Governo lança aplicativo para o eSocial Doméstico

Índice

Novas tecnologias são inventadas todos os dias com o intuito de facilitar a vida de todas as pessoas. No dia 13 de agosto, a Receita Federal lançou um aplicativo que promete facilitar a gestão dos contratos de trabalho dos empregadores domésticos.

O aplicativo eSocial Doméstico é gratuito e está disponível tanto para Android quanto para iOS. Ele permite que o empregador acesse e lance as informações de seus empregados domésticos direto do seu telefone celular.

Dessa forma, é possível ter maior agilidade em todo o processo. Além disso, o procedimento para baixar o aplicativo e começar a utilizá-lo é rápido e muito prático.

O eSocial doméstico ainda está em sua versão inicial, mas nos quatro primeiros dias após o seu lançamento teve mais de cinco mil downloads.

O que é o eSocial?

Se você é empregador já deve estar bem familiarizado com o eSocial. Mas se você pretende contratar um funcionário e ainda não conhece, este é um sistema do governo que unifica as informações dos empregados.

Ele foi criado com o intuito de modernizar as relações de trabalho no Brasil, combater a sonegação relativa aos empregados e garantir os direitos dos trabalhadores. Do ponto de vista do empregador, ele simplifica todo o processo e diminui o erro com cálculos, pois a guia é única.

Essa plataforma digital que tem mais de 1,5 milhão de empregados registrados, acabou de ganhar o seu aplicativo, que facilitará ainda mais o trabalho do empregador, já que ele poderá lançar todas as informações de seus empregados onde quer que esteja.

Funcionalidades disponíveis

Como o aplicativo ainda está em sua versão inicial, ainda não é possível executar todas as funções que estão disponíveis na versão web. No entanto, já é possível:

  • fazer todo o gerenciamento da folha de pagamento dos empregados domésticos e geração da guia para o pagamento do DAE (Documento de Arrecadação do eSocial). O aplicativo ainda facilita o pagamento da guia pois copia o código de barras permitindo que o empregador pague no aplicativo de seu banco;
  • reajustar o salário dos empregados preenchendo apenas os campos de novo salário e data do reajuste;
  • imprimir o informe de rendimentos dos trabalhadores para que possam efetuar a declaração do imposto de renda;

Ainda é possível consultar o manual do empregador doméstico e perguntas frequentes.

Para começar a utilizar o eSocial doméstico, basta fazer o download do aplicativo, digitar o CPF, o código de acesso e a senha que já são usadas na versão web do sistema.

Funcionalidades que ainda não estão disponíveis

As funcionalidades mais importantes para o empregador já estão disponíveis no aplicativo, no entanto, ainda não é possível:

  • admitir empregados pelo aplicativo;
  • desligar ou realizar o afastamento de empregados;
  • fazer rescisões;
  • lançar férias ou adicional noturno.

Essas atividades ainda precisam ser feitas na versão web do eSocial, mas o governo já está trabalhando nas melhorias do aplicativo e em breve novas funcionalidades estarão disponíveis.

Você já baixou o eSocial doméstico? Deixe a sua experiência nos comentários.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Crianças dando a mão

Categorias

Posts Recentes

Compartilhe em suas Mídias Sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Tags

Posts Relacionados

empresa limpeza

Empresa de limpeza

Se você está buscando informações de como contratar uma empresa de limpeza, esse texto pode te ajudar. Reunimos tudo que você precisa saber sobre a