento da folha de ponto

Geração (apuração) de contracheques com horas extras, adicional noturno, adicional referente ao DSR (descanso semanal remunerado), dentre outras obrigações legais (para funcionários registrados)

Utilização de contratos de trabalho adequados para evitar problemas com a legislação trabalhista (para cuidadores MEI e plantonistas)

Para esclarecer todas estas dúvidas, o ideal é contar com um especialista.

7) Instale câmeras para acompanhar seus idosos e avise o cuidador, pegue a assinatura de consentimento.

Câmeras de vídeo são um ótimo recurso não apenas para acompanhar remotamente o que acontece na residência do idoso, mas também para ajudar a prevenir problemas.

Mesmo se sua família não optar por colocar um sistema de câmeras completamente funcional, considere o uso de câmeras falsas. Sua simples presença ajuda a inibir condutas indesejáveis.

8) Registre as atividades no Diário do Cuidador em 2022

Como já citado, o cuidador acompanha a pessoa assistida “…a partir de objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos“. Isto significa que o responsável direto, seja familiar ou profissional de saúde, deve dispor de ferramentas para fazer o devido acompanhamento.

9) Acompanhe o dia a dia do idoso em 2022

Um dos pontos a se considerar é que a presença de um cuidador não exime a presença dos familiares na residência do idoso.

A família deve ter em mente que, com o cuidador, haverá auxílio para as tarefas cotidianas, o que deve ser uma oportunidade para filhos, netos e amigos aproveitarem seu tempo com a pessoa assistida.

Da mesma forma, o cuidador deve trabalhar sempre supervisionado. Familiar: faça do cuidador seu braço direito mas lembre-se que ele nunca trabalha de maneira autônoma (sem supervisão).

Sempre que tiver oportunidade, pergunte ao idoso se ele se sente bem na presença do cuidador. Se isto não for possível, acompanhe as suas reações, pergunte às pessoas próximas, enfim, busque perceber se a pessoa assistida (aquela para quem se direcionam os cuidados) está feliz.

A felicidade de quem cuida e de quem é cuidado devem ser os objetivos finais do cuidador.

Informe-se também sobre como evitar a violência contra a pessoa idosa.

10) Cuide de seus cuidadores em 2022

Cuidar de quem cuida é a melhor maneira de garantir que ele(a) tenha condições de cuidar de seu ente querido.

Escute o profissional cuidador, atenda e acolha suas demandas. Leia também o artigo que preparamos sobre o tema.

Apesar de muito negligenciado, este é um tema extremamente relevante para a qualidade de vida de idosos e cuidadores.

Quer contratar um Cuidador de Idoso?

Você quer contratar um cuidador de idoso e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

personal

Perfil Ideal de uma Personal Trainer

Quando se trata de escolher um personal trainer, encontrar o perfil ideal pode fazer toda a diferença na sua jornada de condicionamento físico.  Vamos explorar

diarista

Critérios para Escolher uma Diarista Confiável

Ao selecionar uma diarista confiável, é essencial considerar vários critérios para garantir que suas necessidades domésticas sejam atendidas de forma satisfatória e consistente.  Desde a