logo-blog
Search
Imagem do Aplicatido do eSocial na loja de APPs

Governo lança aplicativo para o eSocial Doméstico

Índice

Novas tecnologias são inventadas todos os dias com o intuito de facilitar a vida de todas as pessoas. No dia 13 de agosto, a Receita Federal lançou um aplicativo que promete facilitar a gestão dos contratos de trabalho dos empregadores domésticos.

O aplicativo eSocial Doméstico é gratuito e está disponível tanto para Android quanto para iOS. Ele permite que o empregador acesse e lance as informações de seus empregados domésticos direto do seu telefone celular.

Dessa forma, é possível ter maior agilidade em todo o processo. Além disso, o procedimento para baixar o aplicativo e começar a utilizá-lo é rápido e muito prático.

O eSocial doméstico ainda está em sua versão inicial, mas nos quatro primeiros dias após o seu lançamento teve mais de cinco mil downloads.

O que é o eSocial?

Se você é empregador já deve estar bem familiarizado com o eSocial. Mas se você pretende contratar um funcionário e ainda não conhece, este é um sistema do governo que unifica as informações dos empregados.

Ele foi criado com o intuito de modernizar as relações de trabalho no Brasil, combater a sonegação relativa aos empregados e garantir os direitos dos trabalhadores. Do ponto de vista do empregador, ele simplifica todo o processo e diminui o erro com cálculos, pois a guia é única.

Essa plataforma digital que tem mais de 1,5 milhão de empregados registrados, acabou de ganhar o seu aplicativo, que facilitará ainda mais o trabalho do empregador, já que ele poderá lançar todas as informações de seus empregados onde quer que esteja.

Funcionalidades disponíveis

Como o aplicativo ainda está em sua versão inicial, ainda não é possível executar todas as funções que estão disponíveis na versão web. No entanto, já é possível:

  • fazer todo o gerenciamento da folha de pagamento dos empregados domésticos e geração da guia para o pagamento do DAE (Documento de Arrecadação do eSocial). O aplicativo ainda facilita o pagamento da guia pois copia o código de barras permitindo que o empregador pague no aplicativo de seu banco;
  • reajustar o salário dos empregados preenchendo apenas os campos de novo salário e data do reajuste;
  • imprimir o informe de rendimentos dos trabalhadores para que possam efetuar a declaração do imposto de renda;

Ainda é possível consultar o manual do empregador doméstico e perguntas frequentes.

Para começar a utilizar o eSocial doméstico, basta fazer o download do aplicativo, digitar o CPF, o código de acesso e a senha que já são usadas na versão web do sistema.

Funcionalidades que ainda não estão disponíveis

As funcionalidades mais importantes para o empregador já estão disponíveis no aplicativo, no entanto, ainda não é possível:

  • admitir empregados pelo aplicativo;
  • desligar ou realizar o afastamento de empregados;
  • fazer rescisões;
  • lançar férias ou adicional noturno.

Essas atividades ainda precisam ser feitas na versão web do eSocial, mas o governo já está trabalhando nas melhorias do aplicativo e em breve novas funcionalidades estarão disponíveis.

Você já baixou o eSocial doméstico? Deixe a sua experiência nos comentários.

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

infantil

Cuidado infantil: Como se preparar para emergências

Preparar-se para emergências durante o cuidado infantil é uma responsabilidade crucial para pais, cuidadores e profissionais da área da saúde.  Diante da imprevisibilidade dos incidentes