img-famyle-logo-cor-horizontal
fgts

FGTS da empregada doméstica: como funciona

Índice

O FGTS é um seguro, um fundo criado pelo empregador junto à Caixa Econômica Federal, para o empregado, com o intuito de proteger o trabalhador nos casos de demissão sem justa causa. 

É uma conta criada vinculada ao contrato de trabalho do empregado, por isso é possível ter várias contas de FGTS, pois cada contrato tem uma conta. 

No caso de empregadas domésticas, o FGTS era facultativo até a promulgação da Lei Complementar 150/2015, mais conhecida como PEC das Domésticas, e a partir dela foi considerado obrigatório o pagamento do FGTS para empregada doméstica.

 

Como o governo utiliza o dinheiro do FGTS?

O dinheiro arrecadado do FGTS vai para o FI-FGTS, Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, que é responsável pelo financiamento de obras de saneamento, infraestrutura e programas de habitação. 

 

Quem tem direito ao FGTS?

Todos os empregados registrados em carteira, contemplados pela CLT têm direito ao FGTS, além dos trabalhadores rurais, atletas profissionais, temporários, avulsos, safreiros e empregadas domésticas.

O trabalhador pode reclamar seu direito em caso de dispensa sem justa causa. Além disso, ele pode ser sacado nas seguintes situações:

  • Compra casa própria;
  • Ajudar a pagar consorcio ou financiamento de imovel;
  • Rescisão por acordo;
  • Aposentadoria;
  • Doenças graves;
  • Morte do trabalhador;
  • Morte do empregador e fechamento da empresa;
  • Término do contrato de trabalho de temporários;
  • Rescisão por força maior;
  • Ter igual ou mais de 70 anos;
  • Falta de atividade remunerada para trabalhador avulso por 90 dias ou mais;
  • Situação de emergência ou calamidade pública; 
  • Conta estiver sem depósito por 3 anos ininterruptos;
  • Dependentes ou herdeiros reconhecidos judicialmente após a morte do empregado;

 

Qual o valor do FGTS?

O valor que o empregador deve depositar de FGTS para o empregado é de 8% do salário do empregado e deve ser depositado em uma conta junto a Caixa Econômica Federal. 

Vale saber que o prazo para o depósito é até o dia 7 de cada mês e caso ocorra com atraso, será acrescido o valor de 0,33% de multa por dia, até o limite de 20%.

 

Como regularizar o FGTS da minha empregada doméstica?

Para regularizar o FGTS de sua empregada doméstica, basta emitir uma nova guia, com o recálculo, junto ao eSocial. Uma nova guia DAE será gerada com o valor atualizado e então basta pagar. 

De acordo com a Lei 8036/90 e 9964/00, caso você tenha atrasado o depósito do FGTS de sua empregada, além de ser acrescido multa de 0,33% por dia da guia não paga, também será acrescido uma multa de 10% referente ao valor do FGTS devido, além dos juros de 0,5% ao mês. 

 

Conclusão

Analisando todos esses dados, podemos perceber que é fundamental não bobear no depósito do FGTS e nunca esquecer as datas limites. Além de evitar o desperdício de dinheiro, também evitamos que a empregada fique desprotegida no caso de ser necessário uma dispensa sem justa causa.

 

Quer contratar uma empregada doméstica?

Você precisa de ajuda na realização dos seus serviços domésticos? Sabia que é possível contratar uma empregada doméstica ou faxineira de um jeito bem simples e seguro?

A Famyle está aqui para te ajudar em tudo que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades!

Crie uma vaga e deixe que o Famyle cuide de você e de sua família! 

 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Categorias

Posts Recentes

Compartilhe em suas Mídias Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on reddit
Share on whatsapp

Tags

Posts Relacionados

cozinheira diarista

Precisa registrar minha cozinheira diarista?

Se você contratou uma cozinheira diarista para ajudar em casa, é importante entender as responsabilidades legais e os benefícios de registrar essa profissional como empregada