logo-blog
Search
cuidador de idosos

Idosos e os cuidados de saúde em casa após a cirurgia

Índice

Com o passar do tempo os cuidados de saúde passam a ter uma importância cada vez maior na vida das pessoas, na medida em que o seu corpo vai ficando mais frágil, sendo preciso tomar algumas precauções para garantir o acesso a uma boa qualidade de vida.

Existe também outro evento específico que exige uma maior atenção ao seu corpo, que é o período pós-operatório, ou seja, aquele momento onde alguém tenta se recuperar após a realização de algum tipo de cirurgia, tendo ela sido grave ou de alguma simplicidade.

Inclusive, quando passa a existir uma combinação entre a realização de uma cirurgia e a velhice, aí é que os cuidados devem ser redobrados, para garantir um melhor processo de cicatrização de qualquer que tenha sido a intervenção médica realizada.

E para garantir o melhor cuidado nesse sentido é importante ter atenção a todo tipo de medicamento a ser tomado, lendo desde a  etiqueta metalica personalizada da embalagem até a bula do remédio.

Garantir todo esse cuidado necessário pode se tornar difícil quando uma pessoa se encontra debilitada após a realização de uma cirurgia, principalmente durante a terceira idade, onde é preciso ter uma atenção maior para garantir um tratamento correto.

E para ajudar nesse processo de recuperação passa a ser essencial o trabalho de um cuidador, como alguém que pode auxiliar principalmente durante o período logo após uma cirurgia.

A função de cuidador no pós-operatório

Contar com o serviço de um cuidador já se mostra algo necessário a depender do estado de saúde do idoso, mas logo após a realização de uma cirurgia essa importância acaba sendo ainda maior, mesmo que seja uma contratação a ser feita de forma temporária.

Esse tipo de profissional pode ser responsável por uma série de funções, entre elas:

  • Controle de horários do remédio;
  • Ajuda na higiene pessoal;
  • Cuidados com a alimentação;
  • Troca de curativos na região da cirurgia;
  • Controle dos dias de retorno ao médico.

Tudo isso sendo necessário, além de cuidados extras, como o controle do ar-condicionado do quarto, garantindo assim uma climatização de ambientes que se aproxime do mesmo tipo de serviço de qualidade a ser fornecido durante sua internação no hospital.

Mas para ter acesso a tudo isso é preciso contar com a ajuda de um profissional de saúde, sendo necessário também a contratação da melhor opção disponível no mercado, para a segurança do paciente e dos seus familiares.

Como contratar um bom profissional de saúde?

Para não passar por nenhuma preocupação extra além dos cuidados do pós-operatório é preciso contar com a ajuda de um bom cuidador, com essa escolha de profissional podendo ser facilitada a partir de ações como:

Verificar a qualificação do profissional

Para atuar com esse tipo de serviço é importante contar com uma preparação profissional, por meio de cursos que preparam alguém para atuar com esse tipo de ofício. Uma especialização ainda mais importante quando se trata de alguém que vá lidar com idosos.

Fazer teste de compatibilidade

Nesse caso não estamos falando de apenas de uma combinação profissional, mas sim de como esse cuidador irá se dar bem com o paciente sendo importante recorrer a alguém que vá se dar bem com o idoso a ser cuidado, evitando assim qualquer tipo de discussão.

Contratar um auxiliar para o pós-operatório é algo que lida com a mesma atenção vista durante a compra de peças ou produtos para um equipamento, como detergente para maquina de lavar louça, com tal complexidade sendo até mesmo maior.

Ter atenção a especialidade necessária

A depender do tipo de cirurgia realizada, assim como o estado de saúde desse idoso, pode ser que a contratação de um cuidador de profissionalização geral não seja o suficiente, sendo preciso recorrer à ajuda de alguém de maior especialização.

Em relação aos idosos já é possível destacar a necessidade de uma especificação em geriatria, destacando assim os cuidados a serem tomados com esse público que precisa de uma maior assistência.

Junto a tudo isso é preciso também tomar alguns cuidados extras para garantir que o processo pós-operatório ocorra da melhor forma possível, evitando assim qualquer tipo de complicação médica.

Em relação a isso é preciso destacar a necessidade de seguir à risca todo o tratamento indicado pelo médico, que vai desde o medicamento receitado até a práticas a serem seguidas, como exercícios fisioterápicos para quem machucou um músculo.

Manter o seu quarto limpo também é importante para uma recuperação saudável, sendo importante verificar até mesmo a mangueira de silicone transparente conectada ao ar-condicionado, para se certificar que o ar do local esteja limpo, sem muita poeira.

Com essa atenção especial, além da ajuda que um cuidador de idosos pode oferecer, o processo pós-operatório pode ser gerenciado da melhor maneira possível, evitando complicações.

Quer contratar um cuidador de idosos?

Você quer contratar um cuidador de idosos e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

diarista

Critérios para Escolher uma Diarista Confiável

Ao escolher uma diarista confiável para cuidar da limpeza de sua casa, é essencial considerar vários critérios importantes.  Desde a confiabilidade até a qualidade do