img-famyle-logo-cor-horizontal
primavera

Limpeza de primavera de maneira fácil 

Índice

A mudança de estações é um movimento importante para diversos projetos, podendo, inclusive, estabelecer novas etapas. Tal como ocorre nas lojas de moda que usam da proximidade da primavera para colocarem no mercado uma nova linha de roupas.

Mas além do mercado, a chegada de uma nova estação pode ser a razão também para que novas etapas sejam iniciadas na vida pessoal de alguém, o que pode envolver a decisão de reformar o seu guarda-roupa, assim como dar início a uma faxina profunda.

Até mesmo o período escolar costuma ser definido através dessa mudança de estações, com o currículo anual sendo definido para que as férias ocorram justamente durante o verão, para que as crianças tenham tempo para se exercitar e ter contato com o ambiente.

Algo comum de ocorrer nessa troca de clima é justamente a decisão de se fazer uma reforma da casa. Movimento que costuma ser adiado durante épocas mais frias, como o inverno, diante do excesso de chuvas e de como o frio pode dificultar uma obra a ser feita.

Motivo pelo qual a busca por toldos verticais para varandas preços ou qualquer tipo de atividade ou material que possa ser usado em uma reforma tenha mais chances durante períodos mais quentes, como é o caso do verão e da primavera.

Além da reforma em si, existem também outras atividades a serem colocadas em prática com a chegada das estações de calor, como é o caso das faxinas anuais, que vão sendo adiadas por meses, até chegar a época em que devem ser realizadas.

Razão pela qual os cortadores de grama e roçadeiras, que passaram meses guardados na garagem, podem voltar à função, acompanhando até mesmo um movimento natural da natureza, já que é comum na primavera que árvores e plantas cresçam mais.

No entanto, é preciso ter uma certa organização para que essa sua faxina possa ocorrer da melhor forma possível, de maneira a evitar com que suas responsabilidades com a limpeza da casa acabem por acumular funções para o ano seguinte.

Como funciona a faxina da primavera

O movimento de limpeza da primavera é algo bastante comum de ocorrer, com um destaque em especial para as regiões mais frias, como na Europa, onde existe um longo período de frio, em alguns locais sendo possível até mesmo ser atingido pela neve.

Momentos esses onde se torna muito difícil cuidar da manutenção da limpeza da casa, ainda mais quando o seu gramado passa a ser coberto por uma grossa camada de neve, impedindo os moradores de retirar qualquer sujeira que esteja ali presente.

Mesmo com os países do Hemisfério Sul não sofrendo com os mesmos impactos do inverno, a prática da limpeza de primavera acabou se tornando algo popular em diversos países, como o Brasil, até mesmo como uma consequência de um comportamento global.

Afinal, se as lojas podem mudar suas vitrines com a chegada da primavera, por que isso não pode ser feito na decoração do seu imóvel? Sendo essa a razão pela qual a troca de cortinas e outros itens decorativos é bastante popular com a estação.

Isso além de muitas outras atividades específicas, como a contratação de uma empresa de tratamento de piscina, para cuidar desse espaço que ficou tanto tempo sem uso, diante do frio do inverno, com a chegada do calor permitindo seu retorno para a água.

A questão é que essa limpeza de primavera pode acabar sendo muito mais trabalhosa do que foi pensada, ainda mais se levarmos em conta o tamanho de um imóvel, pois a responsabilidade de limpar um quarto é diferente de fazer a mesma coisa com a casa inteira.

E isso deve ficar longe de ser uma desculpa para evitar esse tipo de faxina, afinal, por quanto mais tempo ela for adiada, maior será a quantidade de coisas a serem feitas para manter uma casa adequada de se viver ou de receber suas visitas.

A mesma coisa vale também para estabelecimentos comerciais, pois enquanto algumas atividades de limpeza são executadas todos os dias, como varrer ou tirar o pó das prateleiras, pode acontecer do seu estoque não receber essa mesma atenção.

Principalmente por se tratar de um local onde um acúmulo de sujeiras pode acabar passando despercebido, diferentemente do que ocorre em relação à uma fachada em pele de vidro, que deve ser limpa com qualidade, principalmente para ficar apresentável.

Frente a isso, é importante a realização de uma faxina mais aprofundada de tempos em tempos, e a chegada da primavera pode ser o momento ideal para isso, sendo preciso apenas adotar uma certa organização para que essa limpeza seja a melhor possível.

Garantindo uma boa e prática faxina de primavera

Para que sua limpeza anual ocorra sem nenhum problema, o que significa que nenhum espaço fique sujo por causa da falta de tempo para limpá-lo, ou algo do tipo, é importante definir uma série de listas que podem ser úteis para suas faxinas.

Dicas que podem acabar facilitando seu movimento de limpeza, sendo elas:

Organização de tarefas

O primeiro passo antes de começar sua faxina de primavera é justamente organizar todo tipo de ação que deverá ser colocada em prática durante sua arrumação, o que pode envolver uma lista de atividades, entre elas:

  • Limpar as janelas;
  • Tirar o pó dos móveis;
  • Trocar o pano do sofá;
  • Lavar o banheiro;
  • Descongelar e limpar a geladeira;
  • Lavar as cortinas.

Isso além de muitas outras atividades que podem se mostrar necessárias, dependendo do espaço da sua casa e da presença de cômodos ou móveis especiais.

Ordem de importância

Além da construção dessa lista de tarefas, é importante também saber a ordem correta em relação ao cumprimento dos seus afazeres, levando em conta a importância por trás de cada uma das atividades a serem realizadas, conseguindo assim completar sua faxina.

Uma limpeza que pode começar pelos locais mais frequentados da casa, como a sala, deixando para depois sua varanda, além de outros espaços mais escondidos. Ordem de importância essa que pode definir o momento correto de trocar sua tela para piscina.

Uso de ferramentas adequadas

Para garantir essa realização adequada da sua limpeza de primavera é importante contar com o auxílio de algumas ferramentas, pois assim como o meio de trabalho pode ser otimizado pelo uso dos equipamentos corretos, a mesma coisa vale para sua faxina anual.

Algo válido tanto para instrumentos mais práticos, como os tradicionais baldes com água e sabão, vassoura e rodos, também é indicado destacar o uso de aparelhos modernos, como um aspirador de pó, capaz de automatizar e tornar mais simples tirar o pó de casa.

Não exagere na água

É importante também garantir que essa limpeza seja a mais simpática possível ao meio ambiente, evitando o uso de produtos químicos que possam fazer mal à natureza, além de ter cuidado para não gastar de forma exagerada a água a ser usada em suas lavagens.

Motivo que destaca a importância de saber como usar certos equipamentos ao procurar pelo aluguel de aparelho lava jato, de forma a configurar esse instrumento para não usar de forma excessiva o uso de água em sua limpeza.

Arrumando o jardim

Além do lado de dentro, as partes externas da casa também precisam ser vistas com atenção, como é o caso do jardim, que muitas vezes acaba sendo abandonado durante o outono e inverno, o que pode explicar as folhas caídas ainda presentes.

Frente a isso, é importante usar a primavera como um motivo para arrumar seu jardim, de forma a otimizar o visual bonito e natural que a chegada do calor traz para o ambiente.

Processo de reciclagem

A questão do meio ambiente se mostra presente não apenas por causa da troca de estações, mas também pela forma em que o lixo a ser jogado fora deve ser melhor selecionado, sendo jogado em uma lixeira coleta seletiva aço inox.

Excessos que também podem fazer parte do seu guarda-roupa, sendo indicado pegar as peças que já não são mais usadas e direcioná-las à doação ou até mesmo para a realização de um bazar de primavera.

Tirar os móveis pesados

Para ter certeza de que a sua faxina de primavera seja a melhor possível, é importante olhar para os espaços que podem ter fugido da sua atenção durante vários meses, como os cantos dos móveis e as superfícies escondidas, que podem estar acumulando poeira.

Motivo esse para que seja necessário retirar alguns móveis do lugar, de forma a descobrir pontos que precisam ser limpos e que não vêm merecendo sua devida atenção, o que pode valer também para o seu teto, através de uma telha cerâmica americana mesclada.

Ao seguir pelo menos algumas dessas dicas citadas, a realização da sua faxina de primavera pode ser tornar uma limpeza não apenas mensal, como também em um movimento anual, diante do sucesso alcançado por essa arrumação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Categorias

Posts Recentes

Compartilhe em suas Mídias Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on reddit
Share on whatsapp

Tags

Posts Relacionados

organização

5 passos para um espaço rapidamente organizado

A palavra-chave para uma faxina de qualidade pode estar na organização que a pessoa responsável por tal tarefa adotar para a realização deste trabalho. Algo

babysitting

8 Erros a evitar durante o babysitting em 2022

Você sabe o quanto você pode aprender como trabalhar com babysitting?  Em primeiro lugar, você pode ajudar a construir habilidades parentais que podem ser usadas